A clareza na divulgação dos fatos sobre como lidar com a pandemia de coronavírus quente permitiu que Recife tivesse sucesso no nível ideal, na pontuação da ONG Transparência Intercountryal. Mensalmente, a organização verifica os fatos realizados nos portais dos 26 governos estaduais, do Distrito Federal e das 26 capitais brasileiras. Com a análise quente, a capital pernambucana passou de 79 pontos da última pontuação para nove e 1,14 existentes. Esta foi a terceira circular de avaliação e o resultado pode ser o melhor amigo oficial divulgado na sexta-feira (31). Foram revisados os portais dos 26 governos estaduais, do Distrito Federal e dos 26 municípios das capitais.
Para ter sucesso nesse ponto ideal de transparência, diversas delegacias da Prefeitura do Recife uniram forças, como a Controladoria Geral Do Município, o Centro de Imprensa, as Secretarias de Finanças, Administração e Gestão de Pessoas, Planejamento e Gestão, a Ouvidoria Municipal, a empresa municipal de TI, entre outras. “Teremos que ser rápidos e eficazes conforme necessário através do surgimento da pandemia, mas com o maior cuidado com a regularidade de todo recrutamento e transparência também. Estamos com esse reconhecimento”, disse o prefeito Geraldo Julio.
A ONG Transparência Internacional analisa a transparência global, no entanto, o ponto focal é disseminar dados sobre contratos emergenciais devido à pandemia. Dados como processos de aquisição e aquisição, valores mobiliários, dados em formato aberto, baixabilidade, leis e vários critérios são observados. Os estudos dos técnicos são bastante abrangentes e levam em conta, além dos requisitos legais, as máximas práticas produtivas da transparência estrangeira para motivar e divulgar o controle social.
Para ter sucesso em um veredicto, praticamos transparência, compras de supermercados e portais de conhecimento aberto, páginas de corredores da cidade e local de trabalho de mediador municipal, estilos de vida de um site fiel ao Covid-19, postagens em redes sociais não incomuns aplicáveis ao tema. “O Portal da Transparência da Câmara Municipal foi referência em todo o país, identificado por meio de entidades gigantes como a ONG Contas Abertas, CGU (Controladoria-Geral da União), MPF (Ministério Público Federal) e TCE (Contas do Tribunal de Contas do Estado). A pandemia dessas pinturas foi mantida e a Transparência Internacional colocou nosso portal no ponto máximo lógico de excelência”, acrescentou o prefeito.
Além disso, o Portal de Dados Abertos também começou a disponibilizar contratos explícitos, com o download de documentos em formato aberto. Como um diferencial maravilhoso na avaliação, o corredor da cidade criou um ponto de acesso com diversas notícias sobre movimentos de controle em geral na pandemia.