O Estado do Amapo alcançou a quinta funcionalidade mais produtiva do país entre os 26 conjuntos da Federação em termos de transparência de contratos e produtos emergenciais para lidar com a pandemia covid-19, segundo revisão por meio da ONG Transparência Internacional, referência na investigação de mecanismos anticorrupção.
O levantamento, que foi publicado sexta-feira (31) por meio da organização, classificou estados, municípios e o próprio governo federal. O Amap aparece em quinto lugar com o Distrito Federal e Gois, à frente de 18 estados.
A ONG avaliou a qualidade do conhecimento e dos dados dos contratos emergenciais para combater o novo coronavírus, encontrado em todos os portais oficiais das capitais e estados brasileiros.
O governo amapaês teve 98,73 problemas, o tempo de qualificação, em uma escala de até 100. A classificação reflete “excelente” (80 a 100) entre as classificações, que ainda podem ser “terríveis” (0 a 19), “ruins” (20 a 39), “normais” (40 a 59) e “boas” (60 a 79).
Entre as capitais, Macapo (AP) ficou em primeiro lugar com Joo Pessoa (PB). Ambos atingiram cem pontos de audiência.
O Amap aparece em quinto lugar com o Distrito Federal e Gois, à frente de 18 estados. Arte: Ascom / GEA
Ceará, Rondônia e Alagoas obtiveram 100% na avaliação. A menor nota do estudo da Transparência Internacional, de Roraima, foi 40,51 pontos. A pontuação média entre os estados ficou em 85,7.
Para conceder as qualificações, a Transparência Internacional utilizou critérios em um Manual de Recomendações para a Transparência dos Contratos emergenciais em Reação ao Covid-19, produzido por meio da ONG em colaboração com o Tribunal de Contas da União (TCU).
De acordo com a Transparência Internacional, a classificação verifica como os dados sobre os contratos celebrados para combater o Covid-19 são divulgados. A organização analisou portais de transparência, redes sociais e sites do governo.
Além do já clássico portal estadual de transparência, que fornece os principais pontos sobre a aquisição de produtos e contratos de serviços, o Governo do Amapá também criou uma página online para a divulgação de informações oficiais: https: //corona.portal.ap. gov.br/. Lá, são publicadas notícias sobre como o governo estadual é recursos federais e estaduais para combater a doença.
[email protected]
Todos os direitos reservados. Desenvolvido através de André Melo
Todos os direitos reservados. Desenvolvido através de André Melo