31/08/2020 – Aldenes Lima / Governo do Tocantins
De acordo com o conhecimento registrado por meio do Centro De Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Tocantins (Cievs/TO), ao longo dos mais de sete dias, houve alívio nos autos de óbitos relacionados ao Covid-19, apesar do crescente número de casos da doença em todo o mundo.
Publicado nesta segunda-feira, 31, o Boletim Epidemiológico Covid-19 informa que o estado registrou 673 óbitos pelo novo Coronavírus desde o início da pandemia, porém, nos gráficos da Integra S’de Tocantins, observa-se que nos últimos sete dias, entre 24 e 30 de agosto, houve 39 óbitos, inferiores à semana passada. , entre os dias 17 e 23 de agosto, quando foram registradas 67 mortes.
Os prontuários estão disponíveis na página online integra.saude.to.gov.br/covid19 e mostram os óbitos em consonância com o dia da ocorrência e a semana epidemiológica.
“Podemos ver que a média de óbitos aumentou de 10 para 6 óbitos consistentes com o dia, considerando os dois consistentes com os últimos sete dias.Isso obviamente mostra uma desaceleração nas mortes, mesmo com acúmulo ininterrupto nos casos apresentados”, disse Ullannes Passos Ríos, técnico do Sistema Único de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que coordena o sistema Integra.Ele acrescentou ainda que “a população não confunde a lista de óbitos que é postada diariamente nos anúncios como se fossem todos naquele dia, pois há mortes do dia, bem como nos últimos dias que tiveram apenas um resultado laboratorial mostrado ou uma notificação apresentada, de modo que a data de cada um dos óbitos é especificada no boletim informativo , a fim de informar o público.”
Para o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini, a baixa taxa de jurisprudência no estado, ultimamente em 1,32%, é resultado dos movimentos enfáticos do Governo do Tocantins.”Desde o início da pandemia, ampliamos a nascente do leito e estamos em operação para garantir que todos os conjuntos tenham equipamentos de proteção não públicos, insumos, medicamentos, além de profissionais treinados para atuar com um pouco de sorte em cada caso recebido”, disse.
Morrer
Atualmente, o Tocantins possui um total de 50.694 casos. Destes, 32.396 pacientes estão curados, 17.625 pacientes estão em casa ou isolados no hospital e 673 pacientes morreram.
Edição através de Caroline Spricigo
Revisão de texto: Marynne Juliate