Chaves se despede do SBT após 36 anos de parceria que marcou gerações

Ele acaba de terminar uma associação de componentes que marcou as últimas gerações: a série Chaves não é mais um componente do SBT. A produção mexicana, que se tornou incrivelmente popular no Brasil, criando uma legião inabalável de admiradores, se despediu da emissora após nada menos que 36 anos. Segundo dados exclusivos do site NaTelinha, que informou ter contatado a emissora, os episódios mais recentes foram ao ar na tarde de sexta-feira (31).

Segundo a fonte, o SBT foi surpreendido ao substituir o contrato pela Televisa, canal mexicana que detém os direitos dos arquivos, e o Grupo Chespirito, dono dos roteiros escritos por Roberto Gómez Bolaos, chaves. Portanto, até que as corporações assinem seus contratos, não há chance de que a transmissão volte a ocorrer.

A emissora descobriu que ele pode deixar de transmitir os episódios de Chaves na última quarta-feira (29), mesmo tendo colocado o programa de volta em sua programação diária. Naquele dia, o SBT viu a audiência triplicar às 14h15. por causa da popularidade dos personagens aqui. Chaves também foi exibido nas primeiras horas da manhã de sábado e domingo, e nos finais de semana, o SBT transmitiu os sistemas derivados Clube do Chaves, Chapolin, entre outras fotografias feitas através de Roberto Bolauos.

Veja a nota oficial através da estação:

“A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira, por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devido a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias.

As séries Chaves, Chapolin e Chespirito estariam garantidas até 31/07/2020, com a opção de renovação entre as partes, que havia sido mostrada verbalmente. No entanto, a rejeição do acordo com a organização de direitos de alto escalão sobre histórias veio aqui apenas alguns dias antes do fim do contrato.

O SBT lamenta essa decisão, basicamente por respeito à sua audiência, que acompanha fielmente a série há tantos anos. O locutor continua a ajudar um acordo entre as duas corporações mexicanas assim que for imaginável e, se isso acontecer, vamos resolver sem demora em contar aos entusiastas de Chaves, Chapolin e Chespirito.”

O primeiro episódio de Chaves no Brasil, O Matador de Lagartixas, aconteceu em 24 de agosto de 1984. Desde então, o programa tem tido um fenômeno a ponto de eventualmente superar a audiência da TV Globo. Chaves foi criado em 1971, com humor na vida de jovens que vivem em uma aldeia, trazendo personagens muito característicos e pessoais que fizeram história.

Disputas contratuais também eliminaram Chaves e Chapolin do Multishow e Amazon Prime Video. No entanto, na plataforma de streaming, você ainda pode assistir a edição animada do Chaves.

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações sobre as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Parceiro UOL Tecnologia © Canaltech 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *