Cruz fica para medidas de imunização e vacinação
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, nomeou o veterinário Laur-cio Monteiro Cruz como novo diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde.
Cruz será culpado de coordenar medidas de doença transmissível e deverá estar na vanguarda das discussões sobre a estratégia de vacinação Covid-19, entre outras doenças.
O serviço é subordinado à secretaria de vigilância de aptidão, hoje ocupada pelo farmacêutico Arnaldo Medeiros, que havia sido nomeado pelo centro.
A citação publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (31).
Cruz é mestre em medicina veterinária pela Universidade de Brasília e é presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal.
Também trabalhou no conselho de supervisão de aptidão física do DF sobre leishmaniose e se especializou em vigilância física, com foco na leishmaniose visceral em cães.
A nomeação de Cruz foi questionada por meio de uma mensagem nas redes sociais do ex-secretário distrital Wanderson Oliveira.
“Nada que se oponha aos veterinários, no entanto, esse usuário que eles criaram para coordenar o programa nacional de vacinação é um veterinário que não se deleita com a vacinação”, disse.”É lamentável que estejamos testemunhando esse desmantelamento da SVS [secretaria de vigilância em saúde].”
Cruz vai substituir Marcelo Wada, também formado em medicina veterinária, mas com mestrado em preparação coletiva e funcionário do ministério de carreira, cargo que ocupou interinamente. Anteriormente, ocupou o cargo por meio do infectologista Julio Croda, que saiu da pasta por desentendimentos com o governo no início da luta contra a Covid-19.
A Folha perguntou à agência sobre a nomeação, mas ainda obteve uma resposta.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.