Portal do governo encerra ano com milhões de afiliados

O portal Arraygov.br encerrou 1 ano de operação com 72 milhões de usuários cadastrados. A gestão inclui diversos sites de internet e virtuais apresentados através do executivo federal.

Segundo o Ministério da Economia (MEC), o número de usuários que visitam o mês mais consistente passou de 4,6 milhões no início do ano para 12,1 milhões em julho.

Dos 3.600 equipamentos públicos listados pelo governo, 59% são completamente virtuais. Segundo o ME, 830 foram digitalizados desde janeiro de 2019, dos quais 250 começaram a ser apresentados por meio de plataformas de pandemia virtual.

Quanto à integração dos sites, existem entre 1.300 e 1.500 endereços de agências relacionados ao Executivo Federal. De acordo com a Secretaria de Governo Digital, houve uma migração de 48 páginas.

Segundo Joelson Velloso Junior, diretor de usuários da secretaria, a integração ao portal traz uma diversidade de benefícios. A primeira é facilitar o acesso, o que requer lembrar apenas um endereço, e não um para a agência.

As URLs de agências ligadas ao governo federal (como www.inss.gov.br ou www.mec.gov.br) serão mantidas. Mas eles servirão para redirecionar para os novos endereços atribuídos em Arraygov.br.

“A unificação não é apenas um pequeno esforço de reminiscência, mas também apresenta padrões visuais semelhantes. Como estão todos no mesmo portal, o usuário não precisará reaprender a navegar. Em todos os lugares que você entra, tem a mesma interface, a mesma lógica de interação.” Isso elimina a carga cognitiva e o tempo para consumir serviços”, diz o diretor.

Ele ressalta que o objetivo é qualificar o virtual fornecido não só pelo portal, mas também em outros canais, como por meio de aplicativos pessoais ou redes sociais, como Whatsapp ou Facebook.

“O desafio é pintar os atributos de qualidade dos serviços virtuais. O que fazemos para ser um serviço de qualidade? Fácil de encontrar. Fácil de entender. Controle fácil. Rápido e eficaz, eles respondem ao problema. Estar disponível para todos, não importa quais sejam os limites”, diz ele.

Os usuários que pararem no portal podem avaliar a qualidade, seja acessando o serviço e após a entrega ao cidadão. Sinais manuais com as mãos levantadas ou para baixo devem ser mantidos para que o usuário pergunte se seu prazer foi positivo ou negativo no ambiente.

Comentário no Facebook

Sinal! Veja todos os descontos de assinatura

ISTO em seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *