Chuvas castigam sul do estado e transborda rios em Iconha

Iconha viveu mais um dia de pânico devido às fortes chuvas que começaram na tarde de quinta-feira (30).

 

Foram mais de 10 horas de água, que levantou a ponta do rio Iconha, que transbordou e inundou as ruas do centro da cidade. De acordo com a Defesa Civil, há 175 milímetros de chuva.

 

No interior, houve também várias interrupções com queda de barreiras e inundações. Na manhã de sexta-feira, a prefeitura informou que os conjuntos de fitness de Bom Destino, Ilha do Coco, Duas Barras e Tocaia haviam suspendido suas atividades de serviço devido à incapacidade dos servidores e profissionais desses conjuntos.

 

A prefeitura também emitiu nota informando que as enchentes devido ao volume gigante de água, dissipando a denúncia de que isso ocorreu devido à obstrução da fórmula de drenagem e drenagem – “Desde as enchentes de janeiro, a cidade mantém e limpa a fórmula da água da chuva, iniciada em maio. No entanto, devido ao volume de água que caiu sobre a cidade, essa fórmula não é suficiente para drenar todo o volume”, explica a nota, que pode ser lida na íntegra abaixo.

 

 

Nota oficial

Na tarde de ontem (30), chuvas fortes, sem prognóstico, afetaram a comuna de Iconha. Em 10 horas, o medidor de chuva teve 175 mm de chuva que inundou os bairros da cidade e os problemas e locais mais baixos ao redor do centro. Por exemplo, alguns pedidos foram feitos à Câmara Municipal relacionados à drenagem das ruas e ao lixamento do rio que atravessa a cidade, por isso esclarecemos:

 

1- A fórmula de drenagem da cidade, algum tempo após a enchente de janeiro, é tema de uma entrevista, em colaboração com o governo estadual, de acordo com um registro publicado na página online do corredor da cidade no início de maio. No entanto, não é suficiente para drenar toda a água que caiu sobre a cidade;

 

2- Quanto à sedimentação do rio, a Prefeitura solicitou ao governo estadual algum tempo após a enchente de janeiro para derrubá-lo. Hoje, esse pedido foi reiterado por meio da Carta Oficial 423/2020, que envia o pedido, desde que o município não tenha recursos para realizar a ação, que cobre cerca de 1 milhão de reais. Há vários quilômetros de domínio arenoso que têm que passar pelo processo. Apesar disso, o município já providenciou regulamentação ambiental para prestar o serviço que ganhará grandes vantagens para as demais pessoas iconhenses.

 

As enchentes de janeiro e março atingiram muitas estruturas no município de Iconha. Estamos reconstruindo o município há seis meses em meio a uma pandemia, então continuaremos a ter cuidado e fazer tudo o que pudermos para atender as pessoas. Em meio a esse procedimento, temos que nos ater à legislação, à burocracia, que são componentes do planejamento da reconstrução. Ainda assim, sofremos receitas, o que conseguimos com os recursos não é suficiente para garantir um procedimento de reconstrução como gostaríamos, por isso estamos diariamente para o governo federal, o governo estadual para ajudar a Iconha a se levantar. Temos um plano de pintura de cinco milhões de euros com o governo federal para reconstrução, no entanto, esse recurso ainda não chegou. O procedimento ainda está sendo analisado, os projetos são apresentados e ajustados.

 

Inscreva-se para atualizações mensais e notícias diretamente para o seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *