ASSINE O JORNAL
Neste domingo (26), a Paraíba registrou 430 novos casos de Covid-19 e 23 mortes confirmadas desde a última atualização, 10 delas ocorridas nas últimas 24 horas. Até o momento, 76.153 pessoas já contraíram a doença, 30.687 já se recuperaram e 1.698 faleceram. Já foram realizados 222.936 testes para diagnóstico do novo coronavírus.
Leia também: Paraíba tem 185 municípios classificados com bandeira amarela
Dentre os casos confirmados:
A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 49%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação também chega a 49%. Em Campina Grande, estão ocupados 39% dos leitos de UTI adulto e, no Sertão, 73% dos leitos de UTI para adultos. Em números absolutos, 418 leitos estão ocupados, sendo 231 em enfermarias e 187 em UTIs. Os dados epidemiológicos e de ocupação de leitos estão disponíveis em neste link.
Quanto às 23 mortes registradas, 12 homens e 11 mulheres, as vítimas tinham idades entre 36 e 101 anos. Não havia informações sobre comorbidades em cinco casos, tendo 47,9% dos óbitos acontecido nas últimas 48h e os demais entre 13 de maio e 23 de julho, todas em hospitais públicos. Diabetes, cardiopatia e hipertensão são os fatores de complicação mais presentes.
O índice de isolamento social foi de apenas 40,3%, considerado baixo em relação à meta de 70% e à mínima de 50%. Os casos confirmados estão distribuídos por 221 dos 223 municípios paraibanos.
*Dados oficiais preliminares (fonte: SIM, e-sus VE e SIVEP) extraídos às 10h do dia 26/07, sujeitos a alteração por parte dos municípios.
Ao contrário do que muitos pensam, não se aprende Português decorando regras. A regra é o ponto de partida, mas não é o fundamento da língua. Aliás, não se deve esquecer que a língua não é só gramática; existem outros elementos fundamentais; sobretudo, a semântica.
Para exemplificar o que estamos afirmando, observemos o seguinte exemplo:
O pai doou um rim ao filho.
Na frase citada, temos o verbo doar como transitivo direto e indireto.
Já na frase: “Operário doa rim, em São Paulo”, o mesmo verbo é já transitivo direto, sendo São Paulo (expressão de lugar) adjunto adverbial.
Outro exemplo:
A turma da “decoreba” elegeu como verbos de ligação: ser, estar, parecer…
Pura bobagem.
Observe:
O homem está triste (o verbo da frase é de ligação).
O homem está na praia (o verbo da frase é intransitivo, sendo “na praia” adjunto adverbial de lugar).
Outra perda de tempo é querer aprender ortografia a partir de regras; ortografia se aprende lendo, escrevendo e consultando dicionários.
Vamos a dois exemplos que reforçam nosso argumento:
A “regra” diz que palavras derivadas de outras cujo radical termine em S escrevem-se, também, com S.
Será?
Catequese tem radical com S, e catequizar se escreve com Z.
Outro elemento da língua para o qual a regra não é infalível é a pontuação. Os sinais de pontuação (sobretudo vírgula e ponto-e-vírgula) não são apenas gramaticais, mas principalmente sinais de harmonia, em que a semântica é fundamental.
Observe o leitor este exemplo, extraído de jornal: “Segundo diretora Ana Helena, no ano de 2003, o clube registrou seu nome na história (…)”.
As vírgulas isolando o adjunto adverbial “no ano de 2003” estão gramaticalmente corretas, já que a gramática normativa diz que os adjuntos adverbiais deslocados devem ser isolados por vírgula.
Só que, no caso, dever-se-ia sacrificar a gramática, tirando-se a segunda vírgula (após 2003), para se obter a clareza do texto.
Embora escrito, do ponto de vista gramatical, corretamente, o texto está dando uma ideia diferente da que o redator quis.
O que o redator quis dizer é que o clube registrou seu nome na história, no ano de 2003, segundo a diretora Ana Helena.
Da maneira como foi redigido, o texto está, graças às vírgulas (“exigidas pela gramática), dizendo que Ana Helena foi diretora do clube apenas em 2003.
Não se aprende Português decorando regras; e saber regras de cor não é saber Português.
Depois de 10 anos no YouTube, Kéfera decidiu encerrar o canal dela. A youtuber, que estava na plataforma desde os 17 anos, já tinha deixado de gravar para o ‘5incominutos’ há algum tempo, porém decidiu oficializar o fim do canal nesse sábado (25).
Ao longo do vídeo, de mais de 16 minutos, divulgado no YouTube, Kéfera relembrou a trajetória dela e confessou que estava nervosa com a decisão. A youtuber chegou a chorar em alguns momentos, enquanto justificava a saída dela da plataforma.
“Durante esses dez anos, vi, ouvi e li muita coisa ao meu respeito, e é muito complicado quando as pessoas dão a opinião delas sobre você e não te conhecem a fundo. Tudo que eu postei aqui até hoje foi uma parcela de mim e muitos vídeos não me representam mais, pois são pensamentos de quando eu tinha 17, 18 anos, e minha cabeça mudou muito […]. Mas as pessoas continuam falando que sentiam saudade da Kéfera de 2012, não aceitam as minhas mudanças”, explicou a youtuber.
Kéfera admitiu que sofreu com os julgamentos que recebeu neste período. “É complicado ficar de forma passiva ouvindo e lendo tudo que falam sobre você. Por mais que você fale que não é bem assim, as pessoas preferem continuar com os próprios julgamentos. Foram muitos anos disso”, declarou, antes de falar da cobrança dos internautas, um dos motivos que a fizeram parar.
“Parece que nunca estava bom ou então as pessoas nunca estavam satisfeitas. E isso começou a me fazer mal. Quando você se torna conhecido, as pessoas acham que você é feita de cimento, que elas podem chutar e está tudo bem. Só que é um ser humano que tem aqui. Já ouvi muita coisa pesada sobre mim, que me fez considerar minha trajetória na internet. Será que eu precisava estar passando por isso? Não quero, está muito ruim”, desabafou.
Kéfera também agradeceu por tudo o que conquistou por conta do canal e disse que vai seguir nas outras redes sociais. “Por enquanto, por alguns anos, talvez para sempre, este é o último vídeo do canal. Por muito tempo eu ficava me cobrando isso, eu pensava: ‘Fecha esse ciclo direito, se despede, porque tua vida foi muito legal graças a esse negócio de internet’. Então, me sinto aliviada e em paz comigo”, finalizou, entre lágrimas.
*Texto do R7
O Conselho Regional de Educação Física (CREF1) publicou em seu site que Claudia Raia foi denunciada pela prática ilegal da profissão. Segundo o órgão que regula e fiscaliza esse segmento profissional, a atriz usou as redes sociais para ensinar exercícios, mas sem ser formada na área.
Desde março, o CREF1 tem recebido vídeos e links que mostram Claudia promovendo esse tipo de conteúdo no Instagram.
“Como se comprova através dos links, a denunciada (a atriz) começa o vídeo explanando que está iniciando com um aquecimento que pode ser realizado de qualquer jeito por quem está acompanhando. Cita como exemplo: pular corda ou com um deslocamento frontal e lateral, que nada mais é do que uma corrida para frente e para trás ou de um lado para o outro e polichinelos (…). Não podemos permitir que, reiteradamente, pessoas não habilitadas exerçam ilegalmente a profissão na prestação dos serviços à sociedade, como se profissionais de Educação Física fossem”, diz um trecho do documento.
“Fato é que o conselho denunciante tem empenhado todos os esforços para intensificar a fiscalização do exercício profissional, proporcionando a toda a sociedade a prática segura da atividade física, através de profissionais habilitados para promoção da qualidade de vida e saúde. Porém, muito embora os esforços desta Autarquia Federal no combate ao exercício ilegal de profissão, contravenção penal prevista no art. 47 da LCP, essa nova modalidade de infração por meio de ambientes virtuais, softwares e comercialização de programas de treinamentos por pessoas não habilitadas tem sido uma crescente e tem dificultado a efetiva fiscalização por parte do CREF1”, finaliza o documento.
A assessoria de imprensa de Claudia Raia emitiu um comunicado oficial sobre o assunto e rebate as acusações. “Claudia Raia tem muito apreço e respeito pelos professores de edução física e instrutores e por muitos anos é acompanhada por seu personal trainer Tonhão (que está com ela há 20 anos). Sempre que faz algum exercício físico que é gravado, Claudia está sendo orientada e supervisionada por um profissional. Como profissional da arte, atriz e bailarina, que tem seu corpo como ferramenta de trabalho, ela tem consciência sobre o assunto e sempre alerta seu público sobre a necessidade de se exercitar sob supervisão e orientação profissionais. Inclusive nos referidos vídeos (citados pela CRF1), Claudia estava fazendo um treino do profissional de educação física Marcos Prado (professor de seu marido, Jarbas Homem de Mello) que estava monitorando o treino por videochamada”, explicou.
*Texto do R7
Olivia de Havilland morreu aos 104 anos na noite desse sábado (25), em Paris, onde vivia há 60 anos. A notícia foi confirmada pela imprensa estrangeira. A equipe da atriz diz que ela morreu enquanto dormia.
Única lenda ainda viva do período clássico de Hollywood, ela ganhou dois óscares: um por Só Resta Uma Lágrima (1946) e Tarde Demais (1949). Além disso, foi indicada outras três vezes, por … E o Vento Levou (1939), A Porta de Ouro (1941) e Na Cova da Serpente (1948).
O início da carreira se dá com o longa Capitão Blood (1935), A Carga de Cavalaria Ligeira (1936) e As Aventuras de Robin Hood (1938).
Além de atriz, Olivia foi ativista pelos direitos dos profissionais de cinema. A partir de protestos encabeçados por ela, os atores de Hollywood puderam se ver livres da cláusula que permitia que os estúdios controlassem e definissem os papéis que os profissionais deveriam aceitar.
Em 1943, ela entrou na Justiça contra a Warner Bros. para romper um contrato que impedia que ela atuasse em outros estúdios e produtoras. A vitória resultou no que é conhecido hoje como a Lei de Havilland.
Discreta, Olivia não teve uma carreira de grandes polêmicas. Casada por duas vezes e mãe de Gisele e Benjamin (morto em 1990), essa parte da vida da atriz gerou mais comentários por conta da relação que ela mantinha com a irmã, a também atriz Joan Fontaine.
Quando estavam no auge, as duas não se davam tão bem e até agiam como rivais no mercado de cinema, para espanto dos fãs.
Além disso, em 2017, um dia antes de seu 101º aniversário, De Havilland entrou com uma ação judicial contra a série Feud, pelo uso indevido da sua imagem, invasão de privacidade, enriquecimento ilícito e danos morais. O processo afirma que Feud, seguindo uma linha de pseudo-documentário, leva o público a acreditar que as declarações ditas pela De Havilland interpretada por Catherine Zeta-Jones, na série, são verdadeiras, mas, na vida real, De Havilland não teria declarado quaisquer destas informações
Olivia atuou até 1988, trabalhando na série Anastácia: O Mistério de Ana, na qual ganhou o Emmy e um Globo de Ouro, e colocando ponto final na trajetória com o telefilme O Maior Romance do Século. Desde então, viveu fixamente em Paris, na França.
*Texto do R7
O craque sensação da Europa na temporada, o norueguês Erling Haaland surpreendeu os corintianos neste domingo (26), ao aparecer vestindo a camisa do Timão em vídeo nas redes sociais.
O atacante acabou de fazer 20 anos e usou o uniforme no vídeo em que agradece aos fans as mensagens que recebeu. Ele não fez nenhuma referência ao Corinthians. Mas a torcida foi ao delírio.
O zagueiro brasileiro André Ramalho (ex-Palmeiras), que joga no RB Salzburg, respondeu ao jogador norueguês. “Você é fã do Corinthians ?? O povo brasileiro vai te amar ainda mais mano. Tudo de bom Haalandinho!!”
O Corinthians também respondeu para Haaland. “Muito boa escolha de camisa. Você ficou bem com ela.”
O jornalista Benjamin Back, da Fox Sports, também comentou. “Venha ser outro do bando de louco! Se você quiser, colocamos o nome da Arena Haaland! E diga o dia em que você chega para Fiel fazer essa festa no aeroporto de Guarulhos! El El El o Haaland é da Fiel!!!!”
Vale lembrar que Corinthians e Haaland têm o mesmo patrocinador de materiais esportivos.
*Texto do R7
Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas nesse sábado (25), em São Paulo (SP). O prêmio do concurso 2.283 era de R$ 2,5 milhões. Os números sorteados foram: 04 – 24 – 37 – 43 – 59 – 60.
A quina teve 41 apostas vencedoras; cada uma vai receber R$ 39.429,16. A quadra saiu para 2.615 acertadores, que receberão o prêmio de R$ 883,14.
O próximo sorteio será na quarta-feira (29). O premio estimado do concurso 2.284 é de R$ 6,6 milhões.
As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em lotéricas ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$4,50.
A Federação Britânica de Boxe deu um péssimo exemplo na luta para acabar com o machismo e a violência contra a mulher. Isso porque cancelou a suspensão imposta a Billy Joe Saunders, boxeador que postou um vídeo ‘ensinando’ como bater em uma mulher durante o confinamento por conta do coronavírus.
Apesar da atitude lamentável, a federação optou por apenas multar o campeão mundial dos supermédios da Organização Mundial de Boxe (OMB) em 15 mil libras, cerca de R$ 100 mil.
Em março, o lutador de 30 anos publicou um vídeo nas redes sociais dando conselhos sobre como reagir se “sua mulher vier até você para cuspir seu veneno na sua cara”. Usando um saco de pancadas, como os de treinamento de boxe, ele descreveu como “dar um soco no queixo” e “nocauteá-la”.
Após a péssima repercussão, Saunders se desculpou por “ter ofendido as mulheres”: “Nunca perdoarei a violência doméstica e, se eu encontrar um homem batendo numa mulher, ficaria em pedaços”.
Na época, ele ainda prometeu doar 25 mil libras (R$ 166 mil) a associações que combatem a violência de gênero. Apesar de suas desculpas, a federação britânica suspendeu provisoriamente o boxeador até que o caso fosse resolvido, mas mudou de ideia nos últimos dias.
“Levando em conta as explicações do Sr. Saunders, o conselho (da federação) o considera culpado de conduta inadequada e o condena a uma multa de 15 mil libras, que serão encaminhados a associações de caridade”.
Não é a primeira vez que o boxeador chama a atenção da imprensa e não exatamente por causa de seus triunfos no ringue. Em março, ele teve que se desculpar depois de ligar para uma companhia aérea para avisar que um passageiro, seu amigo, apresentava sintomas do coronavírus. Isso fez com que o rapaz e seus companheiros fossem forçados a descer do avião.
Em 2018, Saunders foi condenado a uma multa de 100 mil libras (R$ 664 mil) depois de postar outro vídeo onde supostamente oferecia drogas a uma mulher em troca de uma relação sexual dentro de seu carro.
Para isso, ela teria que primeiro bater em um pedestre, o que a mulher acabou fazendo. Assim que ocorreu a agressão, o lutador fugiu do local.
*Texto do R7
O confronto foi acirrado. O Tricolor teve mais posse de bola no primeiro tempo, mas as melhores chances foram do Botafogo. Logo aos 16 minutos, Bruno Nazário protagonizou um lindo lance. Guilherme Santos cruzou na área, Bruno dominou no peito, deu um chapéu em Egídio e tentou finalizar de bicicleta. A bola bateu no travessão de Muriel.
Aos 34 minutos, Barrandeguy também levou perigo ao goleiro do Flu. Novo cruzamento de Guilherme Santos que Nino afastou mal. O lateral bateu de fora da área e quase abriu o placar. Seis minutos depois, foi a vez de Pedro Raul tentar de cabeça. O Fluminense só chegou com perigo aos 43 minutos, com um belo passe de Marcos Paulo para Evanílson, que chutou para fora.
O Botafogo continuou com as melhores oportunidades no segundo tempo. Aos 16 minutos, Honda acionou Guilherme Santos, que tocou na saída de Muriel. Calegari salvou a bola na linha e impediu o gol alvinegro. Aos 24 minutos, Honda sofreu falta de Hudson dentro de área. Pênalti que Pedro Raul cobrou e isolou.
O Fluminense não perdoou mais um erro do adversário. Lançamento na área do Botafogo e a zaga afastou mal. A bola sobrou para Michel Araújo chutar e marcar o único gol da partida, aos 28 minutos. O uruguaio tinha acabado de entrar no lugar de Nenê e fez seu primeiro gol com camisa tricolor em nove jogos disputados.
As equipes se enfrentam novamente no próximo sábado, dia 1 de agosto, também no Nilton Santos, às 17h.