Graças aos armazéns de peixes sepror foram movidos, cursos de treinamento foram organizados e kits de água foram fornecidos
O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), transferiu dois depósitos de peixes, nos municípios de Tabatinga e Santo Antinio do Iao, para a cooperativa de pescadores agrícolas da Região Amazônica (Coopeixe) no fim de semana.
A secretária executiva adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, diz que os armazéns estão fechados há mais de 16 anos, e que essa entrega à Coopeixe ganhará vantagens para os pescadores da fronteira.
“Essa entrega é um passo no Amazonas.O setor número um nunca foi tão valorizado, e então o serviço de fiscalização aprovado pela Agência de Defesa Agropecuária da Amazônia (Adaf), para vender o processamento de peixes para os programas do governo da Amazônia, isso traz economia para o município de Tabatinga”, diz Cutrim.
Santo Antônio do Ia – Na última segunda-feira (31/08), além da movimentação do porão de peixes, foram entregues treze kits de pesquisa de água aos piscicultores que se inscreveram para o chamamento público para ter no site da Sepror.
Também foram oferecidos cursos de capacitação para piscicultores, com foco em “Boas práticas e manejo da piscicultura” e “Boas práticas e manejo de peixes com remoção de lombadas” em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e uma oficina através do Tambaqui Chipagem, certificando mais de 60 pescadores e piscicultores do município.
Tabatinga – Entre os movimentos previstos na comuna no último sábado (29/08), a entrega do caminhão refrigerado à Coopeixe, 15 conjuntos para pesca decorativa, 3 kits de pesquisa de água e 3 rádios amadores, e regulamentos ambientais.
Apoio ao Crédito Rural – Instituto Amazônia para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura e Da Floresta (Idam), por meio do controle da aquicultura e da pesca, atendeu pescadores e piscicultores nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, na época de 24 de agosto, para acesso ao crédito rural.O auxílio subsidiará os projetos desses fabricantes junto à Agência de Desenvolvimento da Amazônia (Afeam).
Para ter acesso, todos os pescadores e piscicultores interessados devem procurar a unidade local do Idam em seu município, com documentos de identidade, provas de apartamento e carteira de pescadores (RGP) e atividade pesqueira.
FOTOS: Emerson Martins