Ainda merecemos ouvir sobre a progressão do EMUI 11 e do HarmonyOS muito em breve: a partir de 10 de setembro. E, desta vez, não estamos falando de boatos: os dados vêm da própria Huawei, que ela publicou em sua página online quando começa a HDC Together, sua conferência de desenvolvedores. A ocasião vai de 10 a 12 de setembro.
Além da EMUI 11 e HarmonyOS, também foram prometidas novidades sobre o HMS Core 5.0, o conjunto de serviços e aplicativos autorais da Huawei. O evento é descrito da seguinte maneira, no site oficial da empresa:
A EMUI 11 vai ser uma nova versão da tradicional customização da Huawei em cima do sistema da Google, sendo feita sobre o Android 11 dessa vez. O sistema deve fazer sua estreia nos próximos celulares topo de linha da fabricante, o Huawei Mate 40 e Mate 40 Pro.
Essa é uma evolução já esperada para as tecnologias da companhia, por isso as atenções estão mais voltadas para o HarmonyOS.
O HarmonyOS é a tentativa da Huawei de ficar menos dependente da Google em seus sistemas, desde que os atritos econômicos e comerciais entre China e EUA começaram a se acirrar. Existem muitos questionamentos em torno do sistema, desde seu funcionamento até em quais aparelhos ele, efetivamente vai ser disponibilizado. Será que veremos o lançamento oficial de algum celular com o HarmonyOS no ocidente? A HDC.Together 2020 deve trazer novidades importantes para responder algumas dessas dúvidas.
João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.