A Prefeitura municipal de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, anunciou um apelo aos artistas, profissionais culturais, estabelecimentos e coletivos culturais do município para que se inscrevam no mapa cultural do Cear, o que pode ser feito neste link.
O prazo final é 7 de agosto. A medida é obrigatória para participar da variedade que garantirá aos artistas os recursos da lei de emergência cultural Aldir Blanc. As inscrições feitas após esta data não serão válidas.
Os artistas que podem participar vêm com contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, oficinas e professores de escolas de arte e capoeira. “É um pré-requisito para conseguir ajuda. Espaços culturais também devem ser cadastrados para obter a concessão para a manutenção de seus espaços”, afirma o titular da pasta cultural de Caucaia, Paulo Guerra.
Para auxiliar no cadastro, a Secretaria criou sua equipe técnica na sede da agência, entre nove e 12 horas. Segunda a sexta-feira, localizada na Rua Juaci Sampaio Pontes, nº 1732, Centro.
De acordo com a lei de Aldir Blanc, a cidade de Caucaia investirá mais de 2 milhões de reais em atividades de promoção cultural no município. O orçamento é utilizado para pagar 3 parcelas de auxílio emergencial, no valor de R$600, ao pessoal da cultura casual que recebeu assistência geral.
O recurso também será utilizado para fornecer subsídios e financiar a manutenção de empresas e espaços artísticos e culturais afetados pela pandemia através do novo coronavírus (Covid-19), além de incentivar a produção cultural local com cursos, convocações para ocasiões e pagamento de bônus
Uma comissão de orientação está sendo criada com a participação do governo público e da sociedade civil para discutir prioridades de investimento.
“Estamos no processo de conscientização sobre a formação de um comitê onde a sociedade e o poder público são fornecidos e que satisfaça os interesses de todos os segmentos culturais de Caucaia, agregando povos indígenas e quilombolas”, conclui o assessor técnico do Ministério da Cultura de Caucaia, Eugenio Oliveira.
SERVIÇO
Perguntas sobre a inclusão de artistas no mapa cultural do Estado do Cear
Telefones: (88) 99785-6847 / 3342-5720
E-mail: [email protected]
Inscrição no mapa cultural do estado do Cear: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/
Covid-19: mais de trezentos pacientes foram liberados em Caucaia
O procurador recomenda que a Prefeitura de Fortaleza publique agenda médica na internet