Com dois grupos muito alterados em campo, a Roma venceu a Juventus em Turim por 3 a 1 na última rodada da Serie A. Nicol-Zaniolo, o principal jogador da partida, com excelente funcionalidade e uma mão no terceiro gol. O argentino Diego Perotti, que marcou duas vezes, também se destacou.
A Juventus teve muitas ausências. Cristiano Ronaldo e Matthijs De Ligt foram salvos e até foram para o banco. Paulo Dybala, Douglas Costa, Sami Khedira e Mattia De Sciglio se machucaram e também foram excluídos da equipe. Miralem Pjanic foi suspenso.
Maurizio Sarri apresentou um time reserva completo, como o lateral-esquerdo Gianluca Frabotta, de 21 anos, a meia Simone Muratore, de 22 anos, e o atacante Luca Zanimacchi, de 22 anos. Todos ganharam oportunidades em uma equipe que incluía os titulares Leonardo Bonucci, Gonzalo Higuain e Federico Bernardeschi.
Em Roma, o zagueiro Roger Ibáez, brasileiro de 21 anos, do Fluminense, começou na linha defensiva de Paulo Fonseca. O meio-campista Gonzalo Villar, de 22 anos, também ganhou um ponto de partida, assim como o mais novo deles, Riccardo Calafiori, lateral-esquerdo que atuou como ala. Os dois últimos fizeram sua estreia na Série A. Zaniolo começou pela primeira vez desde que os ligamentos do joelho foram rompido em um jogo contra a Juventus, em janeiro. E ele mostrou de uma forma maravilhosa.
A Juventus abriu o placar rapidamente. Cinco minutos após escanteio, Adrien Rabiot desviou e Gonzalo Higuaín, no meio da área, jogou para marcar 1 a 0. O empate veio aos 23 minutos. Um escanteio de Diego Perotti para cabeçada de Nikola Kalinic no centro da área para derrotar o goleiro Wojciech Szczesny.
A vez de Roma veio aqui no primeiro tempo. Aos 44 minutos, Calafiori bateu e, dentro da área, fez o corte para dentro sobre o brasileiro Danilo. O árbitro marcou pênalti. Perotti cobrou e marcou: 2 a 1, marcado no primeiro tempo.
No meio do tempo, Zaniolo trabalhou na ala direita. Ele fez a jogada e tocou para Nikola Kalinic finalizar forte de fora da área. Szczesny parou para evitar o gol. Em outra circular de Zaniolo, ele esperou o momento certo para fazer o passe e jogou com precisão, no meio da defesa, para Perotti enfrentar o goleiro da Juventus e marcar 3 a 1.
A Juventus pode ter reduzido o placar logo depois, em um jogo de Higuain, segurou a bola dentro da caixa e tocou para Aaron Ramsey finalizar. Ele não conseguiu pegar a bola certa, no entanto, o tiro bateu no poste e passou pela defesa.
No final da partida, apesar da derrota, a Juventus conquistou a taça para comemorar seu nono título consecutivo. A Roma controlou para marcar o cinturão do campeão, como dizem no jargão, com uma vitória que quebra o tabu de nunca vencer no Allianz Stadium.
A excelente funcionalidade de Zaniolo também é uma boa notícia para o técnico italiano Roberto Mancini, que afirmou que tem o jogador da Azzurra. Suas corridas, habilidades e visão são para a frente do jovem de 21 anos.
Enquanto a Juventus tomou conta da reta final e perdeu três de seus últimos quatro jogos, eles estão um ponto à frente do segundo colocado. Roma terminou em quinto lugar e complexa no nível de organização da Liga Europa. Milão entra na circular inicial do festival com o sexto lugar. O Napoli, campeão da Copa da Itália, também contribuiu para o nível organizacional da Liga Europa.
sofa_embed (‘sofá-classificação-incorporado-33-24644’, janela);