Estão abertas as inscrições para a trigésima edição do Cine Cearo – Festival Ibero-americano de Cinema. Longas-metragens ibero-americanos e curtas-metragens brasileiros formarão produções até 8 de setembro. Evento anual, realizado com frequência desde 1991, o Cine Cearo comemora 3 décadas sem tremer, adotando um novo formato híbrido, usuário e virtual. O festival será realizado de 28 de novembro a 4 de dezembro.
Diante do desejo de manter o isolamento social devido à pandemia Covid-19, o festival merece assumir a posição de usuário em Fortaleza, no Cear, seguindo o comando do governo do evento.
A programação virtual será transmitida pelo Canal Brasil, por meio de sua plataforma online Canal Brasil Play (www.canalbrasilplay.com.br), que fará com que você tenha por 24 horas os filmes de longas-metragens ibero-americanos competitivos e curtas-metragens brasileiros. Também haverá atividades no festival e parceiros de mídia social.
Para participar, qualquer interessado deve acessar o site www.cineceara.com e buscar a forma de inscrição e convênio online. As inscrições são gratuitas. Assim como no ano passado, o 30º Cine Cear reservará pelo menos 30% de participação de mulheres em espetáculos competitivos. A curadoria prioriza obras inéditas.
Filmes animados, ficcionais, documentais ou experimentais através de fabricantes ou administradores ibero-americanos (países latino-americanos, caribenhos, portugueses e espanhóis) concluídos a partir de 2019 com duração mínima de 60 minutos podem participar da competição de cinema ibero-americano.
A Competição Brasileira está aberta a curtas-metragens nos gêneros de ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, completados a partir de janeiro de 2019, que participaram da variedade de outras edições do Cine Cear. Podem se candidatar fabricantes e/ou administradores brasileiros que moram no país há mais de 3 anos.
Os filmes do Cear decididos para essas exposições serão reanálisos através do Comitê de Variedades da Mostra Olhar do Cear.
Troféu Mucuripe
O prêmio oficial do festival, o Troféu Mucuripe, será concedido aos indicados através do Júri por longas-metragens ibero-americanos competitivos e curtas-metragens brasileiros em outras categorias.
A exposição Olhar do Cearo também vai elogiar o filme mais produtivo do Cear com o Troféu Mucuripe. Os principais pontos completos de inscrição, o procedimento de variedade e a atribuição de exposições competitivas, entre outras informações, podem ser descobertos nos regulamentos realizados no site do festival.
O filme do Concurso Ibero-americano de Longa-Metragem, escolhido por meio do júri oficial, também receberá o prêmio de R$ 20 mil, que será pago na forma de recursos para a distribuição de pinturas no Brasil, dentro dos critérios do regulamento. . Treinamento
Com suas performances competitivas e paralelas, exposições especiais, debates, oficinas e a participação de profissionais das mais variadas áreas do audiovisual, o 30º Cine Cearo reforça seu compromisso de levar uma porcentagem da produção audiovisual ibero-americana ao público brasileiro, proporcionando um intercâmbio entre cineastas e acadêmicos de outras culturas e vendendo a disseminação de novos talentos.
Cine Cear
O 30º Festival de Cinema De Cearo – Cinema Ibero-americano é organizado por meio do Ministério do Turismo, secretaria especial de cultura e Associação Cultural Do Cinema Cearo. Conta com a instituição da Universidade Federal do Cear, por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira, do Governo do Estado do Cear, por meio da Secretaria de Cultura, e da Prefeitura de Fortaleza. Produzido por meio da Bucanero Filmes, conta com uma parceria com o Canal Brasil e o patrocínio da Cegs e de outras empresas públicas e pessoais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Estadual (SIEC) e da Lei Federal de Incitação à Cultura.
SERVIÇO
30 – Cine Cear – Festival Ibero-americano de Cinema – Aberto de 3 de agosto a 8 de setembro de 2020 para longas-metragens ibero-americanos competitivos e curtas-metragens brasileiros para esta edição, que será apresentado em 28 de novembro deste ano em força, Cear e virtual na plataforma Brasil Channel Play. Também haverá atividades em parceiros de mídia social. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Cear Film Festival. E-mail: [email protected]