Com a proposta de exercer profissionais e acadêmicos na caixa de aptidão pública e pessoal ao atendimento à população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MT), por meio do programa Telessaúde, vai organizar uma série de cursos online em Setembro.
Terça-feira (01.09), 14h. (hora local), o primeiro curso de internet do mês está posicionado. Adriana Tavares de Moraes Atty, mestre em aptidão coletiva e tecnóloga da Divisão de Detecção e Apoio Precoce à Organização da Rede (Inca), transmitirá o módulo sobre prevenção e política nacional do câncer.
A próxima convenção da Internet acontecerá na quarta-feira (02.0nine), às nove horas locais, e será sobre “Retirada do item odontológico: como evitar os erros mais comuns”. A questão será conduzida pela cirurgiã de saúde pública, jurídica e odontológica do trabalho Samara Valáncio Melo.
O curso de Internet 3 de setembro acontecerá na quinta-feira (03.09), a partir das 14h. hora local, com a procuradora da 14ª Promotoria da Infância e Juventude de Cuiabá, Dra. Valdenice Silva dos Santos. Ele falará sobre o combate à violência doméstica contra jovens e adolescentes da pandemia Covid-19.
Para Diurianne Caroline Franco, membro do Núcleo de Ciências Técnicas de Telessaúde e Doutora em Ciências Odontológicas, o serviço de tele-educação telessaúde é uma ferramenta resiliente que transpõe barreiras geográficas e temporais.
“Graças às tecnologias de dados e comunicação, substituímos a forma como ensinamos, contribuindo para a qualidade das práticas profissionais, seja no atendimento número um e em outros espaços do Sistema Único de Saúde de Mato Grosso (SUS)”, diz.
Outras aulas na internet
A programação deste mês continua com outros 11 cursos de Internet. São eles: o Sistema de Informação sobre o Câncer (08.09); Judicialização da aptidão (09.09); Enfrentamento da violência doméstica em face da pandemia de idosos através do Covid-19 (10.09); Sinais e sintomas de anos de formação e câncer adolescente com Estados Unidos pelo Cura (15,09); Proteção do paciente na assistência física número um (16,09); Diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil (17,09); Promoção da vida além do Setembro Amarelo (18/09); Panorama dos anos de formação e obesidade adolescente no Brasil (22,09); Bioética: estudos humanos (23,09); Parâmetros e sinais técnicos para rastreamento do câncer do colo do útero (24,09) e regulamentos brasileiros para rastreamento do câncer do colo do útero (29,09).
Os interessados em participar dos cursos podem acessar o canal da Tele Educa MT no YouTube 15 minutos antes do início das respectivas transmissões e se inscrever gratuitamente. Após cada curso, os participantes receberão um certificado equivalente a 2 horas/curso. Ao transmitir os cursos online, os participantes devem registrar sua presença apontando a câmera do celular para o QR code das fotografias usadas para divulgar os encontros.
O calendário mensal completo e muito mais podem ser encontrados em www.telessaude.mt.gov.br