O Amazonas recebeu “Grand” na avaliação da organização não governamental (ONG) Transparance International Brasil, alcançando o 14º lugar no ranking de transparência entre os estados brasileiros. A pesquisa avalia a divulgação de contratos emergenciais para combater a pandemia Covid-19 no estado.
Segundo a ONG, o resultado publicado nesta sexta-feira (31/07) abrange uma avaliação realizada entre 20 e 23 de julho dos portais de 26 estados, Distrito Federal, capitais e governo federal, sobre a facilidade e imediatismo dos dados. em contratos emergenciais.
A classificação leva pontuações de 0 a 100, nas quais os altos transparentes estão mais próximos da pontuação máxima. O Amazonas alcançou 87,3 pontos, permanecendo na categoria máxima de “Gran”, à frente de estados como Maranhão, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.
Segundo o Controlador-Geral do Estado, Ot-vio Gomes, o resultado positivo do Amazonas na pesquisa é atribuído ao esforço conjunto dos órgãos estaduais, conforme decidimos, por meio do governador do Estado, Wilson Lima, o cumprimento dos critérios exigidos por meio da ONG relacionada à disponibilidade. dados em todos os canais de comunicação, adicionando o portal do governo, o portal da transparência, o portal Coronavirus AM e as redes sociais.
As pinturas conjuntas estão nas pinturas da Controladoria Geral do Estado (CGE), do Ministério da Fazenda do Estado (Sefaz-AM), da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), do Ministério da Saúde. Estado de Comunicação (Secom) e Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).
“O resultado positivo recebido na qualificação da Transparência Internacional Brasil é resultado de pinturas conjuntas entre órgãos estaduais, de acordo com as decisões do governador Wilson Lima, com o objetivo de garantir transparência e transmitir ao cidadão, de forma transparente e objetiva, todas as informações públicas. recursos utilizados, através do recrutamento, para combater a pandemia Covid-19”, disse o Controlador.
Em https://transparenciainternacional.org.br/ranking/, podem ser obtidas habilidades de classificação e mais dados sobre a iniciativa Transparência Internacional Brasil.
Avaliação: a classificação baseia-se em avaliações nas categorias de dados essenciais, nas quais o funcionário expresso é avaliado para dados de contratos emergenciais; Dados desejáveis, que levem em conta o conhecimento de aquisição; Open Data, que se concentra no formato de conhecimento aberto, na capacidade de baixar dados, mecanismos de busca, na capacidade de baixar todo o contrato.
A pesquisa abrange ainda as Categorias de Legislação, que analisa os estilos de vida da lei expressa que trata de contratos emergenciais; e socialArray, que leva em conta dados de recrutamento de emergência no portal oficial do governo, no portal de dados do Covid-19 ou na agência de aptidão culpada, no portal ou agência de transparência, nas mídias sociais do governo, na ouvidoria e na transparência passiva.