A novela do momento em que o espanhol está acontecendo e a federação pede um aumento no número de clubes.

Uma neblina ainda envolve o departamento de longo prazo do campeonato espanhol e a incerteza sobre o torneio. Não há certeza se o ajuste ocorrerá entre Deportivo de La Corua x Fuenlabrada, adiado devido a casos de coronavírus no clube madrilenho. Isso interrompe a disputa nos playoffs de acesso, em que Fuenlabrada possivelmente estaria envolvido ou não. Ao mesmo tempo, a descida pode ser revertida. A federação espanhola pediu que, excepcionalmente, a próxima edição do momento tenha 24 equipes. Ele analisa que a última circular foi afetada pelo adiamento do duelo, que resultou na queda do Depor. E ainda assim, nem todos estão satisfeitos.

O juiz investigador do comitê do festival da Federação, Ricardo Esteban Daaz, disse que o ajuste entre Deportivo e Fuenlabrada seria perdido, com a vitória dos galegos, dado os sintomas da culpa do clube madrilenho em casos de coronavírus. Com isso, os playoffs de acesso aconteceriam com a presença de Elche, o único que pode ser superado através do Fuenlabrada. No entanto, a própria Comissão de Concorrência rejeitou essa proposta porque analisou que havia evidências inadequadas na época e causaria “danos irreparáveis” a uma medida provisória.

Portanto, há imensa incerteza quanto a qual procedimento. A maioria dos membros da delegação de Fuenlabrada retornou a Madri, tendo passado as últimas duas semanas confinados a um hotel em quarentena em La Coruña. O clube não abre mão de sua posição no momento e defende sua chance de sair para ter sucesso nos playoffs, mesmo que a La Liga também defenda sua eliminação. Elche afirma ser o “maior perdedor”, sem saber se ele pode jogar ou ameaçar sair de férias mais cedo. Enquanto isso, é imaginável que o Zaragoza vá direto para cima sem playoffs, depois de completar na 3ª posição, o que geraria mais processos judiciais da quarta à 6ª posição.

Na parte de trás da mesa, também não há conforto. O Deportivo continua seus planos de justiça conjuntos e afirma que é prejudicado pelo adiamento do ajuste, mesmo que, nesta fase, não te salve o rebaixamento antes de vencer o Fuenlabrada. A federação concorda com os galegos e, portanto, enviou uma carta à La Liga para uma equipe de 24 grupos em 2020/21. Além do Depor, o Numancia também evitaria o rebaixamento, alguns outros caíram na última rodada. Portanto, a proposta da entidade é que seis grupos sejam rebaixados e apenas 4 passem da terceira para a próxima edição.

O detalhe é que, com isso, Racing de Santander e Extremadura já precisam forçar um departamento no momento com 26 equipes. Ambos também foram rebaixados nesta temporada, em antecipação. Eles não tinham como escapar na última volta. De acordo com os dois clubes, terá que haver um empate: portanto, o momento permanecerá 22 clubes e os quatro rebaixamentos, ou todos permanecerão em combinação no mesmo ponto com 26 participantes. Nesta linha, Rayo Vallecano aparece. Os franqueados tiveram a oportunidade de participar dos playoffs de acesso e também afirmaram que foram afetados pela situação. Eles precisam dos playoffs para passar com seis equipes, não mais quatro.

Deve-se notar também que um acórdão contrário a Fuenlabrada por sua conduta no caso do coronavírus possivelmente resultaria em uma desaceleração administrativa. Os cidadãos de Madri são acusados de esconder o palco de seus jogadores, organizações esportivas e até autoridades públicas, o que teria comprometido a aptidão de todos os envolvidos. Neste cenário, uma vitória do Deportivo também pode ultrapassar Numancia e evitar o rebaixamento, com Fuenlabrada abaixo de ambos. As queixas contra Fuenla permanecem pendentes, uma das quais caiu nas últimas horas. Os jogadores do Fuenlabrada também tendem a denunciar o clube à Associação de Atletas Profissionais pela forma como foram expostos ao vírus.

O que é certo é que a urgência em torno do episódio é imensa. Clubes que podem estar de férias não estão e os clubes que merecem tomar uma decisão sobre o acesso estão à mercê do beco sem saída. O atraso nos playoffs pode tornar a temporada de futebol espanhol maior, já que a elite da La Liga começará em 12 de setembro. E isso está diminuindo em um momento em que os casos de coronavírus na Espanha, e nos próprios clubes espanhóis, estão aumentando novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *