Por Marco Antônio de Jesus
Proprietários de autocelulares no Estado do Rio poderão baixar o CRLV Digital 2020 em celulares ou tablets a partir da próxima segunda-feira. A edição virtual do documento, válida para o país, substitui o documento recebido do DETRAN e está disponível em até cinco dispositivos. Além disso, quem precisar ter o documento em papel pode imprimir a edição virtual em casa. “Além de prático, esse novo serviço nos ajudará a evitar a bagunça dos conjuntos e, portanto, o contágio do coronavírus entre a população e nossos funcionários”, disse o presidente do DETRAN, Marcello Braga Maia.
Para ter a edição virtual do documento, você precisará acessar a página online do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ou baixar o aplicativo Carteira de Trânsito Digital, que será perdido para os sistemas Android e IOS. Somente os proprietários que pagaram pelo GRT (Guia de Cobrança de Taxas, encontrado na página online do Bradesco) e o DPVAT (seguro exigido devido à Seguradora Londer) poderão baixar o documento. No aplicativo Carteira Digital, uma instrução explica como realizar o procedimento, no link: https://servicos.serpro.gov.br/carteira-virtual/.
O primeiro passo é fazer login, através do próprio aplicativo, com gov.br, que é o login do governo federal para obter documentação geral. Nisso, a força motriz também pode descarregar a CNH Digital, válida em todo o país. Estima-se que mais de um milhão de pessoas ganhem vantagens no Rio de Janeiro.
Passo a passo para obter o documento virtual:
Se o usuário já foi usuário do antigo aplicativo CNH Digital, basta atualizá-lo para obter o aplicativo Carteira de Tráfego Digital com o VNH feito para tê-lo automaticamente.
O número de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRB) só deve ser mantido neste documento, também conhecido como Documento de Compra e Vendas ou ex DUT (Documento de Transferência Única). Está localizado no direito mais sensível do documento.