A Boa Vista é o oitavo capital mais transparente na divulgação de contratos emergenciais celebrados durante a pandemia do novo coronavírus. A cidade atingiu 94,9 problemas dos 100 imagináveis. A pontuação está classificada apenas na pontuação publicada pela Transparência Internacional, nesta sexta-feira, 31.
Veja a classificação neste link: https://transparenciainternacional.org.br/rating/
Para elaborar o ranking, a Transparência Internacional analisou mídias sociais, sites de portals de transparência em todas as 27 capitais, governo federal, governos dos 26 estados e do Distrito Federal.
A revisão avaliou os dados sobre os contatos a serem realizados nos portais, tais como: nome do contratante, número do CNPJ, valores, duração contratual, entre outros dados. “Essa classificação demonstra a transparência com que nosso controle lida com recursos públicos, especialmente a pandemia. Todos os dados podem ser descobertos no site da prefeitura, de forma rápida e fácil para qualquer cidadão”, disse a prefeita Teresa Surita.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus em Boa Vista, a prefeita Teresa Surita tomou uma série de medidas para lidar com a doença na capital. Muitas dessas medidas e o investimento necessário através dos governos municipal e federal. Todo o orçamento ganho e investido deve ser mantido livremente em: https://transparencia.boavista.rr.gov.br/covid-19
Ao acessar o site, o usuário descobre na página principal um link que leva a dados sobre a transparência dos movimentos covid-19. Esta página inclui conhecimento detalhado dos contratos executados na pandemia, tais como: valores liberados, local de execução, data de abertura, prestígio e prestígio de entrega e fornecedor.
No portal, é imaginável acessar contratos para aquisição de medicamentos, dispositivos médicos hospitalares, gel alcoólico, máscaras de tecido facial, testes imediatos, dispositivos de proteção não públicos (EPI), bem como contratos para aquisição de apresentações tradicionais de álcool em gel. que foram colocados em órgãos municipais.
“O portal da transparência é usado para informar sobre os investimentos que fazemos no município. Nesse período, os valores da fórmula de habilidade unificada e dos recursos próprios municipais foram invertidos. Dessa forma, evitamos especulações, pois tudo é inserido em um banco de dados por dia”, acrescentou a prefeita Teresa Surita.
Além disso, disponibiliza-se o boletim epidemiológico de Boa Vista, que é atualizado diariamente para manter o público informado sobre os casos da doença. Também é imaginável localizar aditivos, a ouvidoria, a fórmula eletrônica do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) e a lei coronavírus desde o início da pandemia.