Da Redação com Secom/PB. Publicado em 26 de julho de 2020 às 20:17.
O governador destacou a satisfação de homenagear Celso Furtado e reforçou a colaboração do Governo da Paraíba nas ações voltadas para o conhecimento das obras e ideias do paraibano.
O reitor da UEPB, Rangel Júnior, enalteceu a iniciativa do Governo do Estado de instituir 2020 como o ‘ano Celso Furtado’ e de criar o ‘Desafio Celso Furtado’ na rede estadual de ensino.
A professora e economista Tânia Bacelar agradeceu a oportunidade de participar do lançamento da trilogia ‘Celso Furtado: A esperança militante’.
Trilogia – “Desafios”, o último volume da trilogia foi produzido com a colaboração de pesquisadores que, inspirados em Furtado, atuam na área do desenvolvimento regional – um dos principais temas da obra do economista paraibano, segundo informou Cidoval Morais, um dos organizadores da trilogia “Celso Furtado: A esperança militante”.
O segundo volume da trilogia “Celso Furtado – a esperança militante”, que tem como título “Depoimentos”, foi lançado no dia 23 de junho.
Já o primeiro volume da trilogia, intitulado “Interpretações”, disponibilizado no início de junho, aborda leituras sobre a obra de Furtado, feitas por especialistas brasileiros, latinoamericanos e europeus nos últimos 30 anos.
Biografia – Celso Furtado nasceu em 26 de julho de 1920 em Pombal, no Sertão da Paraíba, e faleceu em 20 de novembro de 2004, no Rio de Janeiro. Fez estudos secundários no Liceu Paraibano, em João Pessoa, e no Ginásio Pernambucano, no Recife.
Ele também foi Técnico de Administração do Governo Brasileiro (1944-45) e economista da Fundação Getúlio Vargas (1948-49). No Governo de Juscelino Kubitschek, elaborou o Plano de Desenvolvimento do Nordeste, que deu lugar à criação da SUDENE, órgão que dirigiu por cinco anos (1959-64).
2018 – Paraiba Online – Todos os direitos reservados.