INSCREVA-SE NO JORNAL
O ponto de ocupação em Paraaba caiu 4,5 pontos percentuais na época do trimestre deste ano, em comparação com o primeiro, segundo o conhecimento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O indicador, de 44,4% para 39,8%, representa a proporção de outras pessoas contratadas na população geral de mais de 14 anos. O percentual foi ligeiramente superior à média da região (39,4%), mas diminuiu no país (47,9%), todos com queda.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, há um mínimo de 6,2 pontos percentuais no indicador. Também houve alívio na taxa de participação trabalhista, que leva em conta os que foram contratados e os que não foram contratados em busca de trabalho. A proporção de outras pessoas em idade de corrida aumentou de 51,7% no primeiro trimestre deste ano para 45,7% no trimestre do momento.
Segundo a pesquisa, isso aconteceu porque o número de outras pessoas que estavam no mercado de trabalho e, portanto, estavam na força de trabalho, diminuiu para 178 mil outras pessoas, ou -10,8% (de 1656 mil para 1477 mil outras) entre o trimestre de 2020 e o passado. Quando o resultado do trimestre deste momento é do mesmo período de 2019, o alívio é de 206 mil pessoas a mais (12,2%).
Esse alívio na cota da força de trabalho deve-se, por sua vez, ao alívio simultâneo no número total de outras pessoas contratadas e ao número total de não contratados (em busca de trabalho), a fim de anunciar um aumento significativo na cota externa. a força de trabalho. inclui outros que não foram contratados ou que não estavam procurando trabalho. Esse indicador aumentou para 12,3% entre o primeiro e o último trimestre de 2020, de 1,5 milhão de outras pessoas para 1,7 milhão, respectivamente. Na comparação entre o trimestre de 2020 e o trimestre de 2019, o acúmulo de mais 220 mil pessoas (14,3%).
Embora a população desocupada tenha caído no trimestre de 2020, em comparação com o trimestre anterior (-38 mil outras pessoas, ou -16,8%) em relação ao mesmo trimestre do ano passado (-11 mil outras pessoas ou -5,6%). %), a taxa de desemprego estatal de 12,8% no trimestre deste ano, apresentando estabilidade estatística em relação à observada no primeiro trimestre deste ano (13,8%) e no trimestre de 2019 (11,9%), com diferenças de um ponto percentual para baixo e 0,9 pp para cima, respectivamente.
Isso porque a taxa de desemprego é resultado do número de desempregados pelo número total de pessoas na força de trabalho e, como houve forte alívio na força de trabalho, o resultado final tem sido relativa estabilidade. deste indicador.
Em comparação com o número de outras pessoas empregadas, há alívio de outras 140 mil pessoas, o equivalente a 9,8%, no trimestre atual em relação ao trimestre anterior. Diante do atual trimestre de 2019, a queda é ainda mais forte, de 13,1%, com um mínimo de 194 mil funcionários.
As atividades econômicas que registraram os maiores descontos percentuais sobre o total de pessoas contratadas, do primeiro trimestre até o período, foram: a indústria em geral (-18,4%); estrutura (-22,2%); acomodação e bufê (-23,5%); domicílio (-24,4%); (-28,1%).
Também há queda na taxa de informalidade em Paraaba, de 51,3% no primeiro trimestre deste ano para 47,2% no último trimestre. Segundo a PNAD, enquanto na primeira era havia 732 mil pessoas contratadas informalmente em Paraaba, na segunda, 608 mil.
O mesmo cenário observado no cenário nacional, com taxas caindo de 39,9% para 36,9%. No entanto, a analista do estudo Adriana Beringuy explicou que essa queda no acaso não se deve a um ponto mais elevado de formalização do trabalho. “Na verdade, houve uma diminuição no ato de chance, já que eventuais funcionários foram mais afetados pela perda de sua profissão. O declínio na profissão causado por eventuais funcionários”, disse.
O conhecimento mostra que Paraaba teve o maior alívio proporcional no número de outras pessoas contratadas sem contratos formais no setor pessoal, um alívio de 35,2%. O maior total de 222 mil funcionários no primeiro trimestre para 144 mil no trimestre do momento. Entre os com carteiras, a queda é de 13,1%. Além disso, há um alívio de 29,7% entre os empregados domésticos que trabalham sem contrato de trabalho.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) liberou o trânsito no trecho do quilômetro 104 da BR-101, entre Joo Pessoa e Recife, na tarde de sexta-feira (28). O local fechou depois que um caminhão com 40 mil litros de diesel caiu na pista e causou outros acidentes. Veja o vídeo.
Leia também: Um litro de gasolina chega a R$ 4,19 em Joo Pessoa
A empresa proprietária do caminhão que transportava o combustível já foi notificada da virada do destino e apresentará um plano de drenagem de óleo. Foram convocados a filial da chaminé e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Uma equipe do Ibama no local do acidente. Ele descobriu que o caminhão capotou e capotou aproximadamente 20.000 litros de diesel S10. “Houve um vazamento de aproximadamente componente do volume. O produto fluiu para o canal central de drenagem da estrada, com um componente retido ao longo do canal, algum outro componente evaporou e outro veio para formar um córrego”, disse o superintendente estadual. órgão, Arthur Navarro.
O Ibama informou o palco à Cagepa e à Defesa Civil Estadual, que visitaram o local. A PRF também esteve presente; Sudema, que tirou amostras de água do corpo d’água; Bombeiros; e a polícia ambiental do exército.
Segundo Arthur, a empresa culpada do veículo relatou a limpeza e coleta do produto e materiais infectados. “O Ibama desenvolveu um plano de movimentação de tintas e emergências para evitar danos ambientais e continuará monitorando o domínio nos próximos dias”, disse.
O Treze está quase em posição para a montagem de domingo (30), às 20h, quando enfrenta o Ferroviori-CE pelo Campeonato Brasileiro da Série C. O Galo retorna ao Estádio Amigio de Campina Grande, 15 dias após comemorar o nome do campeão paraibano de 2020.
Mas essa festa de aniversário permanece na memória dos torcedores e na história do clube. A tarefa dos jogadores agora é diferente, na valorização de treinadores e jogadores. O projeto do Treze é vencer a primeira partida da competição nacional, na qual acumula duas derrotas em dois ataques.
Para o meio-campista Robson Luiz, o time tem mostrado um futebol inteligente, mas terá que ter cuidado nos jogos. Ele explica que nos últimos dois jogos, o Treze esteve perto de ganhar problemas. No entanto, ele marcou nos últimos minutos, deixando escapar o resultado positivo.
O jogador lembra que, ao contrário do Santa Cruz-PE, o Galo venceu até os 45 minutos do momento e perdeu por 3 a 2, tomando a virada no final do jogo. O evento se repetiu contra o Paysandu-PA, no momento do jogo. O Treze jogou bem, mas marcou um gol aos 35 minutos do último tempo e perdeu por 1 a 0.
Por isso, o conselho do treinador do Galo, Moacir Júnior, é implementar um comportamento de jogo em questão. Você precisa do Treze para vencer na caixa para aproveitar a condição do jogo em casa. Mesmo detectando as qualidades de Ferroviori, ele aposta na prospectiva dos Treze.
Ferroviorio vinha de uma vitória por 4 a 0 sobre o Vila Nova-GO. A equipe é comandada por Marcelo Vilar, que treinou Treze e Botafogo da Paraíba. O goleiro Genivaldo, que defendeu Atlético de Cajazeiras e Botafogo, é conhecido do futebol paranaense.
A delegação do Ferroviorense conta com 22 jogadores: Necolas, Genivaldo, Gabriel Cassimiro, Mathaus, Madson, Tiago Costa, Vito, Willian Machado, Olvio, Tulio, Lucas Hulk, Magno e Diego Lorenzi, Wellington, RatoQue, André Mensalo, Reinaldo, Siloé, Wesley, Willian Lira, Batista e
Conteúdo patrocinado. Mesmo com a distância social imposta através da pandemia Covid-19, vários movimentos voluntários são feitos na internet. Além disso, comemora-se (28) o Dia Nacional do Voluntariado, que expressa o sentimento de amor ao próximo através do ato de solidariedade sem esperar pelo reembolso monetário.
Com a pandemia, que tem tido um efeito negativo na vida de muitas pessoas, como o desemprego, o voluntariado é ainda mais necessário. E essa é uma das razões pelas quais a jornalista Brenda Chérolet continuou a praticar seu gosto por voluntariado. Ele começou a usar seu perfil em uma rede social para oferecer uma porcentagem de tarefas e oferecer avaliações de currículos soltos.
O perfil do Instagram, @bcherolet, criado há duas semanas para percentual de dados sobre oportunidades de tarefas, profissionalização e pensamento visando melhorar a autoestima de quem ainda não descobriu uma tarefa. “No início da pandemia, vi muitas outras pessoas próximas a mim perderem suas tarefas e isso me comoveu. Então comecei a pensar em uma maneira de ajudar a construir a autoestima das outras pessoas. Foi quando pensei em dividir a lição de casa e os cursos que vi na internet”, conta.
E mesmo com pouco tempo criado, o perfil já trouxe feedback positivo para ela, que fica satisfeita quando pode ajudar, e para outros que se beneficiam da recomendação e reclamação dos programas. Quando perguntado o que significa ser voluntário, ele resumiu em uma palavra: comunhão.
“Sou muito sensível ao sofrimento de alguém, não consigo ver um usuário em um cenário complicado que se liga à sua dor e só descansa quando posso ajudar. Então os comentários que tenho do voluntariado são um sentimento muito inteligente de cooperação e amor Geralmente outras pessoas me agradecem dizendo: “Deus te abençoe!”, e eu digo mentalmente: “Se estou aqui fazendo isso, é porque ele já é abençoado”. Só estou sorrindo”, conclui o repórter.
O voluntariado online é ideal para aqueles que têm um regime ocupado e ainda assim eu gostaria de incorporar um compromisso como este em suas vidas diárias. Com isso em mente, destacamos dois sites que estarão oferecendo oportunidades de voluntariado sem sair de casa, no momento que mais produtivo se adequa ao seu regime. Descubra o que é necessário para um voluntário online:
O Campinense encerrou os preparativos da semana, nesta sexta-feira (28), com uma atividade em Renato, em Campina Grande. Com isso, a equipe avermelhada consegue se encaixar diante do Centro de Caruaru-PE. Este ataque marca o início de uma amizade de três jogos para Rasposa.
O campinense em forma de planta acontece neste sábado, 29, às 15 horas, no Estádio Luiz Lacerda, na cidade de Caruaru-PE. O amistoso serve para preparar os dois grupos para a Série D do Campeonato Brasileiro. Raposa e Patativa se enfrentarão na próxima semana em Campina Grande no amistoso.
Mas o representante de Campina Grande ainda tem um terceiro amistoso, de acordo com os detalhes da equipe do clube. O adversário será Jacioba-AL no dia 8 de setembro, às 16h, em Amigio, Em Campina Grande. O time alagoano também está na disputa da Série D.
Para este encontro interestadual, o Campinense conta com várias novidades. Além da nova comissão técnica, que tem o comando de Givanildo Sales, o elenco rubro-negro, tem 12 novos jogadores que poderão fazer estreia com a camisa preta e vermelha.
Sendo assim, o jogo passa a ser o primeiro teste desta nova formação que o Campinense monta na temporada. Esta é a terceira mudança no elenco da Raposa este ano. Nas disputas do Campeonato Paraibano, o clube usou dois times. Um antes da pandemia do coronavírus e outro depois.
As novidades são o goleiro Waldson; o zagueiro Anderson Schmoeller; os laterais Fabinho e Alex Murici; os meias Téssio, Renatinho, Echeverría, Aleff Diego; o volante Neto e Júnior Gaúcho; e o atacante Jobson. Mas o treinador Givanildo ainda não confirmou o time que vai começar o jogo. A delegação do Campinense viaja no dia da partida.
Nas últimas 24 horas, paraaba contou outras 707 ocorrências mostradas de Covid-19, totalizando 104.803. O número de mortes por infecção pelo novo coronavírus aumentou de 2388 para 2404 entre quinta (27) e sexta-feira (28). O conhecimento foi divulgado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Segundo o boletim da SES, outras 74.326 pessoas já se recuperaram da doença. A atualização mais recente indica que 310.713 testes diagnósticos já foram realizados para o Covid-19 em Paraaba.
Entre os casos apresentados:
Das 16 mortes registradas na sexta-feira (28) pela SES, seis ocorreram nas últimas 24 horas. Os pacientes tinham entre 28 e 85 anos, sendo 8 menores de 65 anos. Diabetes era a comoridade máxima não incomum. Nove homens e sete mulheres foram afetados. Três deles não tinham informado o governo de aptidão sobre as comoridades ou não.
A taxa de ocupação de leitos na unidade de terapia intensiva (UTI) adulta é de 33%. Se houver relé nos leitos de UTI adultos na RMJP, 33% estão ocupados. Em Campina Grande, 29% dos leitos adultos na UTI estão ocupados e, no Serto, 37%.
De acordo com o boletim da SES, 153 municípios já registraram pelo menos uma morte por coronavírus desde o início da pandemia. O conhecimento mostra que mais da metade, 68,6%, dos municípios paraenses já contabilizaram os óbitos pela doença.
Desde 14 de agosto, os casos do novo coronavírus foram mostrados distribuídos nos 223 municípios de Paraaba. A última cidade a ter um infectado com o patógeno Ouro Velho, no Cariri, Paraaba.
Deslize a seta sobre os gráficos para visualizar os dados.
Para a inclusão tecnológica, além de tornar o trabalho remoto mais efetivo devido ao período de pandemia, a eurodeputada Pollyanna Dutra disse ao governo estadual que crie uma política pública para o fornecimento de uma “cesta de geração básica” (computador-internet) para todos. estudiosos nas escolas públicas do estado. O projeto de nomeação nº 466/2020, apresentado pelo parlamentar, já foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Paraaba e enviado ao Governo do Estado para apreciação.
Em sua justificativa, o parlamento afirmou que os efeitos econômicos, sociais e fitness da nova pandemia coronavírus atingiram outros em diferentes níveis sociais, mas sobretudo as famílias de baixa renda, que não conseguem adquirir o aparelho obrigatório. para a escolaridade. Longe. “Nossos jovens e adolescentes são o longo prazo do nosso país e os investimentos em sua educação são um olhar matizado para os desejos fundamentais de nossos outros povos”, disse o deputado.
O parlamentar também destacou o triunfo alcançado com a promulgação nesta semana da emenda que ele tornou permanente ao Fundeb. A medida do Congresso Nacional elevou a participação da União no financiamento do ensino fundamental de 10% para 23% e substituiu os recursos alocados entre os entes federados.
Para Dutra, somente com investimentos em educação será imaginável vislumbrar uma longa série de oportunidades em nosso estado e em nosso país. “Vitória para o povo, que merece e quer nosso olhar. É através da política que as histórias podem ser remodeladas e essa proposta está dando um salto na educação do nosso país. No âmbito estadual, continuamos fazendo ainda mais pela nossa escolaridade”, concluiu.