Neste sábado (1º), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), lançou em Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), o Canal Produzir Amazonas, com cursos livres 100% on-line, disponibilizando videoaulas de curta e/ou longa duração com temas diversos voltados para o setor agropecuário.O objetivo do programa é oferecer assistência técnica aos produtores rurais e conteúdos para atrair novos investidores para o setor primário do Amazonas. Os conteúdos do Canal Produzir Amazonas serão disponibilizados por meio de link no Youtube do Sistema Sepror e compartilhado no site e redes sociais da secretaria.
“Com a pandemia coronavírus, que tem dificultado a velocidade do treinamento presencial e presencial da organização, e levando em conta a tendência no desenvolvimento de cenários de cursos de vídeo, lives, videoconferências, cursos a distância único e cem por cento online, o Sepror descobriu uma maneira de minimizar os efeitos causados pela pandemia ao disponibilizar este canal” , disse o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Junior. Canal Produir Amazonas
Serão cinco cursos com outros temas para o setor agropecuário, um curso com 4 módulos, todos ministrados por meio de técnicos da fórmula Sepror, composto pela secretaria e seus parceiros, o Instituto para o Desenvolvimento Agropecuário e Florestas Sustentáveis (Idam), a Defesa Agropecuária e a Agência Florestal (Adaf) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (ADS). Os temas dos cinco cursos são: “Empreendedorismo na piscicultura”, “Cursos básicos para a pecuária sustentável”, “Cursos básicos para pecuária leiteira”, “Planejamento para começar a cultivar frutas” e “Comece a produzir hortaliças”. Os temas a serem discutidos no primeiro curso serão os aspectos econômicos da piscicultura, os aspectos técnicos, a preparação da lagoa e os procedimentos fundamentais para a produção de aquicultura e qualidade da água. “São 4 vídeos mostrando as principais atividades semelhantes à piscicultura para quem precisa empreender, lembrando a importância do piscicultor estar totalmente qualificado para realizar suas atividades, também é obrigatório buscar assistência técnica, a recomendação de um profissional para que ele possa fazer os acompanhamentos obrigatórios”, disse Leocy Cutrim, Secretária Executiva de Pesca e Aquicultura para o mês seguinte. , uma videoaula está em andamento sobre o tema do gado. Para acessar os cursos, basta acessar o site da Sepror, www.sepror.am.passv.br ou a página de fórmulas da Sepror no Youtube.