Topos da Mantiqueira: a travessia da Serra Fina/Pedra da Mina

Este é um dos mais difíceis trekking de montanha do Brasil e se alcança a Pedra da Mina, um dos pontos mais altos do Brasil

Quando chega o outono, montanhistas e andarilhos deixam as mochilas semiprontas. A qualquer hora pode surgir a oportunidade para subir uma nova montanha ou refazer caminhos já trilhados.

Cada viagem é única e sempre tem alguma coisa diferente para ver, experimentar e aprender, mesmo na montanha já conquistada ou na trilha um dia experimentada. O tempo é sempre outro e os matos nunca são os mesmos. Depois de uma temporada de chuva, muitas trilhas simplesmente desaparecem e precisam ser reabertas.

A Serra da Mantiqueira se divide entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e é uma das regiões mais procuradas para a prática do montanhismo no Brasil. Possui muitos trajetos com diferentes graus de dificuldade. É na Mantiqueira, no lado do Rio de Janeiro, que está um dos picos mais conhecidos dos brasileiros, o pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional de Itatiaia, região dos municípios fluminenses de Resende e Itatiaia. O Agulhas Negras é o quarto pico mais alto do Brasil com 2790,94m (IBGE, 2016, Wikipédia).

As fotos são de um trekking no Parque Nacional de Itatiaia nos primeiros dias de maio de 2017.

Foto de Beatriz Pegorim, Parque Nacional do Itatiaia, Itatiaia (RJ)

Foto de Beatriz Pegorim, Parque Nacional do Itatiaia, Itatiaia (RJ)

Mas um dos mais famosos, desejados, bonitos e difíceis circuitos da Mantiqueira é conhecido como a “Travessia da Serra Fina” , que trilha os cumes das montanhas entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, alcançando altitudes em torno de 2700 metros.

Foto de Rafael Kosoniscs, Serra Fina (SP/MG/RJ), junho 2015

Fazer a Serra Fina não é para iniciantes. Exige preparo físico para quatros dias, em média, de caminha puxada, com subidas fortes e carregando nas costas todo o aparato para camping, incluindo a água que é escassa por lá. Na seca é difícil, no molhado é quase inviável.

Foto de Rafael Kosonisc, travessia da Serra Fina (SP/MG/RJ),junho 2015

Confira a previsão para a região de Passa Quatro e de Itamonte, que são as cidades de referência para fazer o circuito da Serra Fina.

A previsão do tempo ajuda você a proteger sua vida e principalmente a planejar sua aventura para que você tenha a roupa, o calçado e a comida certos na hora que estiver fazendo sua caminhada radical. Você pode até mesmo mudar os planos, remarcar a viagem se o tempo não estiver favorável. Pode cair um temporal, mas com a previsão meteorológica, sabendo com antecedência da possibilidade do temporal, você pode se preparar e levar tudo que precisa para fazer sua viagem com segurança.

O outono-inverno são as estações preferidas dos montanhistas justamente porque a chance destas complicações do tempo acontecerem é baixa. Mas isto não quer dizer que o tempo nunca fica instável nestas estações.

No site da Climatempo você tem a previsão do tempo detalhada para 5 dias, para todas as cidades do Brasil, além de uma tendência para 10 e até 15 dias. Esta tendência pode ter grandes mudanças de um dia para outro. A previsão para 5 dias é mais estável.

Deixe nos comentários a sua experiência pelas montanhas do Brasil. 

Boa caminhada!

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *