Parque Nacional do Iguaçu reabre por enquanto nesta pandemia em agosto

Cataratas do Iguaçu (Foto: Reprodução/WikiCommons)

O Parque Nacional do Iguaçu, sede das famosas cachoeiras, será reaberto ao público na terça-feira, 4 de agosto. Assim como outras atrações turísticas e em Foz do Iguaçu, o domínio da conservação foi reaberto pela primeira vez em 10 de junho e fechado 20 dias depois devido a um acúmulo no número de ocorrências de Covid-19 no Paraná.

O Marco da Tríplice Fronteira, na assembleia dos territórios do Brasil, Argentina e Paraguai, também será reaberto no dia 4 de agosto. O resort Itaipu Binacional venceu em 22 de julho.

A reabertura do Parque Nacional do Iguaçu será gradual. Na primeira fase, poderá receber visitantes de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. O circuito turístico estará aberto, menos a estação Porto Canoas, que abrange o Restaurante Porto Canoas, lanchonete, joalheria, loja, café, localizados no final da Trilha das Cataratas, que permanecerá fechado por medida de segurança.

Todo o público será bem-vindo no Centro de Visitantes, onde os trabalhadores medirão a temperatura e recomendarão medidas protetivas, como o uso obrigatório da máscara no parque e a manutenção de uma distância mínima entre as pessoas.

A remediação do circuito turístico, segundo a administração do parque, foi reforçada, de acordo com as necessidades do Ministério da Saúde e do decreto municipal 28.337 de 22/07/2020, que estabelece todos os procedimentos de condicionamento físico em Foz de Iguaçu.

Um máximo de 350 escalas que correspondem ao horário será permitido, e será obrigatório agendar o dia e a hora da escala na compra dos ingressos, necessariamente a página online cataratasdoiguacu.com.br. O preço do ingresso custa R$42 para adultos e R$11 para jovens de 2 a 11 anos e maiores de 60 anos. 90% de alívio é mantido para os cidadãos de Foz de Iguaçu e treze municípios vizinhos.

Vale lembrar que o preço da passagem para o Parque Nacional do Iguaçu inclui o Marco das Tr’s Fronteiras, que também será reaberto no dia 4 de agosto. Os passeios ocuparão uma posição de terça a domingo, a partir das 15h. até às nove horas da noite e até 1.000 pessoas a mais serão permitidas simultaneamente.

Todos terão que atravessar uma barreira sanitária antes de atingir o marco, com medição de temperatura, aplicação de gel de álcool nas mãos e limpeza de sapatos em tapetes desinfetantes. O uso de uma máscara também será obrigatório.

As apresentações culturais no Marco das Tr’s Fronteiras serão realizadas a partir das 17h30, de terça a domingo. O público deve manter a distância em posição, respeitando as marcas no chão. A praça gastronômica do Marco funcionará, mas o restaurante Cabeza, o monumento Cabeza de Vaca e o playground estarão fechados por enquanto.

O balneário de Itaipu, domínio visitante da fábrica itaipu binacional, reabriu no dia 22 de julho, também com medidas de segurança física aprimoradas. Todos têm a temperatura medida e escondem as mãos e sapatos em uma barreira sanitária instalada na frente da atração.

O uso de uma máscara também é obrigatório. O número de ônibus usados para enviar visitantes também foi reduzido e, por enquanto, apenas a Vista Panorâmica, a excursão externa da fábrica, está funcionando. As visitas são feitas a cada hora das nove às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *