A Câmara de Comércio do Estado do Amazonas (Jucea) registrou 701 novas empresas no estado em julho de 2020, segundo relatório do Sistema de Registro Comercial. Trata-se de um acúmulo de 24,8% em relação a junho, que incluiu 527 novas constituições. No entanto, as extinções registradas no mesmo mês, um total de 374, superaram as do mês passado, que foram 217. Para a presidente do conselho de publicidade, Maria de Jesus Lins, as extinções se multiplicaram em relação ao mês passado, o aumento do número de constituições em julho mostra uma tendência de alta. “Conquistamos esse número de novas aberturas de negócios de olhos inteligentes, porque notamos uma tendência para melhorar a crença dos vendedores no cenário de negócios da Amazon, fato que também se estende por todo o país”, disse ele. Como o maior tipo de empresas cadastradas na Amazônia em julho de 2020, destaca-se o empreendedor individual, com um total de 296 novas constituições, seguida pelo registro da Sociedade Empresarial Limitada, com 228 novas vagas. As duas apresentações, portanto, são também os tipos de negócios que registraram o maior número de fechamentos de negócios em julho, com um total de 236 e 112 extinções, respectivamente.
Do total de 701 novas corporações incorporadas no estado, 327 foram consolidadas por meio de registro automático. Mais agilidade e aprovação de até cinco minutos são alguns dos atrativos do procedimento, que é o registro de corporações sem intervenção humana. Sociedade anônima de Responsabilidade Limitada (LTDA). E, novamente, a extinção do empreendedor individual.
O acúmulo de pedidos de registro do setor em julho também se refletiu diretamente na arrecadação do município de R$1145.878,49 em taxas, superando o valor arrecadado em junho de R$905.242,45.
O serviço online da Jucea continua sendo o máximo procurado pelos usuários para dúvidas sobre a fórmula e as necessidades dos processos de registro da empresa, mesmo após o retorno do serviço presencial em 2 de junho, nove, suspenso devido à pandemia. Covid-1nine, em março. De acordo com o conhecimento da fórmula de controle interno do município, de 1º a 31 de julho, foram feitas 4.302 ligações para a página online da Jucea (www.jucea.am.gov.br), e apenas 630 visitas presenciais devido ao combate à disseminação do Covid-1nine, o atendimento presencial para o login da indústria foi aberto das nove às 14h. E, ligações online e telefônicas pelo telefone (92) 3212-4150, das 8h às 14h. Texto: ‘quila Sics’