Fernando de Noronha reabre para turistas já irritados
Cinco meses após o fechamento do turismo de Fernando de Noronha, devido à pandemia coronavírus, o estado de Pernambuco anunciou na semana passada a lenta reabertura aos visitantes, a partir de 1º de setembro.
“Devido à ameaça de uma nova onda de contágio no arquipélago, a recuperação do setor será feita por etapas. Inicialmente, apenas aqueles que já tiveram o covid-19 poderão aterrar no arquipélago”, disse o município. em uma frase.
O turista deve comprovar que já curou a doença no momento do pagamento do Imposto sobre Conservação Ambiental (TPA), obrigatório na região, em um procedimento completamente “online”.
“O pagamento deve ser feito dentro de 72 horas antes da partida.Como anexo ao regulamento, o turista deve enviar o resultado do exame confirmando que já teve covid-19.Serão aceitos dois tipos de efeitos”:psitivo (sorológico) IgG (Array ..) com menos de 90 dias a partir da data de embarque e RT-PCR positivo (exame de nariz e garganta), com mais de 20 dias a partir da data da expedição.Provas rápidas não serão aceitas”, disse o governo estadual.
Fernando de Noronha fechou os visitantes em 21 de março, e a partir de abril cinco cidadãos do continente também não puderam entrar no arquipélago, cujo retorno só foi permitido em meados de junho.
De acordo com as autoridades locais, Noronha adicionou 93 casos do novo coronavírus até o momento e medidas diretas contra o Covid-19 permitiram que o arquipélago sofresse da doença.
“Iniciamos as flexibilidades da reabertura do turismo de Fernando de Noronha, com responsabilidade, cautela e pressa.Seguindo protocolos que mantêm a aptidão da rede norueguesa e do resto das pessoas pernambucanas que vivem lá.Rush é o inimigo da vida. (…) Os próximos passos serão estudados para que possamos dar novidades mais inteligentes para o resto da população da ilha e para o turismo”, disse o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.
“Noronha é um caso de boa sorte do ponto de vista do Covid-19.Não há uma transmissão de rede na ilha há muito tempo, então temos que aturar isso”, disse o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo…
O arquipélago de Fernando de Noronha pertence ao estado de Pernambuco e é composto por 21 ilhas, cobrindo 26 quilômetros quadrados, a maior delas, também chamada de “Fernando de Noronha”, é a ilha habitada.
O restante é do domínio do Parque Nacional Marinho e é desabitado, podendo ser visitado com licença oficial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Em 2001, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) identificou Fernando de Noronha como um patrimônio vegetal da humanidade por sua importância para a vida marinha.
Ao longo de 2019, Fernando de Noronha conquistou 10.6130 turistas, segundo o conhecimento das autoridades locais; no entanto, o acúmulo de fluxos turísticos preocupa os biólogos, que temem que a preservação do meio ambiente da região seja posta em risco.
O Brasil tem um total de 120.828 mortes e 3.862.311 casos de nova infecção por coronavírus, sendo o país do mundo o maior número de inflamados e mortos, apenas os Estados Unidos da América.
A pandemia covid-19 já matou pelo menos 847.071 outras pessoas e inflamou mais de 25,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, de acordo com um relatório da empresa de notícias francesa AFP.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.