O Parque Nacional do Iguaçu foi reaberto para visitação pública nesta terça-feira (4/7), de forma gradual, seguindo protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Fechado em 18 de março, o parque foi reaberto em 10 de junho e fechado novamente dia 30 de junho.
A autorização para operar por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade que administra a unidade de conservação, devido a um convênio com entidades turísticas locais e formalizada por meio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Dados de pesquisa de avaliação de impacto no setor registram 34% de demissões de celetistas e 59% de não celetistas, além de 45% de suspensões de contratos de trabalho, agravando ainda mais a situação das empresas e trabalhadores do turismo, destaca comunicado do Conselho Municipal de Turismo (CMT).
Para a reabertura, o parque substituiu os regulamentos e o horário de funcionamento. Agora está aberto em horário reduzido, de terça a domingo, das nove às 16h. Os visitantes terão medido a temperatura consistente com a frente e serão culpados de manter distância. O uso da máscara será obrigatório em todas as instalações. Os ingressos serão vendidos exclusivamente no site www.cataratasdoiguacu.com.br, com agendamentos prévios do dia e horário. Apenas 350 visitantes serão consistentes com o tempo.
Vídeo da prefeitura de Oslo mostra os pontos turísticos da capital norueguesa