Curitiba alcança o melhor na classificação de transparência na luta oposta ao Covid-19

Selecione a página

Com 82,2 problemas na classificação de transparência na luta oposta ao Covid-19, pela Organização Internacional da Transparência do Brasil, Curitiba atingiu o ponto de avaliação ideal na pesquisa publicada na sexta-feira. A capital paranaense aumentou em 11 números até a avaliação anterior, de 29 de junho.

O objetivo do portal de transparência Covid-19 é criar dados públicos para que a sociedade civil, a imprensa e os órgãos possam monitorar e fiscalizar os gastos públicos semelhantes à pandemia. O Portal Expresso Covid-19 é uma nova exigência, prevista no artigo 4º, parágrafo 2º, da Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, lei nacional que prevê medidas para enfrentar a emergência de aptidão pública de importância estrangeira. devido ao coronavírus.

A evolução da cidade na completa disseminação de dados no combate oposto à pandemia é um componente da melhoria dos processos internos orientados por meio do Assessor de Controle Financeiro (FT-ACF), que coordena e monitora a fórmula interna do poder executivo de Curitiba.

“Melhorar os processos de transparência já está sob controle interno. A disponibilidade em um funcionário expresso dos contratos ou aquisições feitas para combater a pandemia acabou gerando a oportunidade de reconsiderar o Portal da Transparência do Município como um todo, para atualizar o formulário e o conteúdo de insatisfação disponível ao público, explica a chefe de controle, Iara Gauer.

O rating de sexta-feira é baseado na avaliação dos portais de transparência do governo federal, de todos os 26 estados, do Distrito Federal e das capitais. Níveis de escala de 0 a 100, onde o máximo transparente está mais próximo da pontuação máxima.

A melhoria da avaliação de Curitiba é resultado da funcionalidade do controlador municipal de forma incorporada com o município envolvido (saúde, gestão municipal, gestão e gestão do corpo dos trabalhadores, planejamento, orçamento e finanças e comunicação social) e a prefeitura.

O Departamento de Controle de Gestão Financeira está preocupado com a organização, melhoria e padronização dos processos da fórmula interna da Prefeitura de Curitiba.

Além do portal de transparência Covid-19, o controle interno tem sido executado em processos de recrutamento de emergência semelhantes à pandemia. Nesse sentido, produziu uma lista de todas as leis de pandemia, bem como todas as diretrizes dos órgãos de controle externos. Esse conteúdo foi enviado para todos os espaços públicos municipais, especificamente com foco na contratação e no que merece ser seguido.

Em 2019, o prefeito enviou uma nota fiscal expressa à prefeitura para a criação da controladoria-geral municipal. Segundo Iara Gauer, a Procuradora-Geral poderá gerenciar melhor os 4 objetivos macro da função interna (auditoria interna, funcionalidade incorporada à Corregedoria, transparência matricial/ouvidoria).

“O serviço de controle interno é para tintas preventivas para controlar a gestão. Trata-se de encontrar detentos com o propósito de vender governança com diagnósticos e regras para atualizar e melhorar os processos internos com frequência”, diz o oficial de controle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *