INSCREVA-SE NO JORNAL
Condé, na região metropolitana de Joo Pessoa (RMJP), cidade onde choveu em julho em Paraaba. Segundo levantamento realizado pela Agência Nacional de Gestão das Águas (Aesa), foram registrados 321,6 milímetros (mm) no município no mês passado. Também foram registradas chuvas de mais de 300 mm em Lucena (316,2 mm) e Ba’a da Traiao (303,1 mm).
Desde o início do ano, a cidade de Condé tem a quarta chuva, com 1.688,2 mm. Pessoa lidera a classificação de chuva de 2020 com 1953,2 mm, seguida por Lucena (1909,7 mm) e Baa da Traiao (1752,8 mm).
“Como esperado, as chuvas estão acima da média. A média anual da capital é de 1845,4 milímetros, ou seja, Joo Pessoa já ultrapassou 6% e ainda é agosto. O de Lucena é semelhante: a média anual é de 1.653,3 e já choveu 15,5% acima desse valor”, explicou a meteorologista Aesa Marle Bandeira.
A previsão para as cidades litorâneas à tarde e à noite desta segunda-feira (3) é de céu nublado. “O deslocamento da umidade nos baixos graus da atmosfera, que se desloca do oceano para o litoral de Paraaba, deixa o tempo com nebulosidade variável, favorecendo o aparecimento de chuvas imediatas e ocasionais no setor leste. Nos outros, o tempo permanece parcialmente nublado”, disse o meteorologista Carmem Becker no boletim meteorológico diário emitido pela Aesa.
A proposta de Emenda Constitucional (CEP) 20/2019, que define a “nova previdência”, está de volta à pauta. O deputado Taciano Diniz (Avante), presidente da Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Paraaba (ALPB), criada para discutir a proposta, convocou uma reunião de teleconferência nesta terça-feira (4) às 14h.
Estados e municípios tinham até 31 de julho de 2020 para se adaptarem às novas regulamentações sobre a reforma da Previdência, feitas por meio da Emenda Constitucional nº 103. Após a aprovação do CEP enviada pelo governador Joo Azevado (cidadania), há 90 dias para colocar a mudança em vigor Alguns municípios já aprovaram as mudanças, como Patos, no Serto da Paraaba.
Um dos problemas máximos questionáveis do CEP é que a alíquota de contribuição previdenciária aumenta de 11% ultimamente para 14%. O cumprimento das normas é uma exigência para que estados e municípios tenham a certidão de regularidade previdenciária, que é obter transferências voluntárias da União e financiamentos de bancos públicos federais.
O CEP chegou à Assembleia em dezembro do ano passado e, após muitas polêmicas, foi adiado para 2020, através do presidente Adriano Galdino (PSB). O relator da proposta é o líder do governo na Câmara, Ricardo Barbosa (PSB), que gerou outra polêmica. A discussão estava prevista para acontecer na primeira semana de março, mas com a nova pandemia coronavírus, acabou sendo adiada.
Além de Taciano Diniz e Ricardo Barbosa, a Comissão Estadual de Reforma da Previdência é composta por Felipe Leito (DEM), Edmilson Soares (Pode), Branco Mendes (Pode), Raniery Paulino (MDB) e Walber Virgolino (Patriota). Os suplentes são o deputado Caio Roberto (PL); Buba Germano (PSB), Wilson Filho (PTB); Lindolfo Pires (Podemos); Galego Souza (Progressistas) e Joel Henrique (PSDB).
De acordo com o deputado Efraim Filho (DEM), o Ministério da Saúde, por meio da Portaria 1587 de 28/07/2020, atribuiu incentivos monetários a todos os Covid-19s na fórmula das escolas públicas de todos os municípios do Brasil. Basic.
Leia também: Governadores participam da Assembleia Geral do Consórcio NE
“Os prefeitos devem ficar atentos ao correto uso dos recursos, seguindo os critérios da portaria e as recomendações feitas através do Ministério da Saúde e que serão realizadas no local”, alerta o parlamentar paraaba.
O orçamento atende aos critérios de incentivo monetário do programa Saúde na Escola, nos termos do art. 12 da Portaria Interdepartamental nº 1055/MS/MEC de 26 de abril de 2017, e foram estabelecidos nos dados do censo escolar de 2017.
Os incentivos financeiros serão utilizados para a aquisição de tecidos obrigatórios para garantir a proteção de acadêmicos e profissionais da escola nas escolas e para promover movimentos de aptidão e prevenção do Covid-19.
Segundo o deputado Efraim Filho, líder do Democratas na Câmara Federal, os recursos são essenciais para a preparação para a retomada das aulas, e são utilizados na aquisição de produtos de higiene, produtos de limpeza, álcool ou gel líquido 70%, máscaras, termômetros infravermelhos, rótulos adesivos para distância social, tecidos educativos para destacar a promoção da atividade física e movimentos de prevenção contrários à matriz Covid-19 , entre outras coisas.
Além da Portaria 1.587, o Ministério da Saúde publicou a Portaria SAES 564/2020, que cria o procedimento “Prevenção do Covid-19 nas escolas” na tabela de procedimentos do SUS.
A ex-secretária municipal de Habitação de Joo Pessoa, Socorro Gadelha, mostrou nesta segunda-feira (4) que havia pedido ao prefeito Luciano Cartaxo (PV) que renunciasse ao cargo. Em relação ao PV, Socorro Gadelha disse que não pretende deixar o partido agora.
Na última sexta-feira (31), o corredor da capital da cidade chegou a publicar um calendário para a abertura do rito de Socorro e Daniella Bandeira, esta última que já assumiu a Secretaria do Plano. A Secretaria de Habitação está agora vazia.
O Campinense ganhou reforço significativo na fórmula defensiva para o jogo de terça-feira (4), ao contrário do Sousa, com o retorno do zagueiro Alex Maranhão. Além disso, o atacante F-bio Junior pode ser usado no ataque. A definição toma posição no estádio Amigio, às 20h15, em Campina Grande, e quem vencer promete uma vaga na fase final do Campeonato Paraibano.
Durante a primeira partida, disputada no estádio Marizo, na cidade de Sousa, houve empate entre Sousa e Campinense, em 2 a 2. Sobre isso, a disputa permanece aberta. Pelo regulamento, um novo empate levaria à resolução de lances diretos a partir do ponto de penalidade. Quem vencer continuará lutando pelo nome da competição.
O Campinense volta ao Estádio Amigio uma semana depois de perder seu maior rival, o Treze, por 1 a 0. Mas o time da Raposa ganhou motivação com o empate no último jogo. Com isso, apostando no time da casa, o time rubro-negro não precisa perder a oportunidade de ter sucesso na fase final do campeonato paraibano mais uma vez.
O treinador do Campinense, Nei Júnior, não dependia do zagueiro Alex Maranhão. O jogador cumpriu suspensão automática por expulsão. O Comandante Rubro-Negro agora ganha uma peça vital para posicionar o plano tático. Breno, que no último jogo, volta aos reservas esperando por outra oportunidade.
Outro jogador da Comissão Técnica campinense é o atacante F-bio Junior. Com contrato desde o início da temporada, ele estava ausente devido à pandemia e não retomou a educação até a semana passada. Ele garantiu que não parou de correr nesta época e esperava ajudar o time da Raposa no ataque oposto ao Sousa.
O promotor e coordenador do Núcleo de Esportes e Defesa do Torcedor (Nudetor), Valberto Lira, aguardava a posição da Federação Paraibana de Futebol (FPF) e vetou o Estádio Presidente Vargas (PV), em Campina Grande. Ele recomenda que o ataque entre Treze e Botafogo seja mantido, nas semifinais do Campeonato Paraibano, para o estádio Amigo, também em Campina Grande.
Com isso em mente, a assessoria do advogado Valberto Lira elimina as chances da FPF de responder ao pedido do Treze, que pretendia levar o jogo ao PV. O pedido do Treze foi enviado à FPF logo após o primeiro ajuste entre Botafogo e Treze na última sexta-feira (31), no estádio Almeido, em Joo Pessoa.
O parecer do procurador-geral, Valberto Lira, encaminhou à presidente da FPF, Michele Ramalho, nesta segunda-feira (3). A repreensão do Ministério Público de Paraaba (MPPB) afirmou que ele estava ciente da solicitação do Treze por meio de dados “em blogs e sites”. Para fundamentar seu parecer, o promotor alega que a assessoria do Treze “não forneceu a atribuição ao Conselho de Atividades Técnicas dos Bombeiros Militares de Paraaba”.
Assim, a justificativa do ministério público continua de que a alocação do Treze seria “monitorar sua implementação, pelo menos durante esse período pandemia, já que a localização correta e o número de extintores de chaminés estão obsoletos”.
O procurador alega que há um acordo entre a FPF e os clubes para que os clássicos envolvendo Botafogo, Treze e Campinense sejam marcados nos estádios do Almeido em Joo Pessoa e Amigoo em Campina Grande.
“Dessa forma, apresentei a sua proprietária (presidente da FPF) para designar partidas para o estádio discutido (PV), sob pena de responsabilidade civil e corrupta”, enfatiza Valberto Lira.
O Portal Correio tentou tocar na diretoria do Treze para comentar o caso, mas não foi para nenhum avarather.
Na segunda-feira (3), o governo estadual ignorou o Centro de Acolhimento e Isolamento Social (Cais), destinado a cidadãos de comunidades deficientes com sintomas leves de covid-19. O projeto foi instalado na construção da Escola Pública Linduarte Noronha, em Joo Pessoa, e pode acomodar outras 70 pessoas encaminhadas através das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Leia também: PB tem mais de um milhão de analfabetos e a taxa 2d no Brasil
Lá, eles ganharão benefícios de assistentes sociais, cuidadores e acompanhamento médico por meio da telemedicina, e poderão fazer isolamento social, impedindo que o vírus se espalhe na comunidade.
O centro tem previsão de duração de 60 dias e pode durar mais 30 dias. Além do condicionamento físico e da assistência social, outros receberão cinco alimentos prontos através de prestadores locais, gerando uma fonte de renda para a comunidade.
Camila Toscano (PSDB), deputada estadual e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Paraaba (ALPB), destacou os 14 anos da Lei Maria da Penha. A parlamentar lembrou ainda o Projeto de Lei 767/2019, de sua paternidade, que institui a “Campanha Púrpura de Agosto” no calendário oficial das ocasiões estaduais com o objetivo de conscientizar sobre a violência doméstica e o círculo de parentes que se opõem às mulheres.
Leia também: ALPB celebra centenário de Celso Furtado com sessão
Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos mostram que o número de casos de violência contra a mulher aumentou 36% graças à 180ª Liga. Neste ano, houve um aumento de 15,6% nas notificações em relação ao ano passado.
Segundo Camila, a cruzada ‘Agosto Lils’ prevista na cessão prevê, no âmbito do Estado de Paraaba, ações de mobilização, conferências, debates, reuniões, folhetos, ocasiões e seminários voltados à divulgação da lei Maria da Penha, estendendo as atividades de agosto ao público em geral.
“Apesar da edição aplicável da legislação que se destaca na proteção da integridade física, ética e mental da Matriz, como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio, sabemos que os crimes de abuso são mais exponencialmente em nosso país”, disse o MP.
Ele também observou sua lei de paternidade 11.732/2020, que estabelece a cobertura social e o combate à violência em tempos de isolamento social, como resultado da pandemia Covid-19, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a lei, as seguintes medidas serão seguidas através da autoridade competente: oferecer às mulheres abusadas que não estejam cobertas por outros programas de emergência ou auxílio, além de mulheres protetoras em emergências, para proporcionar às mulheres abusadas pelo trânsito e emergência uma fonte fundamental de assistência à renda. violência doméstica ou em um círculo familiar.
Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o número de denúncias de violência contra a mulher conquistadas no Canal 180 aumentou esse constante período de isolamento em quase 40%. A pesquisa da série “One Virus and Two Wars” observou que os casos de feminicídio no país têm um aumento de até 5% em relação ao mesmo período consistente de 2019. Nos 20 estados analisados, a média foi de 0,21. com cem mil mulheres. A taxa de homicídios de mulheres em Paraaba é de 0,24, superior à média nacional.
Os operadores de transporte público de Campina Grande evitarão suas atividades, a partir desta terça-feira (4), devido às demissões e crise monetária vividas pelos negócios da cidade desde 2019, incomodadas com a pandemia.
O maior número de passageiros de 100.000 (média consistente com o dia anterior à pandemia) para aproximadamente 15.000 consistente com o dia da pandemia. Após a abertura do comércio, esse número subiu para 33 mil passageiros. Atualmente, 55% da frota é inconsistência em Campina Grande.
“Esperamos encontrar com confiança as respostas através do diálogo, sem perder de vista o interesse público e o atendimento à população”, disse o chefe da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Felix Neto.
Nesta terça-feira (4), às nove horas da manhã, haverá uma assembleia entre o corredor da cidade e as corporações para encontrar uma solução para o impasse.