Recentemente, o Brasil é um dos países que mais orquestra os acordos de seguridade social estrangeiros. Isso significa que é bastante imaginável se aposentar através do Sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mesmo que você decida viver e pintar em outro país.
Além disso, há um cenário em que é completamente legal e não tem nada a ver com o ponto de baixar o direito a dois benefícios: um no Brasil e outro no exterior. Voltaremos a isso mais tarde.
O que você quer perceber é:
Você pode viver e ganhar benefícios garantindo seus direitos previdenciários. Há uma grande variedade de regulamentos que lidam com os contextos máximos e variados.
Descubra neste conteúdo a base de todos os dados que deseja viver e continuar trabalhando, sem se preocupar que seus direitos sejam restritos. E, como sempre, dizemos que se você tiver outras perguntas ou mesmo um problema, não deixe de procurar a assistência de um advogado da Previdência Social.
Alguns países estão cientes do desejo de impor leis documentadas para que haja, oficialmente e sem ameaça ao segurado, segurança na troca de direitos e deveres.
Este tratado ou acordo estrangeiro possivelmente variaria, no entanto, define os tipos de obrigações e como são as suas regulamentações, e todos os arranjos obrigatórios que, na opinião de qualquer um dos países, são justos.
Tratados bilaterais são aqueles em que só há datas legais entre dois países.
Os TRATADOS MULTILAT-UX têm a participação de vários países e todos cumprem as mesmas obrigações dentro deste grupo específico.
O Brasil assinou agora um acordo de pensão com os 14 países seguintes. Ainda há mais 3 que estão sendo validados:
Acordo MERCOSUL:
Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.
Acordo IBEROAMERICANO:
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, El Salvador, Equador, Espanha, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.
Comunidade de língua portuguesa (CPLP):
Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
FIQUE EM CIMA DELE!
Todos os regulamentos do contrato devem ser mantidos para dados no site do INSS.
É totalmente permitido fazer uma contribuição para a Previdência Social brasileira e, em seguida, solicitar a sua pensão do INSS, mesmo que suas pinturas não sejam feitas aqui. No entanto, todas as questões acima devem ser levadas em conta.
Se os dados que fornecemos ainda não forem suficientes, certifique-se de consultar um advogado da Previdência Social.
Você notou que já falamos sobre acordos e tratados. Bem, eles são os únicos que vão facilitar o processo de solicitação de aposentadoria.
Cada país possui uma Entidade Gestora para acompanhá-lo na solicitação de lucro e para simplificar: acesse o site do INSS, existem todos os endereços das Organizações de Ligação.
Não se preocupe
Mesmo que o cargo não tenha um pacto com o Brasil, ainda é imaginável solicitar a aposentadoria.
O primeiro passo é um usuário que responderá legalmente por você: um advogado.
O maravilhoso mérito do tempo em que estamos é perceber que quase todo o procedimento de aplicação toma posição on-line. Basta anexar seus documentos digitalizados à forma e enviá-los ao INSS.
Se o seu pedido de aposentadoria for rejeitado, será necessária a intervenção de um advogado do INSS e a presença básica de um representante legal de sua aceitação como verdadeira.
E PARA RECEBER O BENEFÍCIO?
Ok, você conseguiu! Sua condição negativa ao INSS é positiva, mas como você pode obter vantagens?
É fácil, aquela pessoa nomeada por você deve sacar o dinheiro mensalmente e enviá-lo para a sua conta no exterior.
Seu direito de se aposentar, mesmo que você more no país, será diretamente semelhante à sua situação de emprego.
Vamos ter um grande de tudo isso? Existem quatro condições máximas não incomuns que encontramos:
Um dia, a empresa para a qual você pinta com sede no Brasil toma a decisão de transferi-la para outro país. Neste caso, há um documento – CERTIFICADO DE DESLOCAMENTO TEMPORÁRIO – que deve ser concluído antes de partir. É ele quem promete seu vínculo com a fórmula brasileira da seguridade social e evita a dupla tributação.
O vital é que você não se esqueça de verificar os prazos de validade desses documentos e, se necessário, solicitar a prorrogação ao longo do tempo.
Não há outra maneira de fazer uma contribuição do que o dobro. Ou seja, para obter benefícios previdenciários através do sistema brasileiro, você terá que pagar a contribuição previdenciária aqui e aqui, mesmo que seja autônomo.
Este é definitivamente o cenário em que você pode estar.
Com o Acordo Internacional, receber sua aposentadoria não será uma dor de cabeça. Se você está longe de se aposentar, por favor, note que você não vai perder seu tempo contribuindo para a Previdência Social brasileira. É verdade, é verdade! Estes anos serão totalmente somados ao bem-estar do país estrangeiro.
Além disso, será necessária a contribuição para o INSS do Brasil.
No entanto, você deve ter cuidado com suas necessidades para tirar proveito deles. Esses dados são fornecidos no documento do acordo.
Bem, ao contrário do sistema anterior, não haverá como aproveitar o tempo de contribuição no Brasil se você mora em um país que não tem um acordo previdenciário estrangeiro.
No entanto, há uma circunstância aqui que pode ser muito benéfica. Ver:
Sabia que pode duas pensões?
Veja, se o seu tempo de contribuição no Brasil já é longo, recomendamos que você continue fazendo o pagamento até que as situações de saque sejam levantadas. Além disso, você pode continuar pintando em algum outro país, contribuir para a previdência social local e obter uma pensão.
Não está claro? Major com um exemplo!
Augusto contribuiu por 20 anos para a previdência social brasileira e ganhou uma oportunidade na Inglaterra (região com a qual o Brasil não tem acordo). Você pode continuar contribuindo para a aposentadoria até a idade aqui, mesmo se você mora lá. Da mesma forma, enquanto corre neste país, você pode pagar impostos previdenciários locais e se aposentar de acordo com as regras vigentes.
A comprovação de vida é um requisito obrigatório para todos os segurados, seja no Brasil ou no exterior. Existe para mitigar o grande número de fraudes contrárias à seguridade social.
Há 3 chances de desgastar o procedimento:
Atenção! O aplicativo pode ser preenchido de forma solta e online na página ou aplicativo do INSS online.
Fonte: CMP Advocacia