O bispo emérito da diocese de Cornelio Procepio (Norte Pioneiro), Dom Getolio Teixeira Guimares, 82 anos, morreu na manhã deste sábado (1º). De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, após o remédio em Londrina, o bispo retornou a Cornélio e morreu no Hospital da Unimed em decorrência de complicações cardíacas.
O velório será realizado na Catedral de Cristo Rei, Cornélio Procepio, a partir das 15h. Será aberto à população, de acordo com as autoridades de aptidão, devido à pandemia.
A missa acontecerá na Catedral de Cristo Rei no domingo (2) às 9h. Então o enterro tomará posição na própria catedral.
LEIA MAIS
Um bispo para o seu povo
Caminho
O terceiro bispo da Diocese de Cornélio Procepio, Dom Getolio, nasceu em 17 de outubro de 1937 em Cipotnea, Minas Gerais. A ordenação sacerdota ocorreu em 4 de agosto de 1966 em Barbacena (MG) e em 22 de março de 1981, a ordenação episcopal tomou conta de Ponta Grossa (Campos Gerais).
O Papa João Paulo II o elegeu como bispo residencial de Cornélio Procepio, e sua posse ocorreu em 20 de maio de 1984, na presença de Dom Carlo Furno, então núncio apostólico do Brasil.
Passaram 30 anos à frente da diocese até o bispo emérito Dom Getolio em 01/06/2014, com a posse do novo bispo, Dom Manoel Joo Francisco. Desde então, ela tem sido pastora em todos os municípios que compõem a diocese regional.
De acordo com o site da diocese, nos anos em que era bispo local, “Dom Getelio colocou seu lema em prática: “Quem se beneficiou de Benefaciendo”. e nunca foi muito lento para convidar outras pessoas leigos a assumir seu papel na Igreja.
De acordo com a publicação, as prioridades pastorais e os destaques da marcha mostraram o medo evangélico de Dom Getolio, que convocou e incentivou os diocesanos a se renderem ao projeto e dar um novo impulso à evangelização.
LUTA OFICIAL
O prefeito de Cornélio, Amin José Hannouche (PSDB), declarou um duelo oficial de 3 dias “em sinal e apenas homenagem aos poderes executivo e legislativo, e a toda a comunidade procopense”, de acordo com o decreto nº 1886/20.
“Estamos profundamente horrorizados com a morte do nosso Bispo Emérito, Dom Get-lio Teixeira Guimares. Ele já está com o Pai, seremos nostálgicos e gratos por tudo o que ele fez pela nossa comunidade cristã. Perdemos um pastor maravilhoso e uma figura vital em nossa comunidade. Dom Getolio marcou a história do nosso município e será lembrado por gerações como um humilde e perseverante padre. Precisamos explicar nosso profundo sentimento pela morte do bispo emérito Dom Getolio para toda a comunidade católica, amigos, círculo de família e todos nós que, como nós, lamentamos sua morte”, disse o prefeito através da assessoria de imprensa.