Dois dos veículos mais solicitados e o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) devem ser mantidos online para os cidadãos: a carteira de motorista anual e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
No setor de veículos, o serviço anual de autorização representa 45% da aplicação da Comissão, em comparação com outros, como inspeção veicular, registro, transferência de propriedade, comunicação de vendas e outros.
Na direção de qualificação, o serviço de renovação da CNH corresponde a 66% da demanda, entre os primeiros serviços qualificados, atualização, CNH duplicada, Carteira Internacional de Habilitação (CNH), transição da CNH provisória para a última e outros serviços.
Segundo o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, o objetivo do controle existente é modernizar todos os procedimentos do município com o objetivo de facilitar a vida do cidadão e proporcionar agilidade e qualidade aos usuários.
Saiba como imprimir o veículo anual e renovar a CNH online:
Licença de papel A4
O proprietário do veículo, após quitar todas as dívidas (IPVA, taxas de licença, seguro DPVAT, dívida ativa e multas imagináveis), terá que acessar a página online do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) e inserir os dados do veículo, como placa e Renavam, na opção “Consultar seu veículo”.
Em seguida, uma página será aberta com todos os dados do veículo e a opção “Clique aqui para imprimir CRLV virtual”. Quando você clica, o estilo de impressão A4 aparece na tela de impressão. O procedimento pode ser realizado em qualquer lugar onde o cidadão tenha acesso à Internet e a uma impressora. A nova edição da Licença será realizada na página online do Detran-MT e tem caráter definitivo. O “verdinho” não será mais publicado em dinheiro em papel através do Município, e somente esse novo estilo do documento será realizado.
Documento de segurança
Os proprietários de veículos podem contar com a autenticidade do novo estilo do documento, pois possui a mesma segurança jurídica e garantida por meio do QR Code, que está ligado ao banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Ou seja, o cidadão, quando uma verificação de trânsito é presa, pode fornecer o documento em paz, pois será aceito através do agente de trânsito, que determinará a veracidade do documento através do QR Code.
Com o documento publicado em papel A4, não será mais obrigatório solicitar uma licença duplicada. Se o proprietário do veículo sofreu a perda, roubo ou roubo do documento, basta imprimir a duplicata em qualquer lugar que você tenha na Internet e impressora, sem custo adicional.
Renovação on-line da CNH
Há pouco mais de um mês, o governo estadual também realizou o serviço de renovação online da CNH através do aplicativo MT Cidado.
O cidadão, além de realizar o procedimento total através do aplicativo, tem a opção de obter seu novo documento através dos Correios. Para abrir o procedimento de renovação da CNH por meio da aplicação, a força motriz não deve ter obstáculos ou bloqueios em sua CNH, nem no prazo máximo de 180 dias próximo ao prazo do documento.
Como renovar
Para realizar o serviço, o cidadão deve entrar na loja Google Playshop e procurar o aplicativo MT Cidado. Após baixar e se cadastrar, o usuário terá que acessar sua conta, passar para “Meus Documentos” e depois “CNH” e aparecer seu nome, CNH catepassry, validade, número de inscrição e número de problemas.
Logo abaixo, na aba “Solicitações”, você terá que decidir a opção desejada, no caso expresso, “Renovação DA CNH”.
Ao clicar em “Renovação”, deseja verificar seus dados, a unidade do Detran-MT para abrir o processo de renovação e se deseja recuperar a CNH da unidade selecionada ou obtê-la por correio. O símbolo será usado automaticamente.
Após a confirmação, será aberta uma caixa para a emissão do recibo de taxa de renovação da CNH, que é de R$132,36.
Com o pagamento da taxa, a força motriz terá que informar a Clínica Médica indicada na RENACH para a realização dos procedimentos de exame de aptidão física e intelectual.
No próprio aplicativo MT Cidado, a força motriz será verificar a auditoria e emissão de prestígio da sua CNH e aguardar a entrega por correio, caso tenha selecionado para enviar o documento para casa.