O BuzzFeed News anunciou nesta segunda-feira (31) o fim de suas operações no Brasil.Fundado em 2016, o portal é um componente vital do mercado editorial brasileiro e tem basicamente ajudado a moldar a cultura da Internet no país.
“Em 31 de agosto de 2020, o BuzzFeed News deixou de trabalhar com conteúdo de notícias produzidos no Brasil, em português.Foi o fim de uma aventura de sucesso que começou em maio de 2016.Este ano, a resolução foi tomada para interromper a operação e é um efeito da crise econômica desencadeada pela pandemia global”, escreveu Graciliano Rocha, editor-chefe do site de texto de despedida.
O texto relata que as outras duas franquias do BuzzFeed no Brasil, que ultimamente estão no camarote de entretenimento e gastronomia, estão prosseguindo com as atividades e que o porto inglês também continua com as atividades.
Durante esses quatro anos, o Brasil passou pela Lava Jato, um julgamento político presidencial, um escândalo que trouxe à tona o governo substituto, o de um populista de extrema-direita e, agora, um fato sem precedentes que é o coronavírus.O Brasil ultrapassou a marca infeliz de 121 mil mortos”, diz a editora.
“Será tarefa dos historiadores de longo prazo perceber as consequências desse período antigo.No BuzzFeed News, pudemos contar, da maneira mais produtiva imaginável, todos os episódios que abalaram este país neste momento prodigioso pudemos fazer isso graças a uma equipe de jornalistas de classe mundial”, conclui Rocha na carta.