Cacique Raoni é hospitalizado e covid-19

De acordo com o instituto que leva seu nome, a aptidão do líder indígena é boa, mas a idade inspira cuidados

São Paulo – Ropni Metyktire, mais conhecido como Cacique Raoni, foi internado em um hospital de Sinop (MT) e diagnosticado com covid-19 ‘Sua condição é boa, sem febre, respirando e sem assistência de oxigênio’, relata o Instituto Raoni.

A internação, que ocorreu na sexta-feira (28), ocorre pouco mais de um mês após a soltura do chefe, que trata uma úlcera gástrica.Chefe Kayap tem cerca de 90 anos. A página online do instituto relata que “provavelmente nasceu no início da década de 1930, em uma antiga vila de Meb-ng-kre (Kayap) chamada Kraimopry-yaka, nordeste de Mato Grosso.

O cacique Raoni entrou devido a “alterações no grau de leucócitos sanguíneos e sintomas de pneumonia” e exames no hospital de Dois Pinheiros mostraram covid-19, com presença de anticorpos.”Sua idade inspira atenção e o Cacique Raoni continuará se curando até que esteja totalmente curado”, disse o instituto.

A entidade denuncia que a Covid-19 “se espalhou para TI (terra indígena) Capoto/Jarina, colocando em risco a vida de montes de indígenas”.Em junho, Bekwyjk Metuktire, esposa do cacique Raoni, morreu em 1930.

“Esse vírus aconteceu em nossas aldeias. A história se repete.Durante a época da ditadura (1964-1985), as doenças foram utilizadas como meio de extermínio dos povos indígenas, segundo relatório da Comissão Nacional da Verdade”, disse o advogado Luiz Henrique.Eloy Amado, um ensaio do STF sobre a cobertura dos povos indígenas ameaçados pela pandemia.O representante da Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) falou dos perigos para as comunidades.”Desde a precariedade do sistema de aptidão, até a recusa da assistência.”povos indígenas e falta de respeito pela biodiversidade dos territórios”, argumentou o advogado de origem indígena.

Vídeo divulgado domingo por meio de fotógrafo pede ao governo brasileiro que atue contra invasores ilegais de terras indígenas

O presidente da República do Brasil está ligado à pandemia.Cidades que são o epicentro da doença receberam a mesma quantidade de dinheiro que as cidades do interior

No sul da Bahia foram identificadas 58 fazendas nos territórios das aldeias Patax e Tupinamb, que ainda foram aprovadas.

Advogado André Bezerra destaca denúncias de ‘militarização generalizada’ de territórios indígenas como pretexto para combater a pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *