Pátios de alimentos abrem e indústria aumenta horário de funcionamento no Japão

ASSINE O JORNAL

As praças de alimentação dos shoppings de João Pessoa reabrem a partir desta quinta-feira (6). A medida foi anunciada na tarde desta terça-feira (4) pela Prefeitura de João Pessoa e é parte da nova etapa de flexibilização das atividades econômicas na pandemia do coronavírus.

Também houve alterações referentes aos protocolos da quarta etapa do plano, com relação aos restaurantes self-service e no horário de funcionamento de cafeterias e lanchonetes.

As medidas foram anunciadas após reunião com o Sindicato das Empresas de Hotelaria e Alimentação da Capital, além de também terem sido analisados dados sanitários e de ocupação hospitalar.

As praças de alimentação dos shoppings poderão ser reabertas seguindo as mesmas normas e protocolos estabelecidos para os bares e restaurante. Dentre as regras, está a limitação a 50% da capacidade local, distanciamento de 1,5 metro, disponibilização de álcool em gel e a continuidade do uso obrigatório das máscaras. O horário estabelecido é o mesmo de funcionamento dos shoppings.

Também foi feito um ajuste nos horários dos cafés, cafés, etc., para que possam funcionar em horário normal, a partir das 12 horas. Às 20h. e não mais como no passado estabelecido, seguiu os mesmos horários que bares e restaurantes.

Outra substituição está acontecendo em restaurantes que servem refeições de autoatendimento. A partir desta quinta-feira, a presença de um trabalhador do status quo a serviço dos consumidores não será mais obrigatória. Para reduzir as multidões, esses restaurantes terão que ter protetores salivares em buffets, no entanto, os visitantes podem ajudar com luvas descartáveis apresentadas através do status quos.

A loja também terá um cronograma de reposição até o Dia dos Pais neste domingo (9), e possivelmente fechará às 17h. devido à opção de superlotação neste período de compra de presentes. Isso abrirá lojas de varejo na rua das nove da manhã às 17:00.

O comércio de Campina Grande funcionará normalmente nesta quarta-feira, 5 de agosto, dia em que se comemora a fundação da Paraíba e, consequentemente, o aniversário da cidade de João Pessoa.

Por conta da pandemia de coronavírus, o prefeito Romero Rodrigues antecipou o feriado para junho. A medida ocorreu para ‘forçar’ um isolamento mais rígido. O 5 de agosto formou um ‘feriadão’ com Corpus Christi (que neste ano caiu em 11 de junho) e São João (24 de junho). As datas foram celebradas de 1º a 3 de junho.

Antecipando-se ao feriado, o negócio de Campina Grande oferecerá instalações na quarta-feira. O contratante que toma a decisão de abrir sua loja não precisa pagar horas extras aos funcionários.

A comunicação institucional municipal indicou que o serviço público também funcionará no dia 5 de agosto.

O Arcebispo de Paraaba, Dom Manoel Delson, retorna à Catedral de Nossa Senhora das Neves, em Joo Pessoa, nesta quarta-feira, 5, dia da padroeira de Paraaba. Ele dará uma bênção ao símbolo do Santo, da varanda da igreja, às 8h30 Dom Manoel Delson estava em isolamento social desde 19 de março.

A bênção será concedida após a Missa dos Santos Óleos, que merece ter tomado uma posição na Semana Santa e foi adiada devido à pandemia coronavírus. A Missa dos Santos Óleos é a festa de aniversário onde a bênção dos óleos sacramentados toma posição e a renovação dos votos sacerdotais. A presença dos crentes não será permitida para a festa de aniversário.

“Estarei na catedral, com muito cuidado, para celebrar com meus irmãos e abençoar os óleos que serão levados para as paróquias. É vital não esquecer que a pandemia não acabou, teremos que permanecer vigilantes e muito cuidadosos”, disse Delson.

A programação final da Festa das Neves também é um rosário mariano às 15h. e uma procissão até o santuário de M’e Rainha em Bessa para uma missa de carro.

O Clássico Tradição reúne Treze e Botafogo em uma disputa que começou em 1939, numa época que o futebol paraibano dava seus primeiros passos. De lá para cá, Galo e Belo se enfrentaram em rivalidade acirrada. Esse duelo volta a ser atração nesta quarta-feira (5), às 21h30, no estádio Amigão, em Campina Grande.

O novo encontro vale pela fase semifinal do Campeonato Paraibano de 2020. Quem passar, ganha o direito de continuar brigando pelo título. A verdade é que o jogo reserva mais uma vez uma série de ingredientes que aumentam as expectativas dos torcedores dos dois clubes. O Treze tenta uma vitória, mas não é um resultado simples. O Galo tem a necessidade golear com vantagem de três gols para seguir.

Os botafoguenses têm folga, pois venceram o jogo de ida por 2 a 0. O regulamento recomenda que, nesta fase, o primeiro critério para desempate, depois dos dois jogos, é o saldo de gols. Com isso, o Botafogo lidera e pode se classificar mesmo perdendo por um gol. O time da Capital ainda pode decidir a vaga nas cobranças de pênaltis, caso perca por 2 a 0, 3 a 1…

Mas o ataque do Treze não esteve bem no jogo passado. Os números mostram ainda que, ao longo da competição, o Galo produziu pouco na linha de frente. O próprio treinador do time alvinegro, Moacir Júnior, admite a necessidade de mudar este quadro. Nos 11 jogos, o Treze marcou apenas 11 gols, com média de um gol por partida.

A prova de que o ataque alvinegro precisa reagir é que um dos artilheiros do time é o zagueiro Breno Calixto, com dois gols. Os goleadores do Treze, ao longo da competição, são: Rafael Oliveira (2), Breno Calixto (2), Almir (2), Caxito (1), Talles (1), Gilmar (1), Nilson Júnior (1), Jefferson (do Sousa, contra).

Os treinadores, treinadores, jogadores e entusiastas do Galo continuam com um histórico de turbulências, adquiridas pela equipe nas últimas temporadas. Lembre-se do presidente do clube trezeano Walter Junior, que se encaixou na Copa do Brasil, o Treze venceu o Ubra-RS por 5 a 0, após perder por 3 a 0 na primeira partida, tomando o lugar.

O treinador também destacou que na temporada de 2011, o Treze foi derrotado por 4 a 0 pelo Botafogo em Joo Pessoa e controlou para rebobinar o placar na fase de recuo. “Treze sempre demonstrou sua capacidade de remodelar resultados. Estamos em posição de enfrentar um desafio maravilhoso novamente.”

O técnico do Treze, Moacir Júnior, ainda não sabe se poderá contar com o atacante Douglas Lima. O jogador lesionado no último jogo e tornou-se uma dúvida no galo. O Serviço Médico Alvinegro tentou contratar o atleta para a partida. Mas o meia Bruno Mota cumpriu suspensão e pode jogar com a camisa do Treze.

Enquanto isso, o técnico do Botafogo, Mauro Fernandes, tem uma ausência segura. Possivelmente não poderia escalar Rodrigo Andrade. O jogador foi punido com o terceiro cartão amarelo. Para atualizar Rodrigo Andrade, Gabriel será selecionado. Mas Mauro Fernandes ainda não esperou o momento do ajuste para delinear a composição.

O Botafogo ficou de fora quando se trata da disputa do campeonato paraibano nos últimos anos. A equipe de Belo busca chegar ao último nível do festival para aumentar o número de conquistas. Se conseguir se classificar na definição de quarta-feira (5), o Botafogo tentará o quarto campeonato de paralisação, somando as conquistas de 2017, 2018 e 2019.

O senador venezuelano Vital do Régo (PSB) em discurso no Senado aprovou na Câmara dos Deputados a proposta de emenda à Constituição (PEC 26/2020) que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Leia também: MP que altera porto protege trabalhadores, diz Efraim Filho

O ilustre senador esperava seu voto a favor da aprovação do Fundingeb, pois entende a importância excessiva de ampliar o investimento em educação a um longo prazo para o nosso país.

Veneziano apontou duas questões que considera básicas no novo Fundeb. A primeira é que o Fundo se torna permanente e não quer ser renovado; e o tempo é o aumento gradual do percentual da composição do fundo através do governo, de 10% para 23%.

Como membro titular da Comissão de Educação do Senado, o Sr. Veneziano, que em nenhum momento da história não foi estabelecido nenhum país sem investimentos efetivos no setor escolar.

Ele disse que o Fundo é uma história maravilhosa de boa sorte para a escola e os jovens e trará benefícios maravilhosos para o país. Para ele, o voto dos deputados foi uma vitória para o povo brasileiro, especialmente acadêmicos e professores.

“O desaparecimento do Fundeb seria incrivelmente melancólico e os erros e consequências seriam maiores”, disse ele.

No componente de seu discurso, o senador venezuelano destacou a adoção da medida provisória (MP) 986/2020, que transfere os principais pontos para estados e municípios de valores destinados à assistência emergencial ao setor cultural. Segundo Veneziano, o domínio tem sido um dos mais afetados pela nova pandemia coronavírus.

Para Veneziano, relator da consulta no Senado, os cancelamentos de shows e apresentações artísticas, para evitar a superlotação, levaram ao desemprego e à diminuição da renda de milhares de profissionais. Veneziano disse que chamaria o governo de libertação daqueles que o querem.

“Felizmente, ele apoiou através da Casa total. Foram 76 votos a favor da medida provisória. Isso dará ao governo a oportunidade e a oportunidade, pois também vamos cobrar, o mais rápido possível, para desbloquear esses valores: 3 bilhões de reais para estados e municípios”, disse.

Com Edinho Magalhães, especial para o CORREIO em Brasília.

Nas últimas 24 horas, a paraaba contabilizou 1.549 casos adicionais de Covid-19, totalizando 85.760. O número de mortes por infecção pelo novo coronavírus aumentou de 1870 para 1901 entre segunda (3) e terça-feira (4). O conhecimento foi divulgado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com o boletim da SES, mais 38.554 pessoas já se recuperaram da doença. A atualização mais recente indica que 249.543 exames já foram realizados para o diagnóstico de Covid-19 em Paraaba.

Entre os casos apresentados:

Das 31 mortes apresentadas nesta terça-feira (4) pela SES, 12 ocorreram nas últimas 24 horas. As vítimas são 18 homens e treze mulheres, com idades entre 21 e 95 anos. Cinco deles não tinham informado o governo da adequação das comoridades.

A taxa de ocupação de leitos na unidade de adultos, UCI, pediatria e obstetrícia em todo o estado é de 52%. Se o relevo for realizado em leitos de UTI adultos na RMJP, 59% são ocupados. Em Campina Grande, 41% dos leitos adultos na UTI estão ocupados e, no Serto, 59% estão ocupados.

Até o fechamento do caso, a SES não havia atualizado os principais pontos do conhecimento do paciente internado. A página online do Correio soube nesta segunda-feira (3) sobre o número de pacientes internados e o número de pacientes remotos em casa.

No momento (3), a taxa de isolamento social em Paraaba é de apenas 37,7%, considerada baixa em relação à meta de 70% e ao mínimo de 50%.

Os casos confirmados estão distribuídos por 221 dos 223 municípios paraibanos. O número mostra que 99,5% dos municípios paraibanos já registraram pelo menos um caso do novo coronavírus. Apenas as cidades de Ouro Velho e São Domingos não registraram casos confirmados de Covid-19. No último sábado (1º), a SES havia divulgado um caso em São Domingos, mas após verificação, o caso foi atribuído a outro município.

Deslize a seta sobre os gráficos para visualizar os dados.

No gráfico abaixo, o leitor pode arrastar o cursor sobre as cidades no mapa e identificar o número de ocorrências de Covid-19 no município.

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) rejeitou, nesta terça-feira (4), embargo declaratório interposto pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, fixando prazo de 90 dias para a administração apresentar à Corte um plano de regularização, em definitivo, do quadro de profissionais médicos do município.

Leia também: ALPB aprova nome de Genival Matias em escola estadual de Juazeirinho

O julgamento pelo não provimento do embargo de declaração aconteceu após análise de processo extra pauta e mantém, assim, o prazo concedido para tais providências e demais decisões tomadas na sessão do dia 7 de julho. O objetivo das determinações é fazer com que o município consiga finalmente substituir contratações temporárias por vagas preenchidas mediante concurso.

O relator da matéria, conselheiro em exercício Antônio Cláudio Silva Santos, explicou que não existe nenhuma determinação para que a prefeitura promova e conclua, em 90 dias, concurso público para cargos de médicos.

Esclareceu questões sobre defesa, a incapacidade do festival devido a restrições devido à pandemia coronavírus e à proximidade das eleições municipais.

“Não há contradição ou escuridão no julgamento, há uma disposição do município em elaborar um plano e informar ao Tribunal de medidas e movimentos transparentes para resolver um desafio: contratos de transição em detrimento de nomeações por meio de licitações. prazos repetidos, no cadastro (nº 14002/17), “o vereador.

Até o fechamento desta matéria, a reportagem não conseguiu um posicionamento da Prefeitura Municipal de Cabedelo sobre os fatos. As mensagens passadas à assessoria de comunicação não foram respondidas. O Portal Correio disponibiliza o e-mail [email protected] para que qualquer esclarecimento seja publicado posteriormente.

Conteúdo Patrocinado Os efeitos do procedimento de variedade para o semestre de 2020 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão publicados a partir desta terça-feira (04). Para esta edição, foram apresentadas 30 mil vagas nos cursos de graduação, apresentados em mais de 1.300 instituições de ensino superior. A fórmula registrou 107.875 mil inscritos segundo o Ministério da Educação (MEC).

Os moscas pré-selecionados devem concluir as inscrições entre hoje e a próxima quinta-feira (06), até as 23h59, na direção. Aqueles que ainda não decidiram nesse nível serão automaticamente incluídos na lista de espera para concorrer a uma das vagas de investimento. O prazo de convocação é 31 de agosto.

Após a complementação da inscrição no endereço indicado acima, o estudante deve procurar a CPSA da instituição de ensino em que deseja estudar (confira aqui o que é) para validar as informações fornecidas em até cinco dias, contados a partir do dia posterior ao da complementação da inscrição. Após esse processo, o candidato deverá procurar um agente financeiro (banco) para que seja emitido um contrato de assinatura do benefício. 

O financiamento vai para cursos consistentes com a escola, consistentes com instituições de ensino sólido. Para participar, o candidato deve ter uma fonte de renda de até 3 salários mínimos ou até cinco salários mínimos para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

A parte do curso que será financiada pelo Fies só deve ser paga após o estudante concluir a graduação de acordo com o valor das parcelas fixadas em contrato no momento da adesão ao programa junto com o banco. Semestralmente, os beneficiários precisam fazer a renovação do Fies por meio do aditamento, esse procedimento é obrigatório para garantir a continuidade no programa.  

*Com informações do MEC

Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (4) um requerimento que pede ao governador do Estado que adote medidas urgentes em apoio aos profissionais no segmento do transporte escolar, em virtude dos impactos sociais e econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus.

Leia também: ALPB aprova nome de Genival Matias em escola estadual de Juazeirinho

De acordo com o requerimento, deputado Tovar (PSDB), a educação a distância tende a ser prolongada, uma vez que o retorno à escola não é simples, será necessário, além do monitoramento de indicadores epidemiológicos, número de casos, taxa de contágio, ocupação de leitos, bem como movimentos de preparação dentro da escola para permitir que as categorias retornem com segurança.

“A pandemia do novo coronavírus tem afetado diversas áreas profissionais, dentre elas, motoristas e proprietários de veículos que fazem o transporte escolar, tendo em vista a suspensão das aulas presenciais na rede pública e privada”, destacou Tovar.

Para o deputado, é necessário que o poder público volte suas atenções aos trabalhadores desse segmento, em razão de estarem sem qualquer forma de renda no momento. “Por isso, solicitamos que o Estado estabeleça ações concretas que visem minimizar os impactos causados no cotidiano desses profissionais”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *