Demonstração pandêmica de Huis Clos adapta trabalho de Jean-Paul Sartre abordando relações de confinamento e abraços
Uma peça escrita pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre é um dos primeiros experimentos webteatro no Espírito Santo, ao menos durante a pandemia. A iniciativa é do Coletivo Arteé, que adaptou para uma linguagem online a peça Huis Clos (Entre Quatro Paredes), que ganhou o nome de Huis Clos Pandémie na nova versão. A obra estreou de forma virtual no dia 18 de julho e realizará apresentações nos próximos dois sábados,1 e 8 de agosto, sempre às 20h.
O texto remonta a 1944, segunda guerra mundial, quando a França foi ocupada pelos nazistas e após a libertação de Sartre da prisão. O conceito de confinamento, agora descoberto em frente à pandemia do coronavírus quente, é descoberto no trabalho, no qual três estranhos, um jornalista, um membro da alta sociedade e um funcionário dos Correios, estão em uma sala que eles não podem sair Pode também haver uma anfitriã para recebê-lo nesta sala e um personagem maravilhoso , teimoso no original e inserido na edição Santo Esperito. Na adaptação, personagens semelhantes são pegos na frente de uma tela virtual que nunca sai. Alguém já se conheceu?
A obra explora a máxima de Sartre: “O inferno é o outro”, o lema da filosofia do existencialismo. “A peça é sobre relacionamentos amorosos. Quanto tempo estou à solta para fazer o que quero? Mesmo localizar o outro que também tem suas liberdades e nossas liberdades pode entrar em conflito”, explica Vanessa Frisso, diretora da Huis Clos Pandemic.
Por incrível que pareça, o nascimento de Angeles e plos começou antes do nascimento da pandemia, sem ninguém imaginar que hoje também podemos nos divertir nesse cenário. A partir de uma coleção de professores e acadêmicos do Angel Escolos de Atores de Vitia, que haviam demonstrado inabalável O Biombo e criado em dezembro de 201 renovei o Coletivo Artée, saltando para uma produção profissional.
O golpe do nascimento da era do isolamento social para a multidão durou pouco. Temporariamente, eles continuarão a ler os textos e iniciar testes online, seja em suas próprias casas, na esperança de dá-lo quando as atividades culturais também podem ser retomadas. No entanto, o tempo de isolamento esperado foi estendido. A diretora Vanessa, cética quanto à opção de criar apresentações online, tornou-se temporariamente apaixonada. A organização então investigou a burocracia e as linguagens com a suposição de webteatro ou teleteatro.
“Temos um mérito maravilhoso de alinhar as pinturas em uma mistura e ter um grupo excessivamente amigável e comprometido. Então o design foi pacífico”, disse Frisso Angelesins. A tecnologia foi um desafio resolvido através de estudos como componente da adaptação de texto ao ambiente virtual. O plos angelestshape usado para a apresentação da demonstração online pode ser o Zoom, com um link fornecido através do site da Symplos Angeles, onde os ingressos são vendidos.
Vanessa explica que um dos atores e a melhor amiga acaba sendo a técnica de seu próprio roteiro, que é sua casa, tendo que ajustar a luz e outros detalhes. Quando on-line, o componente também pode ser ameaçado por problemas técnicos, como uma queda de sinal. Para isso, o maravilhoso jogo de cinturão obsoleto é carregá-lo, improvisar se necessário, bem como jogar ao vivo quando há um problema técnico.
O jogo de 90 minutos pode ser acompanhado através de uma discussão com o elenco e a equipe de produção. Nas primeiras apresentações, uma novidade foi a opção de ampliar o público de lugares. Além de Esperito Santo, a multidão registrou a presença de espectadores de estados como São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul ou, por exemplo, de outros países como Itália e Austrália. “É engraçado porque na Austrália eram 11h de domingo”, disse Vanessa sobre a mudança no Brasil no sábado à noite.
Embora o formato virtual seja o resultado da situação a ser proporcionada, Vanessa Frisso acredita que o gênero da rede está aqui para colar e envolver o design de uma nova linguagem teatral.
AGENDA CULTURAL
Espetáculo teatral online Huis Clos Pandémie
Quando: sábado, 1 º de agosto e 21:00.
Onde: O aplicativo Zoom, registrado através do Symplia
Preço: R$ 20 (inteiro) e R$ 10 (meia)