A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul publicou, através do 128/2020-PROGRAD/UFMS, a programação oficial do Vestibular 2021. Esse procedimento de variedade, que, de acordo com os dados do site da UFMS, destina-se a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou Equivalente, ou estejam em processo de conclusão antes do período de matrícula previsto, baseia-se em questões que visam avaliar a sabedoria dos candidatos em áreas historicamente estudadas ao longo dos melhores anos escolares. Nesse sentido, no que diz respeito aos textos literários, é indicada uma lista de nove obras através de autores de língua portuguesa, para que as questões possam ser estudadas e utilizadas como base para a compreensão e sabedoria dos acadêmicos/leitores. O e-book ‘Vias do Infinito Ser’ através do poeta Rubenio Marcelo, publicado em 2017 pela Editora Letra Livre, é um componente da lista recente selecionada para a verificação a ser feita em Campo Grande e várias cidades de MS através de milhares de acadêmicos que se candidatam ao bacharelado. cursos na universidade, como componente de sua competição vestibular.
A lista completa de pinturas de leitura (PSV-UFMS 2021) é a seguinte: Maria de Dirceu, através de Tomus Antonio Gonzaga; Esau e Jaco, passando por Machado de Assis; Triste final para Policarpo Quaresma, de Lima Barreto; Viagem e Vaga msica, através de Cecília Meireles; Sagarana, através de Guimares Rosa; A montagem planejada, através de Fernando Sabino; Seminário sobre Ratos, através de Lygia Fagundes Telles; Cinzas do norte, através de Milton Hatoum; e Vias do Infinito Ser, através de Rubenio Marcelo. A Comissão de Relacionamento e Organização do Conteúdo Vestibular ainda inclui, entre os títulos, um e-book por meio de um representante do Estado, com o objetivo de incentivar ainda mais a divulgação de sua produção literária. Esse procedimento estimula a literatura regional excepcional e as pinturas (escolhidas para estudar) estão começando a receber mais atenção da escola e da comunidade universitária, bem como da sociedade.
Também apresentada em Portugal em 2018, em uma mesa literária no ramo linguístico da Universidade de Aveiro, a Vias do Infinito Ser compreende poemas em verso solto e metafórico com efeitos metafóricos, segundo linguagem filosófica e facetas do não secularismo, com mensagens destinadas à reflexão. características distintas e facetas existenciais. Sobre este e-book, o prefácio José Fernandes (crítico literário e médico das letras na UFRJ) afirma: “Temos neste livro uma poesia profunda, marcada por uma forte dimensão metafísica, conforme exigido pela concepção do infinito que o Ser terá que conquistar no decorrer da existência. Para isso, o jogo poético, assim como o existencial, é jogado Array … Portanto, a leitura de cada poema não pode ser feita em uma posição sentada, mas absorvida através de várias leituras, a fim de mergulhar na própria essência da poesia e no sublime que compreende… ». Por sua vez, o escritor, jornalista e professor Henrique de Medeiros diz: “Neste e-book, Rubenio Marcelo Veleja, filósofo, canta, expõe o poeta verbo em sua essência, e basicamente busca o essencial: o Ser”. Raquel Naveira, poeta e estudiosa, diz: “Em Vias do Infinito Ser”, Rubenio viaja pelo infinito, essência, sobrenatural. Formas de dúvida, certeza, dor e êxtase. Para essa razão não secular, vemos “entre a cruz e a encruzilhada das palavras”, garfos de caminhos e escolhas estéticas e existenciais.”
O e-book é creditado por outros críticos literários nacionais, como o poeta e membro da Academia Brasileira de Letras, Antonio Carlos Secchin, que afirma: “Na poesia de Rubenio Marcelo, em vez do ser humano que habita o cosmos, é o universo que vive no homem. Tudo emana do poder da poesia, e é com esse gentio de dentro, desencadeado pela força do verbo, que as coisas tomam forma e têm um novo significado. Como diz um de seus poemas, “palavras saltam sobre paredes e estrelas.”
Poeta editor e compositor, de 13 livros publicados, Rubenio Marcelo é o atual titular da La Chair 35 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Ele é um dos vencedores do clássico concurso “Noite Nacional da Poesia”. Também é revisor e membro correspondente da Academia Mato-Grossense de Letras (LMA) e mora em Campo Grande. Foi Conselheiro Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Salve meu nome, e-mail e neste navegador para o próximo comentário.