INSCREVA-SE NO JORNAL
O processo de consulta online para escolha do novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi temporariamente suspenso. Segundo noticiou o blog da jornalista Sony Lacerda, há suspeita de fraude na votação. Cerca de 500 estudantes de cursos de extensão do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), em Bananeiras, teriam participado das eleições, mesmo sem autorização legal para tal.
“A IST bloqueou esses estudiosos, com base na opinião do Ministério Público, de mais de 2.000 acadêmicos na expansão do Colégio Agracola Vidal de Negreiros. Acontece que ainda restam cerca de 500. É a geração de superintendência de dados que certificará se a denúncia é aceita. Se comprovada, existe a possibilidade de que a consulta seja nula e sem efeito”, disse o blog do repórter.
Uma ação conjunta entre o Exército e a Polícia Federal resultou na apreensão de quilos de maconha e 30 kg de pasta base de cocaína na noite de sábado (29) no município de Queimadas, a 146 km de Joo Pessoa.
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) foram solicitados a abastecer a Polícia Federal na busca por um veículo de drogas. O veículo foi parado na BR-104, próximo à Delegacia da Polícia Rodoviária Federal.
Além de Paraaba, os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe estão em alerta durante os dois dias.
O juiz federal Manuel Maia de Vasconcelos Neto considerou ilegal a interdição ética no Complexo Hospitalar de Mangabeira (Trauminha), em João Pessoa, e autorizou a reabertura da unidade. A decisão foi proferida em caráter liminar, neste domingo (30), em ação judicial ajuizada pelo Município. Leia o documento na íntegra.
A interdição foi realizada por meio do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) na sexta-feira (28), após uma investigação revelar transtornos na distribuição do prédio, falta de higiene, falta de medicamentos, atraso nas cirurgias de desgaste, escala médica incompleta, entre outras infrações. Neste sábado (29), Trauminha pode não ter mais novos pacientes.
O texto a seguir é o último inédito de Figueiredo Agra (poeta paraibano que falamos na última coluna), segundo Caio Colao Agra, seu filho, que conheci em 1985, em Campina Grande, enquanto estávamos treinando no mesmo local. “Redecouvert” no Facebook em 2017, quando me deu esse presente: o poema de seu pai Array digitou e assinou (de sua própria mão) através do poeta: uma relíquia que compartilho com meu leitor, ao mesmo tempo que agradeço ao meu amigo Caio, que hoje mora em Salvador, bahia, é tão confiante e atencioso.
O poema continua, adicionando as correções da caneta, típicas do original:
Segundo o boletim da SES, outras 75.398 pessoas já se recuperaram da doença. A atualização mais recente indica que 313.283 testes diagnósticos para Covid-19 já foram realizados em Paraaba.
Entre os casos apresentados:
Das 18 mortes registradas no sábado (29) pela SES, sete ocorreram nas últimas 24 horas. Os pacientes tinham entre 29 e 99 anos, sendo sete menores de 65 anos. A hipertensão arterial foi a comoridade máxima não incomum e sete delas não apresentaram fatores de ameaça. Dos locais, 4 ocorreram em hospitais pessoais e os outros 14 em hospitais públicos.
A taxa de ocupação de leitos na unidade de terapia intensiva (UTI) adulta, pediátrica e obstetrícia é de 30%, menos de 33% no dia anterior. Se cortarmos leitos de terapia intensiva para adultos no domínio Metropolitano de Joo Pessoa (RMJP), 31% estão ocupados, também menos de 33% nesta sexta-feira (28). Em Campina Grande, 31% dos leitos adultos na UTI estão ocupados, dois números a mais do que nesta sexta-feira (28), e em Serto, 31%, menos de 37% no dia anterior.
De acordo com o boletim da SES, 154 municípios de Paraaba já registraram pelo menos uma morte por coronavírus desde o início da pandemia, uma localidade a mais do que nesta sexta-feira (28). O conhecimento mostra que 69% dos municípios paraaba já contabilizaram os óbitos pela doença.
Desde 14 de agosto, casos do novo coronavírus foram distribuídos nos 223 municípios de Paraaba. A última cidade a ter um infectado com o patógeno Ouro Velho, no Cariri, Paraaba.
Deslize a seta sobre os gráficos para visualizar os dados.