Sindicato é condenado por discurso de Weintraub sobre maconha em universidades federais
A Justiça Federal de São Paulo determinou que a União ofereceu R$ 50 mil em reembolso à empresa por um discurso do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub a um jornal dizendo que havia plantações de maconha e laboratórios de produção de drogas nas universidades federais. O discurso foi então reproduzido através do ex-ministro em uma comissão da Câmara dos Deputados.
De acordo com a resolução do acórdão de homologação federal sobre Selvia Figueiredo Marques, da 26ª Vara Cível Federal do Estado de São Paulo, o dinheiro será devolvido ao fundo para defesa de juros difusos. Ação civil pública proposta por meio da União Nacional dos Estudantes (UNE).
A Justiça da Paz também ordenou ao governo federal que pague os honorários advocatícios da UNE e os preços do processo. O G1 pediu a posição da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a condenação e aguarda seu retorno.
Ao analisar o caso, Figueiredo Marques entendeu que há um preconceito ético para a comunidade estudantil.
“A honra coletiva dos estudiosos atacou, impiedosamente ou impiedosamente, através do ex-ministro. Portanto, ofender os outros não é incomum”, diz a sentença.
Em nota publicada na imprensa após a condenação da União no caso, Iago Montalvao, presidente da UNE, disse que “a funcionalidade do ex-ministro se limitava a todos os momentos ao ataque a universidades, acadêmicos e professores, com o objetivo de atacar a autonomia das instituições”.
“Weintraub usou falsas acusações para deslegitimar as pinturas das escolas públicas, e essas foram feitas remotamente. Todo o tempo que ele passou no apartamento, ele agiu assim. Portanto, a popularidade judicial neste caso para nós na UNE é uma vitória maravilhosa.” contra a disseminação das Fake News e o plano de acabar com a autonomia das instituições”, disse Montalvao.
Clamor na Comissão de Educação com o ministro Abraham Weintraub
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.