RN é o terceiro estado do Brasil com maior número de leitos de UTI Covid-19

O Rio Grande do Norte é o terceiro estado do Brasil, ao lado do Rio de Janeiro, em número de leitos de UTI Covid-19 para adultos por habitantes, com 1,2 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes.

Já a taxa de ocupação desses leitos sinaliza o risco de colapso na capacidade do sistema de saúde para atender os pacientes em estado grave.

O boletim epidemiológico da Covid-19, divulgado nesta terça-feira (21), pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), registra uma taxa de ocupação de 83,72% dos leitos críticos do Sistema Único de Saúde do RN. 

De acordo com o boletim, há uma tendência de redução no número de casos da doença no Rio Grande do Norte, assim como nos estados de Rondônia, Roraima e Rio de Janeiro. 

A Fiocruz lembra que eventos como o diagnóstico, adoecimento, internação e óbito apresentam defasagens de uma a quatro semanas. 

Embora apresente informações positivas em relação à situação do RN, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta para a necessidade de manutenção de todos os cuidados e medidas de prevenção, como o isolamento social e físico, o ato de evitar aglomerações e a proteção por meio do uso de máscaras, por exemplo, para evitar a propagação da contaminação por Covid-19 no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *