BuzzFeed News Reporter, Brasil
O youtuber de humor Maicon Koster tem sua foto com a do chamado pedófilo na Internet. O erro ocorreu em uma reportagem do “The Sunday Spetacular” na TV Record no domingo (2), e revoltou outros nas redes sociais.
No Twitter, onde a hashtag #RECORDLIXO foi tendência na segunda-feira (3), com processos judiciais e ligações contrárias aos relatórios da emissora.
O tweet teve cerca de 90.000 curtidas e 20.000 comentários.
O locutor se livrou do link para a história. O artigo afirma que o suspeito tinha dois perfis falsos para desenhar em jovens e adolescentes. Em um dos perfis, a foto mostra um dos personagens criados através de Koster. O desafio é que, mesmo dizendo que o perfil é falso, o relatório mostra a foto do youtuber como se fosse o do suspeito.
O personagem criado através de Koster em seus vídeos no YouTube usa uma peruca loira e é “Lorenzo”. Nesta rede social, o YouTuber tem 2,45 milhões de inscritos.
Mostrando os perfis falsos, o repórter afirma: “Na foto [o suspeito] vestido com uma peruca loira”
A emissora excluiu a reportagem da página online e não a descobriu no canal da Record no YouTube.
A estação então enviou um comunicado:
Em reportagem veiculada ontem, 02/08, no domingo, sobre a prisão de um homem acusado de pedofilia no Distrito Federal, foram utilizados vídeos e fotos de perfis falsos, que fazem parte da investigação realizada através da polícia civil local. Infelizmente, há uma falsa impressão ao apontar para o símbolo de um dos perfis como o do pedófilo, quando na verdade ele usava imagens recebidas na Internet. relatório corrigindo as informações. “
No centro da reportagem está Sylas Sousa Silva, 31 anos, que foi preso na semana passada no Maranhão. Ele foi investigado pela Polícia do Distrito Federal, onde foi preso.