Os dados do portal coronavírus deram um passo à frente na pontuação da Paran na avaliação da Transparência Internacional Brasil sobre recrutamento e aquisições emergenciais O Estado manteve seu conceito ideal, abrangendo mais de 80 pontos, desde o início da classificação realizada por meio da entidade civil..
Nesta edição, o Paraná alcançou 89 pontos, superando os 87,3 recebidos na última avaliação, dos quais o número de critérios aumentou.O Estado subiu uma posição para 13 com o 8º placar.
A organização levou em consideração o conhecimento sobre doações e dados sobre medidas socioeconômicas seguidas pelo governo estadual, bem como melhorias.
A transparência dos dados é coordenada por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE), que gerencia o portal da transparência e participa da estrutura coronavirus.pr.gov.br.”Os dados necessários através da sociedade para monitorar os gastos com pandemia estão disponíveis.Momento delicado para todos, o social é fundamental”, disse o controlador-geral, Raul Siqueira.
Segundo o site da Transparência Internacional Brasil, a partir deste mês, “além de adotar critérios mais rigorosos, também estamos acompanhando doações, sistemas de estímulo econômico e medidas de cobertura social”.A maioria das novas necessidades já estão disponíveis no portal do Paraná.
O portal construído para monitorar a pandemia compreende uma grande quantidade de dados que podem ser pesquisados através da população, na aba Governo você tem dados sobre as medidas de saúde, econômicas e sociais seguidas pela administração pública, além daquelas que tinham linhas de crédito.
Na aba Solidariedade você pode informar os cidadãos para participarem de movimentos voluntários e fazer doações para o Estado, na aba Transparência você pode acompanhar as doações recebidas, nesta seção é imaginável acessar os editais semanais da Fazenda Pública e das secretarias de elaboração de planos e estruturação de projetos e finanças.
A Controladoria-Geral da União afirmou que o público tem acesso a todos os dados da administração pública, com exceção dos órgãos previstos em lei.”É direito de cada cidadão saber o que os gestores públicos fazem com os recursos.Essa premissa também é básica para as tabelas de prevenção à corrupção.”
Para o coordenador de transparência e controle social, Matheus Gruber, o acesso é garantido, mesmo que possa ser mais intuitivo para o cidadão comum.”Continuamos fazendo alterações técnicas na interface do usuário.Alguns são procedimentos complexos envolvendo múltiplos sistemas, mas outros transtornos relatados serão resolvidos no curto prazo”, disse.
Gruber citou como exemplo a organização da lei de combate ao Covid-19 e coronavírus, como um dos temas sobre os quais o Paraná perdeu os sentidos.No site do Paraná, leis, decretos e resoluções são categorizadas por tipo, enquanto a Transparência Internacional determina a separação entre o assunto.
Ele afirmou que os ratings produzidos através da Transparáncia Internacional Brasil e do Open Knowledge Brazil são para chamar a atenção para os dados que a empresa considera obrigatórios.”Além do conhecimento mapeado entre as entidades, estamos oferecendo outros dados que consideramos obrigatórios ou de interesse no exercício do controle social”, disse Gruber.
O coronavirus.pr.gov.br é mantido em conjunto com a Secretaria de Comunicação Social e Cultura, a Secretaria de Saúde, e-PR Comunicaao e Celepar, empresa de TI do governo estadual.
Se o cidadão tem dificuldade em localizar o que precisa, pode aplicar individualmente, uma forma de solicitar dados é através do portal da transparência, que possui um domínio expresso para solicitar dados, o outro é através da Ouvidoria estadual (veja contatos abaixo), que também recebe sugestões, reclamações, elogios e reclamações.
0800 041 1113
Whatsapp (41) 3883-4014
Site: www.cge.pr.gov.br
Texto: Agência de Notícias Paran