Comece sua voz: aqui está um e-book musical com músicas de anos formativos portugueses

Você está fazendo uma música “Jardim da Celeste” na frente da TV? Lembre-se talvez até a revista educacional RTP 1 e a van vermelha, “sempre andando na estrada”. Como essa música, que eu ainda gosto muitos anos depois, há muitos mais. Ana Sao-Marcos e Joana Santos procuravam as “canções tradicionais da nossa infância” e ousaram sonhar com um e-book interativo que pode agradar a todos: da geração Panda aos Desenhos Animados e avós.

Chama-se Giroflé e deve chegar ao mercado em setembro, mas só será apresentado porque as famílias portuguesas devem enviá-lo para a playlist de seus filhos. Afinal, eles financiaram o investimento. “Criamos uma cruzada de crowdfunding para fornecer o projeto”, diz Joana, co-fundadora da nova editora Cucoo Kids. “Em um mês, arrecadamos 5500 euros.” Embora esse valor não cubra todos os preços da primeira edição, o entusiasmo demonstrado convenceu os dois vendedores a correr o risco: eles produzirão dois mil quilos a mais do que o esperado.

“O primeiro conceito veio aqui no ano passado, depois que minha filha Laura tinha um ano de idade. Tínhamos livros de música, apresentados através de amigos estrangeiros, e ela começou a interagir muito com um, neste caso francês, e temporariamente entendeu como funcionava. as páginas são de papelão e têm um sensor onde a criança toca e a música começa”, diz Ana ao telefone. “Eu me perguntava: por que não há nada como isso em português? Em Portugal, há livros de som com sons de animais, ferramentas musicais ou transporte, mas não consegui localizar nada cantado.

 

Vamos trabalhar. A melhor ilustradora, Catarina Vieira, descobriu e fez arranjos musicais para seis canções com raízes na tradição portuguesa, de “Jardim da Celeste” a “Papagaio Loiro”, sem falar na saia de Carolina. “Começamos assistindo Cancioneiro Popular Portugus, através do italiano Giacometti, que fez estudos em todo o país, mas basicamente optou por canções conhecidas”, acrescenta Ana.

Melhor ainda, apenas os culpados de cantar, já ouvidos no site da atribuição: o coro do jovem Crescendi, pausa – Escola de Msica, Gondomar, que estava em gravações explícitas para que este ebook ocorresse – e para o qual eles voltam 0,50 euros em cada venda. “Pensamos que faria sentido para o coral juvenil sem fins lucrativos, que promove a educação musical para jovens e jovens.”

 

As letras das canções, acompanhadas de desenhos coloridos, são apresentadas em cada página, para que pais, avós e, quem sabe, bisavós, possam acompanhá-las com os pequenos. Para ouvir, basta apertar o botão, que atrai as mãozinhas curiosas das crianças. E assim o patrimônio musical português é preservado, ao mesmo tempo em que vende uma educação mais positiva, através de momentos lúdicos e de aprendizagem, e, sobretudo, sem o uso de dispositivos virtuais (vade de tecido à moda antiga! Mas só depois de terminar de ler isso, você sabe.

Se você está curioso, aproveite isso e também assistência para chegar lá: é imaginável ajudar a tarefa até 1º de agosto e há até custos para quem faz. As doações começam em cinco euros, com direito a um crachá ou um marcador ilustrado, e se você der 17, seu círculo de parentes será um dos primeiros a cantar Giroflé. Flé Florida.

Leituras verdes: seis novos literários para pais e filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *