Com uma população de pouco mais de 2.400 habitantes, a cidade de Urupema, na região serrana de Santa Catarina, é a única cidade do estado que não registrou casos de coronavírus até o momento. Um fato positivo, mas que, para a cidade, merece não permitir que a população tenha cuidado e distância social.
Até quarta-feira (29), Urupema compartilhou com Barra Bonita o posto de comunas sem Covid-19, das 295 cidades catarinenses. Mas o oeste selvagem da cidade registrou seu primeiro caso, um homem entre 50 e 60 anos em isolamento social.
As medidas tomadas por meio da gestão municipal de Urupema não são muito diferentes de outros municípios. No dia 20 de março, o prefeito Evandro Frigo Pereira emitiu um decreto de emergência para uma exceção imaginável ao leilão de compras de bens e instalações para combater a pandemia.
As redes sociais e uma página especial sobre o fator corredor da cidade alertam a população, solicitando remédios como o uso de uma máscara e um gel alcoólico. A mesma equipe que avisou quando a cidade teve seus cinco casos suspeitos, todos descartados.
Para a secretária de saúde do município, Tonia Gugliemi Borges, não há segredo: no início da pandemia, a cidade colocou em prática novos protocolos e cuidados. “Desde março, temos uma barreira de condicionamento físico para medir a temperatura e fornecer dados para quem entra na cidade”, diz ele.
Cuidados frequentes e turísticos.
O fato de ser uma pequena cidade de 350 km2 não é uma justificativa, pois o Painel Vizinho e Bocaina do Sul têm população semelhante e já tiveram registros de Covid-19. Além disso, por ser um dos lugares mais frios do país, Urupema recebe muitos turistas durante o inverno. No entanto, os problemas de visitação foram encerrados.
Com a chegada da estação de temperaturas mais baixas, teremos que redobrar a atenção. Por isso, o secretário afirma que o público não merece e continua a aderir às medidas indicadas. “Como uma das cidades mais frias do país, podemos ver um acúmulo na propagação do vírus”, alerta.
Menos plástico, por favor!
Salve artesanato com fibra de bico