Pela Redação, com ABr – de Brasília
A baixa umidade do ar registrada na quarta-feira, em 12%, levou o governo do Distrito Federal (GDF) a emitir, via SMS (SMS), um alerta à população, segundo o qual alguns cuidados físicos devem ser dobrados com idosos e crianças. Se o pico de baixa umidade se repetir na quinta-feira, um “estado de emergência” será adotado, disse o GDF, por meio de sua secretaria de segurança pública.
Para obter alertas, basta enviar uma solicitação via SMS para 40199. É que o CEP (CEP) está incluído na mensagem.
Em nota em seu site, o GDF explica que as notas de umidade estão divididas em 3: além do estado de emergência, há um estado de atenção, quando a umidade está entre 30% e 20% por cinco dias; alerta, quando a umidade é inferior a 20% por 3 dias consecutivos.
Todos os anos, entre junho e agosto, a seca atinge Brasília, causando aos seus habitantes.
Lave as mãos e evite levá-las para a boca e nariz.
Tente manter seu corpo bem hidratado. Então beba muita água, mesmo sem sede. Ao comer lanches ou sobremesas, escolha frutas ricas em líquido, como melancia, melão e laranja. Preste atenção especial à hidratação de crianças, idosos e doentes.
Aplique uma solução salina no nariz e nos olhos até secar;
Evite se exercitar ao ar livre entre 10h e 17h.
Use-o para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e antes de dormir.
Use chapéus e óculos escuros para se proteger do sol.
Ele aproveita o vapor produzido através da água do banho para lubrificar as narinas.
Coloque toalhas de chuva, caixas d’água ou sprays nos quartos.
Evite a superlotação e o ar condicionado prolongado dentro de casa ou ar condicionado, pois as membranas mucosas secas aumentam a ameaça de infecções do trato respiratório.
Mantenha sempre o espaço em branco e arejado. O clima seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e poeira em móveis, cortinas e tapetes.
Tente não usar vassouras que coletam poeira onde quer que eles vão. Escolha aspiradores ou panos úmidos.
Ligue os entusiastas do teto no modo “evacuação”, com o ar direcionado para cima. Reduzido, no modo “ventilação”, pó que se mistura no ar.
Queimar lixo ou causar queimaduras por negligência ou desatenção.