EXCLUSIVO: Westwing cresce e se reinventa com tecnologia

No início de 2020, Andrés Mutschler tinha metas competitivas para a Westwing, com uma expansão projetada de 40%, no entanto, a base de visitantes da empresa de e-commerce cresceu 400% e a receita quase triplicou com novos modelos de negócios e foco na geração.para atender a tendência de centralidade da casa trazida através de Covid-19.

Com um público predominantemente feminino de elegância A e B, a Westwing trabalha com marcas premium como Le Creuset e Trussardi.Apesar da resiliência no recrutamento de seu público-alvo, a empresa viveu dias convulsionando no início da crise: ao mesmo tempo em que reformulava os meios de distribuição para garantir a continuidade das operações e a proteção dos trabalhadores que não o fizeram.não estavam na sede, as vendas caíram.

LEIA TAMBÉM: Netshow.me tem expansão de mais de 400% do isolamento social

“Notamos algumas coisas assustadoras nos primeiros dez dias da pandemia, com as vendas caindo pelo menos 20%.Começamos a pensar que, se nos desenvolvessemos como previsto, iríamos fazer contratos”, diz o CEO da Westwing Brasil., em entrevista à Forbes.

A situação se inverteu, e só em julho foram expedidas 400 mil peças, 300% a mais que no mesmo mês de 2019, e agora a empresa espera R $ 400 milhões de lucro bruto para este ano, mais de cem por cento em relação a 2019 e bem acima de janeiro. previsão.

Reinvenção

No entanto, para alcançar a previsão positiva existente, várias situações exigentes tiveram que ser resolvidas, incluindo lidar com a reação inicial de muitos fornecedores à pandemia, que interrompeu as operações e demitiu funcionários, o que Mutschler disse ser uma ameaça.para ficar sem produtos: até então, a Westwing vendia peças através de campanhas, procurava esses produtos de fornecedores e os enviava para o cliente final, um estilo ameaçado pela crise de Covid.-19.

“Foi um momento delicado e muito preocupado, que levou a uma série de medidas e também no início da reinvenção da empresa”, explica o CEO.Em meio à incerteza da crise, a empresa entrou em contato com alguns de seus principais fornecedores e se decidiu fazer o inventário dos produtos dessas empresas de remessa.Através de um grupo de trabalho, ele alugou armazéns para armazenar um “grande número” de itens, que foram feitos para tê-los no site.

Siga todo o Forbes Insider no Telegram

O e-commerce continuou buscando outras táticas para suprir os consumidores em meio às exigentes situações logísticas impostas no início da pandemia, onde os pontos de venda podem não abrir ao público e simplesmente entregar.A Westwing então desenvolveu o transporte da loja, um estilo onde a logística é feita a partir de pontos de troca de parceiros.

Segundo Mutschler, essa abordagem de entrega foi criada em 3 semanas através da equipe de geração e, em parceria com a Loggi, a empresa começou a entregar em cidades com frete solto, ao mesmo tempo em que amplia a diversidade de parceiros e categorias para se posicionar como uma marca de estilo de vida.

“Já tínhamos notado que nossas vendas estavam caindo naquela época e imaginamos como seria a vida no verão físico, incapaz de abrir as portas.Então estaremos oferecendo nosso canal para ainda mais categorias”, diz Mutschler.A Westwing, que já havia repetido uma incursão no segmento de estilo de vida com algumas campanhas de vestuário e cosméticos, agora oferecerá desde produtos de treinamento e brinquedos até alimentos e bebidas, com marcas como Ofner, Lindt e Kopenhagen.

“A pandemia acelerou a estratégia [de estilo de vida], à medida que o espaço ocupa metade da vida das pessoas e estamos procurando expandir para esse conceito”, disse o executivo.

Em meio aos ajustes emergenciais surgiu o Westwing Now, plataforma em que os produtos serão entregues até o dia seguinte (no modelo anterior, a empresa demorava quase um mês para entregá-los) e que está nos planos da empresa. desde 2019. Segundo Mutschler, esse canal trouxe mais 25% de expansão no faturamento da empresa, aproveita novos avanços como o frete na loja e atende aos desejos de compra urgentes gerados pela pandemia.

“Temos prazos de entrega para os consumidores que enviam da loja e da Westwing Now, e isso passa por muita tecnologia”, diz o CEO, acrescentando que mais de 55% das vendas vêm de dispositivos celulares, reforçando o propósito de proporcionar comodidade e Editar a experiência do visitante.Além da Loggi, a empresa conta com mais de 20 parceiros de entrega em todo o país e sua própria indústria logística, a Westlog, que está se expandindo para atender à demanda.

A estratégia da Westwing também inclui planos para uma incursão em serviços de decoração, listas de casamento e ocasiões como o chuveiro através do banheiro, que será apresentado nos próximos meses.A empresa também abrirá um quiosque físico em São Paulo para a compra presencial de mantimentos e mescla prazer físico com passeios virtuais através de curadores de produtos.

Oportunidades

De acordo com Mutschler, a própria autofinancie Westwing, com EBITDA positivo e fluxo de dinheiro de 2016.Si um investimento para dar vida aos diversos projetos em andamento não está nos planos imediatos, oportunidades estão sendo discutidas, particularmente para financiar aquisições imagináveis no futuro.:

“Estamos comparando as frentes que vamos lançar, se continuarmos com [patrimônio] ou se buscarmos algum tipo de investimento. Percorremos um caminho biológico, eles nos deram uma geração muito forte no setor doméstico e o trabalho está bem feito, porém, sim existem oportunidades [de aquisição] inteligentes, vamos dar uma olhada nisso “, diz o CEO.

À medida que as oportunidades aumentam, as empresas continuam crescendo, pois desde o final de fevereiro, a força de trabalho ultrapassa 40%, com novas adições basicamente em geração e operações, o que gerou até um gargalo para a equipe de recursos humanos da empresa, que teve que correr para introduzir novos colaboradores.A força de trabalho existente é de mais de 500 funcionários diretos.

A busca pela experiência tecnológica foi um desafio, a Westwing é um empregador mais empolgante do que as opções clássicas: “Temos o mérito de ser uma empresa virtual local com uma cultura de comissionamento e somos capazes de atrair [talentos] mais facilmente do que empresas ao redor do mundo, que não estão tão animadas com essa grande quantidade de tecnologias”. Mutschler disse, lembrando que a empresa também se beneficiou do número de demissões de profissionais de geração que foram registrados no mercado no início da pandemia.

A Westwing avançou na liderança da diversidade (as posições máximas já são preenchidas por mulheres, em todos os espaços) e tem abordado questões como a aptidão intelectual dos trabalhadores com meios virtuais para refletir a interação presencial, bem como desde profissionais de fitness até o atendimento.outras pessoas estão passando por esse período. Uma lenta recuperação paira no horizonte, e a empresa está trabalhando no redesenho de seu local de trabalho físico em São Paulo, bem como na política de longo prazo dos locais de trabalho domésticos.

A empresa precisa construir a representação dos afrodescendentes entre sua oferta, com a venda sem margem de lucro e a promoção de peças produzidas por meio de pequenas corporações e artesãos em sua plataforma e redes sociais, que têm milhões de seguidores.exercer esses fabricantes em questões como estimulação de vendas e marketing virtual.

“Tudo o que aconteceu recentemente [em relação à população negra] levou todos a pensar, auto-criticar e localizar táticas ainda mais eficazes para atuar nesse cronograma – pouco a pouco, nós também cumprimos nossa tarefa”, ressalta o CEO, acrescentando que a empresa busca influenciar socialmente através de suas atividades, com projetos como a coleta de doações para comunidades desfavorecidas por meio de ações judiciais.

Para o próximo ano, Mutschler está empenhado em consolidar o segmento corporativo no estilo de vida com o que ele diz ser o outro lado de Westwing: a narrativa que convida os consumidores a embelezar sua casa e traz uma dose de otimismo em tempos difíceis.expandir ainda mais essa visão e isso significa avançar muito no negócio e alcançar ainda mais outros com o prazer de outros que oferecemos, inspiração, descoberta e beleza.Continuaremos trazendo coisas significativas para a vida de nossos clientes.

Siga a FORBES Brasil nas redes sociais:

Junte-se à Forbes Sa’de Mental no Telegram e faça perguntas.

Baixe o aplicativo da Forbes Brasil na Play Store e App Store.

Também tenha a Forbes no Google News.

As tecnologias têxteis economizam contaminação cruzada e inativam o vírus em minutos […]

Os irmãos Batista abandonaram a escola quando eram adolescentes pelo pai na indústria da carne […]

Exaustão, fofoca e falta de transparência na liderança são sinais de que é hora de buscar uma tarefa […]

A bebida é o destilado de desenvolvimento máximo, atraindo cada vez mais fabricantes […]

A apresentadora Oprah Winfrey é a mulher negra com o valor líquido no global […]

As corporações buscam permitir a possível movimentação no fornecimento de instalações aos consumidores do banco pessoal do banco americano que decidem migrar para o estabelecimento monetário brasileiro […]

O calendário brasileiro de reformas e aptidão fiscal no radar […]

O atraso corporativo das demonstrações monetárias da época e também do ano de 2019 concluído após a localização de distorções contábeis […]

O estilo tem uma estética minimalista e a máxima complexidade de geração entre os carros do fabricante inglês […]

A prorrogação, que vinha sendo discutida pelo governo há algumas semanas, foi mostrada até dezembro pelo presidente […]

O outono é o pico da pandemia coronavírus no país […]

O efeito fiscal, no entanto, promete um benefício para as empresas do […]

A duração das operações é de 18 meses […]

Iniciativas de aceleração, mentoria, investimento e colaboração […]

O diretor de Comunicação da Audi, Cidado Rawicz, falou sobre os lançamentos da marca no Brasil […]

À frente da empresa, um representante está a serviço de corporações como Ambev e Gerdau e pretende afetar mais 1 milhão de pessoas a curto ou longo prazo […]

A lista seleciona 90 jovens excepcionais de outras pessoas com menos de 30 anos em 15 categorias […]

A variedade inclui bebidas preparadas em outras táticas e para todos os gostos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *