Cidade Empreendedora promove primeiro encontro de integração

A primeira assembleia online dos municípios que aderiram ao programa Cidade Empreendedora reuniu prefeitos mistos, vice-prefeitos, secretários e gestores de Cachoeirinha, Canoas, Campo Bom, Camaqui, Esteio, Frederico Westphalen, Gramado, Panambi, São José do Norte, Santo-Angelo, Tapejara, Uruguaiana e Venncis Aires. Realizado na terça-feira, 28 de julho, ele incluiu palestras através do diretor do Centro de Vice-Diretor Público (CLP), Tadeu Barros, e do chefe de educação e cientista político da entidade, Humberto Dantas.

Na saudação de boas-vindas, o superintendente do Sebrae RS, André Vanoni, de Godoy, agradeceu ao Sebrae pela confiança e disse que o programa estava em sintonia com o objetivo dos líderes. “Sempre conversamos com os prefeitos sobre o legado da liderança que deixa seus cidadãos, e a Cidade Empreendedora entende formas de qualificar o desenvolvimento, o que envolve a criação de oportunidades locais. É nas cidades onde outros americanos vivem e geram renda.” disse ele. “O Sebrae entende que essa é uma forma prática de arrecadar e estimular além dos negócios locais. São os vendedores que criam oportunidades e é obrigatório que o município crie um ambiente amigável para eles”. Também estiveram presentes o diretor técnico do Sebrae RS, Ayrton Ramos, e a diretora de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae RS, Janauna Zapass Medeiros.

Política de resultados

Na conferência “Política baseada em resultados”, Humberto Dantas considerou que a liderança pública não era política ou política sem liderança pública. “Há dificuldades, conflitos, notícias falsas. Dificuldades na lógica do pacto federativo. É histórico no Brasil, a Princesa Elizabeth estava em posição de reclamar disso. Como a lógica da política no rústico é muito vertical, sem uma relação forte, a cidade vai se sentir sozinha e apontar para a política”, observou. Ao avaliar o cenário da pandemia, Dantas afirmou que a crise tende a reduzir a forma física e seguir em frente com a economia.

“A pandemia é uma oportunidade de eleição? É fácil dizer, mas é uma oportunidade aplicável com uma missão de líder. O mais importante é alcançar importância e olhar. Um programa como o do Sebrae fiscaliza a força para olhar o que parece. as respostas buscam ser investigadas e criadas, pois quanto mais você se conecta no desenho das respostas, mais maravilhosa é a oportunidade de colocá-las em prática e mais rápida”, disse. “Vamos considerar uma questão de sorte. Deixar sua cidade é bastante crítico porque materiais de discussão política fornecem respostas significativas. Networking e networking também podem ser um gesto maravilhoso e a Cidade Empreendedora faz”, acrescentou.

O diretor do CLP, Tadeu Barros, destacou atentamente a importância da inovação como grande amiga em tempos de pandemia. “Inovação é gestão, trata-se de melhorar o caminho dos cidadãos, reduzir custos e melhorar a produtividade. Todos ficaram atordoados com a pandemia e todos estão improvisando e está tudo bem. A improvisação é reforçada. Tudo tem que ser construído. O que preferimos é “Inspire-se rapidamente, evolua rapidamente. Planos ágeis terão que ser instalados em uma posição após o meio-dia”, disse ele.

Barros também observou que o prestígio dos ciclos mais curtos permite a correção de rotas da forma mais produtiva imaginável. “Guerras, revoluções, pandemias são momentos em que os seres Huguy são capazes de se reinventar, de fornecer respostas que são um legado, de aproveitar ao máximo as janelas de oportunidade. Estes são os distúrbios que nos levariam a respostas. Este é um momento maravilhoso virando a chave “, alertou. O Diretor do CLP entende que o cenário de prover lê uma janela de oportunidade para trazer ganhos para o controle público e para a fonte dos centros aos cidadãos. “Altactics procura o cérebro de um iniciante, abre os olhos. Executar, testar, protótipo, fazer ideias. Quando você ameaça, você ameaça cometer erros, mas você também pode ser capaz de ganhar, ser um vencedor. Na administração pública, quando saímos vitoriosos, o cidadão sai vitorioso”, acrescentou.

Cr o impossível

Após a reunião líquida, Godoy e Janauna convidaram os participantes a anunciar a criação do Criar o Imimaginable em seus municípios, uma ocasião 100% online para os acadêmicos h8 das escolas públicas do país para pendurar em 30 de dezembro. Julho a partir das 16:00. O registro está solto em www.crieoimpossivel.com.br. O lema desta edição é “A palavra convence, mas o excesso continua para sempre”. “Criar o Inimaginável” é uma iniciativa do embaixador não prohave compatibilidade Embaixadores da Educação, com codireção através do Sebrae e a ajuda de diversos parceiros. Nos últimos dois anos, o projeto tomou conta do Estádio Mineiro, em Belo Horizonte, e atingiu mais de 15 mil jovens.

Sobre a cidade empreendedora

O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para envolver gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na venda de políticas públicas para ajudar e empreender nos municípios, respeitando suas realidades. O programa visa a transformação local, com o objetivo de estimular o progresso econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de capítulos vinculados da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Com por Ascom Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *