O Brasil é um país continental, e há muita comunicação sobre as dificuldades que os profissionais de marketing enfrentam nos mais variados transtornos semelhantes ao funcionamento das empresas: carga tributária máxima, burocracia, falta de mão-de-obra profissional, a lista continua.
Mas estamos aqui para contar notícias sobre o nosso país: diversos movimentos conjuntos através do governo federal e dos estados, com acesso a muitos municípios, facilitaram a abertura de um negócio no Brasil e rapidamente.
Para você que veio aqui pensando no estado do Rio de Janeiro, então temos informações: o Estado tem uma fórmula online para abrir negócios e tem feito grande parte do prazo para essa ação.
Claro que ter o auxílio de um posto de contabilidade para fazer a sua documentação reduz ainda mais o processo, porque você será atendido por quem o faz, e você conhece o cartão ao contrário.
De qualquer forma, é para saber qual é o procedimento, mesmo que seja para acompanhar o serviço que você contratou – e aqui nós fornecemos um guia completo.
Vale ressaltar que o procedimento que estamos falando aqui não vem com o microempreendedor individual (MEI), que está em outro modelo, ainda mais simplificado.
O procedimento de abertura de empresas no estado do Rio de Janeiro é totalmente digital, por isso também acumulou tempo e reduziu as dificuldades que o empresário pode encontrar ao passar para as agências correspondentes a cada nível de abertura.
Na época do coronavírus, portanto, essa migração do analógico para o online foi essencial para que o serviço não parasse.
É fundamental que cada área do governo receba dados sobre o seu negócio, até porque haverá taxas expressas para a Receita Federal e para as secretarias estaduais e municipais de finanças.
O tempo para abrir negócios no estado é medido em horas, menos de um dia!Considerando que antes disso pode levar mais de 30 dias para obter a documentação, a velocidade está do lado dos contratados.
Além dos ajustes que estão sendo feitos no estado, a cidade do Rio de Janeiro também fez inovações e apresentou recentemente o Rio Mais Fecil Negacios.
Então, se a sede da empresa que pretende abrir é na capital, aproveite essa facilidade, é nesse serviço online onde o corredor da cidade reúne os procedimentos que são de plantão da cidade.
No entanto, a agilidade do procedimento depende muito do usuário culpado da própria ordem, pois se levar mais de um dia para que os dados sejam colocados no sistema, ou mesmo procurando perceber obviamente os passos e sua ordem de desdobramento, não será concebível que seu registro termine dentro do período mínimo.
Por esse motivo, se você tem pressa em abrir seu negócio no estado do Rio de Janeiro e deseja a licença comercial o quanto antes, peça para chamar um contador para acompanhá-lo.
Na verdade, é muito menos difícil chegar a este momento se você fez um plano de negócios com antecedência para aconselhar seus movimentos ao abrir um negócio; há questões vitais antes da efetiva legalização do negócio, como o tipo de negócio mais produtivo.para abrir, que estilo de faturamento procurar, se você pode ter apoio para o Simples Nacional, entre outras coisas.
No Rio de Janeiro, seu pedido começará no Registro Comercial do Estado do Rio de Janeiro, JUCERJA.
Neste serviço, o primeiro conhecimento a ser informado é o município onde sua empresa estará localizada.
A consulta pré-localização é o seu primeiro passo: será derivada através da JUCERJA para a filial do governo municipal.
O objetivo desta consulta é ver se o local onde você planeja montar o seu negócio é apropriado para a atividade que você está considerando.
Tenha em mente que, embora as corporações de serviços máximos possam ser atribuídas a praticamente qualquer propriedade, muitos tipos de indústrias não podem operar em locais que colocam em risco a vida urbana, por isso esta é uma consulta vital e deve ser feita para todos os tipos de negócios.
Cada aldeia define como as empresas podem ser criadas através da Lei de Uso e Uso da Terra (LOUOS), e esta é a regra que será consultada nesta entrada inicial.
Se você está fazendo a documentação para a cidade do Rio de Janeiro, a apresentação do formulário de consulta prévia ao site deve estar no Portal Rio Mais Fecil Negacios.
Durante esta fase de consulta, você também será encaminhado para a avaliação do ramo da chaminé.
Recentemente, esta empresa estatal do Rio de Janeiro também simplificou seu processo, permitindo que os profissionais de marketing se conectem online quando se trata de um negócio de baixo risco.
É por isso que, juntamente com a pré-consulta no local, ele responde a perguntas sobre a criação corporativa para que a avaliação de ameaças do departamento de chaminés seja emitida ao mesmo tempo.
Agora que você sabe que o ativo onde seu negócio vai funcionar tem uma autorização municipal para a atividade econômica que você escolheu, é hora de efetivamente lançar a documentação legal.
Para que o procedimento seja publicado online, há uma série de aceitações na própria fórmula que devem ser marcadas através do candidato aberto: eles aparecem como se você estivesse assinando a documentação pessoalmente.
No feed através da JUCERJA, este momento é chamado de fase de auto-relato.
Tudo isso significa que você se contenta com as situações colocadas em todo o Estado do Rio de Janeiro para a abertura e operação de negócios em seu território.
Com sua aprovação perante a legislação, o registro de conhecimento corporativo será – envolverá usuários e todos os conhecimentos importantes semelhantes ao da empresa a ser aberto.
Para a empresa, a questão é:
É aí que também virão os dados nos documentos não públicos dos membros, que serão:
A partir deste registro é enviado o último pedido de viabilidade, que inclui a consulta para verificar se a ligação que deseja dar à empresa é válida, lembrando que isso não é imaginável para duas corporações com as mesmas chamadas na mesma comuna por motivos de segurança jurídica.
Com aprovações estaduais e municipais, é hora de assinar seu negócio com a Receita Federal.
Atualmente, esse cadastro é feito na página online REDESIM (Rede Nacional de Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Empresas), criada em 2007.
Embora possa aparecer no feed jucerja do site da Coleta Online da Receita Federal, quando você utilizar este link, você será redirecionado para a REDESIM, onde todo o estilo de abertura de negócios está concentrado nacionalmente.
A inscrição no Serviço Tributário da Federação é a do DBE – Documento Básico de Inscrição do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.
Com isso (ou online, neste caso), você receberá a “certidão de nascimento” da sua empresa: o registro do CNPJ.
Podemos dizer que o custo total de abertura é de aproximadamente R$ 1200,00, que varia dependendo das características específicas do seu negócio.
Esse valor inclui o pagamento de preços relacionados à abertura do negócio – Federal, Estadual e Municipal:
Alguns desses valores estão listados na lista de títulos do Registro Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA).
Além disso, se sua empresa foi ativada para o processo simplificado da filial da chaminé, você também terá que pagar um pagamento por esse fator diretamente no processo online.
Ao comunicar sobre valores relacionados à abertura do negócio, não se esqueça que estes são compostos das taxas discutidas, que podemos como custos fiscais, além do desejo de incorporar o capital social em seu negócio (que também evolui de acordo com o tipo de negócio que você cria), além do investimento efetivo para montar a atividade que você pretende realizar , como alugar um quarto ou comprar eletrodomésticos e móveis.
Depois de pagar as taxas e concluir seu procedimento, ainda aprovado, você receberá a licença de operação e seu registro estadual.
O processo de abertura de um negócio pode ser feito através do próprio empreendedor, é obrigatório alugar uma empresa contábil ou um contador – acrescentando no estado do Rio de Janeiro.
Mas tenha em mente que muitas outras pessoas pensam que abrir um negócio que integra com o Simples Nacional tem um processo mais simplificado, como é o caso da tributação para esse tipo de negócio.
Isso não é verdade, pois como você já verificou o processo, mesmo com sistemas automáticos, o usuário ainda tem dificuldades basicamente porque os termos e documentação exigidos são muito rápidos, e o profano do tópico tem dificuldade em seguir todas as etapas.
Além disso, ultimamente existem funções contábeis on-line onde a assistência para o procedimento de abertura é flexível; portanto, a opção mais produtiva é ter assessoria profissional.
Em todos os casos, após a abertura do negócio, a contabilidade (a partir da qual os preços operacionais da empresa virá) deve ser suportada por um contador legalmente qualificado, registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).
É por isso que todas as empresas, com exceção do microempreendedor individual, exigem que um contador culpado seja informado no momento do registro.
Entre as responsabilidades do contador está exatamente nos sistemas de controle das 3 áreas do governo para que as empresas operem de acordo com a legislação vigente, evitando transtornos na cobrança de impostos devidos, uma vez que o contador é legalmente culpado dos dados relatados.
Dica adicional: Você já imaginou 10 anos de prática contábil em poucas semanas?
Conheça um dos melhores sistemas abrangentes do mercado que lhe ensinará tudo o que um contador quer saber no seu dia a dia de contabilidade, como: rotinas fiscais, abertura, modificação e conclusão de negócios, tudo sobre fonte de imposto de renda, ME, Simples Nacional, Lucro Em suma, é presumido, TUDO o que você quer saber para um profissional contábil qualificado.
Se você quer praticar contabilidade, clique aqui e sinta como estar informado sobre tudo isso e ser um verdadeiro profissional contábil.
Fonte: Contabilizei