23/07/2020 8:00,atualizado 23/07/2020 10:58
Que tal decorar a casa com lindas peças artesanais produzidas na Amazônia? O site da Americanas está com um belo mostruário do projeto Jirau, que reúne ingredientes, peças de roupa e artesanato produzidos por grupos como a Associação de Mulheres Indígenas do Alto do Rio Negro (AMARN).
Entre os diversos produtos para casa, vasos e fruteiras em fibra vegetal, além de peças em madeira como uma escultura em formato de arraia. Todo o lucro das vendas é revertido para a manutenção das associações de artesãos da região. As peças coloridas selecionadas pelo Metrópoles custam a partir de R$ 99. Veja:
Esta peça é produzida pela Associação de Mulheres Indígenas do Alto do Rio Negro (AMARN), um grupo de mulheres que se mudou para Manaus em busca de sustento e encontrou, no espaço de artesanato, um lugar para falar a língua materna e viver entre parentes.
Formada por artesãs de quatro comunidades, a Teçume D’Amazônia é uma marca dedicada às fibras de cauaçu, uma erva que pode atingir até cinco metros de altura. A fibra vegetal, antes usada apenas para telhados das cozinhas e fornos de farinha das comunidades, ganhou novo significado entre as indígenas.
O vaso é produzido no município de Careiro, a 102 quilômetros de Manaus. A marca social Teçume da Floresta reúne mulheres e jovens de comunidades ribeirinhas uma vez por semana, para tecer acessórios, bolsas, caixas de óculos, cestas e luminárias.
Com 27 centímetros de diâmetro, esta fruteira é feita em fibra de cauaçu e é tingida com folhas de crajiru. A fruteira é produzida pelo grupo Teçume D’amazônia, na comunidade Cabocla.
Também produzido pelo grupo Teçume D’amazônia, este cesto foi tingido com folhas de açafrão e por isso tem fibras na cor amarela.
A fruteira produzida pela AMARN tem um design único, que carrega as técnicas e a cultura do povo caboclo da região.
Este prato em madeira maciça, produzido pelo grupo Teçume D’amazônia, tem em seu centro a imagem marchetada de um tucano.
Esculpida pelo Grupo Surisawa, esta linda arraia arrancou elogios de uma cliente do site. “A arraia é linda, muito bem feita e acabada. Recomendo”, escreveu.
Com franjas em palha de cauaçu, o vaso é outro design produzido pelo grupo Teçume D’amazônia.
Produzida pela Associação dos Artesãos Indígenas, em São Gabriel da Cachoeira (AM), esta fruteira é feita em de tucum, fibra da palmeira chamada de tucunzeiro, extraída pelos locais seguindo técnicas de manejo de extração que mantêm a floresta em pé.
Em formato divertido e colorido, este vaso é uma produção do grupo Teçume D’amazônia.
Produtos custam a partir de R$ 58,90 e contam com modelos com as mais diversas estampas e cores
Além de serem ótimos gatilhos de desenvolvimento para o cérebro, os livros aguçam e estimulam a imaginação dos pequenos
Entre os equipamentos estão modelos com até 5.1 canais, 360 watts de potência e tecnologia de som imersivo no ambiente
Que tal dar uma renovada na leitura e conhecer nomes que estão despontando no cenário literário nacional?
Com capacidades e funcionalidades variáveis, esses produtos podem armazenar de oito a 34 garrafas de uma vez
Cercado por vales e montanhas, o Wyndham Gramado Termas Resort & Spa fica a apenas 6km do centro da cidade e oferece conforto e sofisticação
Receba as melhores promoções no seu e-mail
Todos os direitos reservados