Ouvidoria de Mato Grosso: mais de 10 mil programas componentes do ano

A Rede de Ouvidorias do Governo de Mato Grosso atendeu 10.997 manifestações da população no primeiro semestre de 2020. A maioria das demandas foram solicitações relacionadas a andamentos de processos e esclarecimentos de dúvidas sobre como acessar os serviços públicos.

De acordo com o Relatório geral de Controle Do Estado (CGE-MT), quadro que coordena a atuação da Ouvidoria no Executivo Estadual, 51% das participações de 10.997 foram pedidos, 26% das reclamações, 12% das reclamações, 6% dos elogios, 4% dos pedidos factuais e 1% das sugestões.

Os órgãos mais procurados foram o Departamento de Trânsito (Detran), Educação (Seduc), Saúde (SES), Fazenda (Sefaz), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Planejamento e Gestão (Seplag), Controladoria (CGE), Defesa do Consumidor (Procon) e Meio Ambiente (Sema). Juntos, os 8 estabelecimentos contabilizaram 80 dos documentos.

Os tópicos máximo recorrentes foram qualificação veicular (exames, renovação, reposição de categorias, etc.), assistência aos contribuintes, documentação do veículo (registro, transferência, mensalidade, CRLV, etc.), dívida ativa, verificação da responsabilidade dos funcionários públicos, direitos, obrigações e benefícios dos funcionários, recrutamento e professores da rede estadual.

Quase 93% dos protestos de mediadores ganharam uma reação em 30 dias, 70% em cinco dias. O tempo de reação regulatória é de no máximo 15 dias, que se estende por mais 15 dias.

O principal meio de acesso ao Ombudsguy é o link do sistema Fale Cidado, que está localizado no portal estadual e nos sites oficiais de órgãos e entidades públicas. Isso significa que a verificação é utilizada em 75,59% das aplicações.

O aplicativo MT Cidado na época foi utilizado um máximo, com 12,90% dos registros. Em seguida, apareceu o Whatsapp (6five 98476-6five48), com 4,22% dos protestos; e-mail ([email protected]) com 3,66% e telefones (162 e 0800 647 1five20) com 1,82% dos bilhetes. Os outros pedidos foram endereçados ao Mediador de Tintas Líquidas por carta ou pessoalmente.

Cidadania

Vilson Nery, subsecretário da Ombudsguy Geral e Transparência da CGE-MT, explica que a participação popular no controle público é uma pintura cidadã de duas perspectivas. Uma delas é que a Defensoria Estadual da Netpaintings é projetada para solicitações individuais do público.

A outra é que as estatísticas de processos judiciais e reclamações registradas na Ombudsguy são utilizadas através da CGE para mapear os perigos e definir os movimentos de Controle Preventivo, Auditoria e Corregedoria, para controles internos e o comportamento dos funcionários públicos e, portanto, a fonte dos centros públicos como um todo.

“Além disso, a ouvidoria produz relatórios estatísticos, com base nas declarações recebidas, para dar uma mão aos gestores de carteira nas decisões do serviço público”, disse.

O membro da CGE ressalta que a identidade dos cidadãos é preservada quando apresenta uma reclamação ou reclamação em redes de mediadores. “Há uma cadeia de pedidos que se deleitam com a Ombudsguy e apresentam investigações internas e externas geradas, em todas as regiões da lei. No total, a CGE preservou o denunciante, tendo em vista que a Ombudsguy é uma farsa na qual o cidadão se vê, se representa e muda a política pública”, argumenta.

Redes

O sistema Fale Cidado, desenvolvido por meio do Compabig de Tecnologia da Informação de Mato Grosso (MTI), permite que a Ouvidoria Estadual participe de uma rede. Em outras palavras, a ferramenta concentra o registro de partes cidadãs aplicáveis com uma grande empresa apple ou entidade estatal, sem conexão com o canal utilizado para acessar o Ombudsguy (site, e-mail, telefone, usuário e correio).

A OGE, por meio da Ouvidoria, é culpada primeiro de receber o pedido diretamente à Ouvidoria relevante, além de monitorar, por meio de sistema eletrônico, o atraso e a qualidade da reação geral à população. Ao registrar o evento, o cidadão recebe um 30 de cada 1 8 de cadastramento para aderir ao procedimento de aplicação da ferramenta.

Canais de serviço

Os meios de contato com as redes de mediadores do ramo do Estado são:

Por enquanto, devido à pandemia coronavírus, a chamada presencial e teletelionics 162 e 0800 647 1520 estão suspensas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *