ASSINE O JORNAL
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) resgatou 88 cobras em julho deste ano em Paraaba. O número é mais que o dobro do registrado no mesmo mês do ano passado, quando as cobras foram resgatadas. Todos os animais já voltaram para a natureza.
Leia também: Marinha alerta para ventos de até 60 km/h na costa da PB
Segundo a Polícia Militar, a última cobra encontrou uma jiboia, por volta das 23h da última sexta-feira (31), na rede S, que fica no bairro roger, próximo ao centro da capital. O animal deu a impressão interna de uma casa, que está localizada em um domínio próximo a uma floresta.
A jiboia (maior espécie de cobra da época do país, Sucuri) é a cobra máxima resgatada do mês, e responde por aproximadamente 90% dos casos. De acordo com o primeiro-ministro, a maioria variou de 1,5 m de comprimento, mas também houve resgate de outras espécies, como a cobra videira, a pista de corrida, entre outras.
“A explicação para o aparecimento de um número gigante de cobras, que ocorre basicamente perto de florestas ou rios e em áreas periféricas, é a falta de habilidade desses animais em sua temperatura de quadro, por isso são chamados de “animais de sangue frio”. Essa condição faz com que as cobras, em períodos de tempo alternando chuva e sol, invadam o ambiente urbano”, disse o primeiro-ministro.
Apesar do número, não houve casos graves de ferimentos ou animais mortos em toda a população, o que é crime.
Há mais de um milhão de pessoas analfabetas. O Estado manteve a taxa de analfabetismo sólida nos últimos 4 anos e, em 2019, registrou o tempo no país, de 16,1%. A taxa de analfabetismo no Brasil passou de 6,8% em 2018 para 6,6% em 2019. Apesar do declínio, que representa cerca de duzentos mil pessoas, o Brasil ainda tem 11 milhões de analfabetos com mais de 15 anos.
O conhecimento foi publicado por meio do presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), na Pesquisa Nacional por Família Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a pesquisa, a taxa paraibana, que em 2018 era a 4ª maior do país,em 2019, só foi menor do que a observada em Alagoas, de 17,1%, além de ter ficado quase 10 pontos percentuais acima da média brasileira (6,6%) e ter sido maior do que a observada na região Nordeste (13,9%). Na comparação com o início da série, em 2016, quando o indicador era de 16,3%, e com o registrado em 2018, de 16,1%, o percentual permaneceu estável.
No ano estudado, havia cerca de 508 mil analfabetos no estado, com maior taxa entre os homens de 19%, enquanto no grupo das mulheres, essa proporção foi de 13,5%. A mesma situação de diferença foi observada em nível nacional, mas em menor grau, com taxa de analfabetismo masculino de 6,9% e 6,3% entre as mulheres.
A pesquisa também indicou que a taxa de analfabetismo é maior entre negros e pardos (18%) (12.2%). A mesma disparidade observada na média nacional, com taxas de 8,9% para a primeira organização e 3,6% para a organização atual, e regional, com proporções de 15% e 10,4%, respectivamente.
Na opinião do presidente do Conselho de Educação da Câmara dos Deputados, a aprovação do Novo Fundeb será um dos melhores amigos vitais para enfrentar esse problema. Ele defende o estabelecimento de movimentos que ensinam, anunciam professores, melhoram o acesso à escola e métodos para combater a evasão escolar.
“Não podemos mais esperar que as coisas aconteçam antes de começarmos a fazer um investimento no que é fundamental, essencial para uma nação. É obrigatório investir no que realmente vai crescer o Brasil, mas vai ter que ser feito agora.” Os números do PNADC mostram que, 4 anos depois, o Paraaba não consegue nem diminuir a quantidade de analfabetos e se isso continuar assim, também não conseguiremos alcançar a meta de 2024 de eliminar esse problema”, disse Pedro Cunha Lima.
A Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel) de Campina Grande firmou parceria com membros da Escola de Mountain Bike e Ciclismo Cidadão para oferecer cursos teóricos e práticos frouxos para jovens e adolescentes de 10 a 16 anos e leitura em escolas da cidade. O objetivo da tarefa é fornecer um novo tipo de recreação e também servir como um celeiro para a divulgação de atletas de longo prazo.
As inscrições estão soltas e podem ser feitas com os organizadores do projeto, Igor Gomes e Sammy Ramos, na pista ao lado do ginásio de esportes O Menino. As aulas serão realizadas três vezes por semana, das cinco às 17h. O circuito onde as ocasiões tomarão posição cumpre todas as normas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). São cinco km em curvas, circuitos individuais (modo motocicleta de montanha), subidas, descidas e obstáculos.
Além do mountain bike, os interessados também poderão praticar pesca esportiva e airsoft (abordagem de jogos de simulação militares modernos, recreativos ou competitivos). Espera-se que cerca de trezentos atletas tenham acesso às aulas.
A Caixa inicia nesta segunda-feira (3) o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de acordo com a Medida Provisória 946/20, para cerca de cinco milhões de nascidos em junho. Nesta etapa, o valor total do orçamento liberado é de 3,2 bilhões de reais.
O retiro visa abordar o estado de calamidade pública identificado pelo governo federal devido à pandemia do novo coronavírus e movimentará cerca de 37,8 bilhões de reais para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores no calendário.
O pagamento do Saque Emergencial do FGTS é feito por meio de créditos em conta poupança social digital, aberta pela Caixa em nome dos trabalhadores. O valor do saque pode chegar a R$1.045, levando em conta a soma dos saldos de todas as contas ativas ou inativas com saldo do FGTS.
O Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Instituto de Polícia Científica (IPC), o quadro culpado pela emissão de documentos gerais (documentos de identidade), na idade de 3 a 6 de agosto, entregará documentos emitidos por meio do órgão, solicitados às Casas da Cidadania e ao Programa Cidadão antes do encerramento devido à pandemia Covid-19. A ação abrangerá 11 municípios: Joo Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Guarabira, Itaporanga, Patos, Pombal, Santa Rita e Sousa.
Leia também: Empresários inovam e aumentam vendas na pandemia
A diretora executiva das Casas da Cidadania, Paula Gabrielly Miranda Franco, informou que a ação terá o objetivo exclusivo de entregar os documentos já solicitados. “Serão atendidos os pedidos de publicação de novos documentos. E o documento só será entregue ao titular, com o protocolo de recepção; ou o usuário legal através dele, mediante apresentação de uma força representativa legal”, disse.
Em todo o estado, aproximadamente 11.000 documentos foram emitidos e não foram retirados. Destes, 6 mil em Joo Pessoa, 2 mil em Campina Grande e 3 mil em outros municípios.
Veja o cronograma de entrega abaixo:
No dia 5, não haverá Joo Pessoa por causa do partido municipal.
Três linhas de ônibus começam com um personagem especial a partir desta segunda-feira (3) em Joo Pessoa. Um deles é o 517 que, além de sua rota original, agora abrangerá os distritos de Bancios e Mangabeira. No turno da tarde, começam a circular as linhas “Tetéu” T01 e T02, partindo após as 22h, para atender os funcionários do setor de alimentação e hospitalidade.
O tráfego de ônibus em Joo Pessoa parou devido à pandemia do novo coronavírus, mas retorna de acordo com os planos de flexibilidade da cidade.
A linha 517 funcionará como uma opção para as linhas circulares 5100 e 1500 e como um reforço em 302. Para isso, terá um novo terminal, em Mangabeira VII, e a Avenida Josefa Taveira e o banco principal, passando pela Universidade Federal de Paraaba (UFPB) e retornando ao dossel original de Castelo Branco e Epit-cio Pessoa. Os ônibus partirão do terminal a cada 25 minutos a partir das 5h30, com a última partida às 17h30.
Também para reduzir o excesso de passageiros nos volantes, ele explicou por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) que as linhas 5100 e 100 começarão a operar com carros articulados nos horários de pico. Isso acontecerá das 6h às 8h e às 15h. às 17h Neste caso, serão permitidos 24 passageiros do estado.
Quem pintar depois também poderá usar o transporte público no caminho de volta para casa a partir de segunda-feira (3). Isso será concebível com a criação das linhas T01 e T02, que cobrirão as principais estradas ao longo do litoral, onde estão localizadas a máxima de bares e restaurantes, e depois se espalharão, levando os passageiros para oeste e sul da cidade.
As linhas partirão do Terminal de Bessa em uma viagem. O primeiro sai do ponto às 22h30. e a hora às 22h45. Eles vão atravessar os bairros do Bessa, Manara, Tambao e Cabo Branco, levar passageiros e depois pegar a Avenida Epit-cio Pessoa. Neste ponto, a linha T01 segue pela Avenida Tito Silva, onde será atendido o domínio sul da capital. Em contrapartida, o T02 segue até a Lagoa e depois para a Avenida Cruz das Armas, para atender os bairros da Zona Oeste.
T002 – PRAIA / ZONA OCIDENTAL
A linha segue sentido do T01 nos bairros da Orla e segue para a zona oeste da Avenida Epit-cio Pessoa:
Maus hábitos alimentares, tabagismo, consumo de álcool, luz solar desprotegida, má higiene bucal e HPV (papilomavírus humano) são pontos de alerta evitáveis para câncer de cabeça e pescoço. Tumores labiais, espaço oco oral, faringe, laringe, oco nasal e tireoide estão incluídos neste câncer.
Leia também: JP lidera ranking de transparência pandêmica
Neste mês, durante a cruzada verde, em julho, para conscientizar sobre esse tipo de câncer, o alerta da doença se torna mais frequente. Mas a população terá que estar atenta aos sintomas durante o ano. Essas são as palavras do Dr. Uiro Coury, cirurgião de cabeça e pescoço e chefe do ramo de cirurgia geral do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh), de Campina Grande.
Coury explica que o diagnóstico precoce faz uma grande diferença no remédio do câncer de cabeça e pescoço. “É essencial aumentar as chances de recuperação, que são mais de 80% quando os remédios estão disponíveis. Emite que a prevenção de tumores de cabeça e pescoço é diretamente semelhante à substituição de hábitos destrutivos, como tabagismo e consumo de álcool, que são pontos de ameaça para esse tipo de câncer Outro fator de ameaça, ignorado pela população, explica o especialista, é a infecção pelo HPV e o sexo oral sem o uso de preservativos.
Com presença ativa nas redes sociais para consultar a população sobre o assunto, o cirurgião especifica os sintomas aos quais outras pessoas prestam atenção: feridas de canker/úlceras/verrugas na boca; bater na rouquidão do pescoço; dificuldade para engolir/respirar e perda de peso de mais de 15 dias relacionados aos fatores acima. Essas informações, segundo o médico, são baseadas em linhas de consulta da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
“Se o indivíduo tiver esses sintomas, procure ajuda médica urgente”, diz Coury. O chefe de cirurgia geral do HUAC ainda lembra que o estabelecimento tem 3 cirurgiões de cabeça e pescoço, mas devido à pandemia, há dois em operação ultimamente. Seguindo as regras desenvolvidas através das agências de fitness e as medidas seguidas no CHU para tratar o coronavírus e, assim, evitar as aglomerações, a Força-Tarefa Verde de Julho não foi realizada este ano. Em ações passadas, “o percentual de instâncias positivas nos esforços conjuntos foi de aproximadamente 10% dos atendidos; alguns deles foram diagnosticados e tratados precocemente”, diz Coury.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) acrescentam a importância de educar outras pessoas sobre o câncer de cabeça e pescoço. Segundo o Inca, esse tipo de câncer é o tempo máximo não incomum em homens no Brasil, com aproximadamente 20 mil casos. Na carga, o câncer bucal é o quarto máximo não incomum em homens do nordeste e o momento máximo não incomum em Paraaba, com 11,88 casos consistentes com 100 mil habitantes.
O Instituto Nacional do Câncer também prevê um acúmulo de casos de câncer de tireoide: de 9.610 casos em 2018 para 13780, de acordo com o triênio 2020-2022. A mistura de tabagismo e consumo de álcool aumenta a ameaça de câncer de cabeça e pescoço em até 20 vezes e a ameaça de câncer bucal em até 30 vezes.
Assista à reportagem do Correio TV:
Ventos de até 60 km/h podem ter sucesso no litoral de Paraaba a partir da manhã de segunda-feira (2). O aviso emitido através do Centro de Hidrografia Marinha (MMC). A notificação é válida até a noite de terça-feira (4) e também atende toda a faixa litorânea entre os estados da Bahia e Rio Grande do Norte.
Leia também: UFPB tem sintomas de ajuda monetária para acadêmicos com crianças
A Marinha aconselha os navegadores a visualizar esses dados antes de navegar na era mencionada no edital. Todos os avisos meteorológicos existentes devem estar no site da Marinha. Os dados meteorológicos também podem ser descobertos na página do Facebook do Serviço Meteorológico Marinho.
Em caso de emergência, os números de toque são: Disque Navegação de Segurança, 0800-281-3071; Salvamar Nordeste, 185; o Capitania dos Portos, 3241-2881.
Outras duas pessoas foram presas na madrugada deste domingo (2), enquanto usavam cerca de 30 quilos de maconha em Joo Pessoa. As drogas estavam escondidas em um veículo, que também foi parado. A ação foi realizada por meio de grupos da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil de Paraaba.
Leia também: Dupla é presa por aplicar golpes em bancos de João Pessoa
De acordo com o policial Bruno Germano, da delegacia de drogas de Joo Pessoa, a explosão ocorreu na BR-230, próximo à delegacia da Polícia Federal na estrada.
O casal e as peças apreendidas foram encaminhados para a delegacia. Os suspeitos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e tráfico. Eles foram enviados para o sistema, onde aguardam uma decisão judicial.